Como criar o nome da sua empresa sem se arrepender depois

Como criar nome de empresa que seja a cara do seu negócio, legalmente registrável e inesquecível?

A criação do nome de empresa é tão importante que uma má escolha pode causar um prejuízo gigante. Leia esse artigo até o fim e saiba como evitar o desastre da má escolha, como o que ocorreu com a empresa Hotel Urbano.

Aqui você vai aprender algumas dicas de como criar nome de empresa e não se arrepender depois. Mas é aconselhável que contrate um profissional especializado em Naming.

O processo de criar nome de empresa exige o conhecimento de uma técnica de marketing denominada Naming. A técnica segue etapas bem definidas que avançam à medida que a anterior é concluída.

A criação do nome é o início do processo de construção da marca. Eu escrevi sobre isso no artigo Como Construir uma Marca em 5 Passos.

Veja a seguir como criar o nome da sua empresa em 7 passos.

 

Como criar nome de empresa em 7 passos

Se você seguir esses passos, é provável que encontre o nome ideal para sua empresa, mas se você não tem tempo, sugiro contratar um profissional especializado em naming.

  Encontre o diferencial do seu negócio e descubra o perfil do seu consumidor

  Faça uma lista de nomes para sua empresa

  Faça 3 filtragens. Primeira filtragem: análise dos nomes

  Segunda filtragem: pesquisa formal

  Terceira filtragem: pesquisa informal

  Aprove o nome da sua empresa com uma pesquisa com o seu consumidor

  Registre o nome da sua empresa

 

 

Conheça dois projetos que eu criei
de Nome de Empresa e Identidade Visual

criacao-logomarca-empresa-novo-hamburgologotipo-construtora
Criação de Nome e Identidade Visual
Saiba mais ->
Criação de Nome e Identidade Visual
Saiba mais ->

 

 1º  Encontre o diferencial do seu negócio e descubra o perfil do seu consumidor

Lembre-se de que qualidade não é diferencial, é obrigação. Diferencial é aquilo que nenhum concorrente tem. Se você não tem, vai ter que criar um.

O que o seu consumidor espera do seu negócio?

 

 2º  Faça uma lista de nomes para sua empresa

Concluída a etapa nº1 de como criar nome de empresa, avance para a criação de uma lista de nomes. Liste palavras que identifiquem seu diferencial e o perfil do seu cliente.

Por exemplo, se o seu cliente espera atendimento rápido, nada melhor do que uma palavra que transmita velocidade (ZAZ, ZUM, RÁPIDO, SPEED).

Se o perfil do seu cliente é de uma pessoa divertida, alegre e jovem, talvez usar onomatopeias seja uma boa ideia (ZAZ, ZUM, ZAP).

Existe uma técnica para criar nomes de empresas com palavras que não existem, acrônimos, aliteração, entre outras. Eu citei algumas no artigo  Como Criar Lista de Nomes de Empresas

Liste no mínimo dez palavras.

Outras dicas de como criar nome de empresa

 

A SEGUIR: TRÊS FILTRAGENS QUE IRÃO EVITAR O DESASTRE DA ESCOLHA DO NOME RUIM

 

 3º  Primeira filtragem: análise dos nomes

Criar nomes de empresas não depende só da criatividade, depende também de uma análise sonora, visual e do conceito de cada palavra da lista.

Verifique se o nome é pronunciável e fácil de escrever. Tem boa sonoridade é pertinente ao seu negócio, está associado ao seu diferencial?

O nome pode ser interpretado de forma pejorativa?

 

 4º  Segunda filtragem: pesquisa formal

 

Registro do nome da empresa no INPI

Todo nome de empresa precisa ser registrado no INPI, órgão do governo responsável pelo registro de marcas e patentes no Brasil.

Não é obrigatório, mas recomendável. Imagine você com dois anos de empresa, funcionando plenamente, site, material promocional e, um belo dia, você recebe uma notificação de que está sendo processado por uso indevido de um nome empresarial já registrado por outra empresa.

Você tenta se defender na justiça, alega que está registrado na Junta Comercial da sua cidade, mas perde porque o INPI é um órgão federal, está acima da Junta Comercial.

Dinheiro jogado fora!
Registro do nome da marca no INPI.

Registro de domínio

Registrar o domínio com o nome da sua empresa também é importantíssimo. O domínio é seu patrimônio e o site a sua ferramenta de marketing mais poderosa.

Se a sua empresa for atuar só no Brasil, dê preferência pelo .com.br em vez de .com. Quando o seu consumidor faz uma busca de dentro do território brasileiro, o Google vai localizar primeiro os sites .com.br.
Registro do nome do domínio no registroBR

 

 5º  Terceira filtragem: pesquisa informal

Criar nome de empresa requer muita pesquisa no Google. É a busca informal por nomes semelhantes ou iguais aos nomes que você escolheu.

Evite usar nomes semelhantes ao da concorrência. Veja o caso PEIXE URBANO x HOTEL URBANO.

como criar nome de empresa

 

O Peixe Urbano entrou na justiça alegando que o Hotel Urbano usou a palavra “Urbano” para confundir as pessoas e se aproveitar da confusão.

Resultado: o Hotel Urbano perdeu o direito de usar o nome e ainda vai ter que pagar uma indenização.

 

 

EVITE O DESASTRE DA ESCOLHA DO NOME ERRADO

Contrate um profissional especializado em criação de nome empresarial:
contato@bakerdesign.com.br

 

 

 6º  Aprove o nome da sua empresa com uma pesquisa com o seu consumidor

Depois das filtragens, escolha três nomes. Faça uma enquete com prováveis clientes. Anote as observações e escolha o nome definitivo.

 

 7º  Registre o nome da empresa

Essa é a parte que o brasileiro detesta e frequentemente não faz: o registro da marca. Não custa caro. Vai sair caro se alguém copiar a sua marca. Registre! Vale por 10 anos, depois você renova pra mais 10!

Uma DICA que ninguém nunca falou pra você sobre registro da marca: é mais fácil o registro da marca ser deferido se você registrar como MARCA MISTA. Marca Mista é uma modalidade de registro a qual registra-se o logotipo e o nome da empresa.

Mais artigos sobre nomes de empresas:
Criação de nome para clínica
Comece a construir sua marca com um nome de empresa

 Achou complicado? Deixa eu criar 10 nomes para sua empresa! 
 contato@bakerdesign.com.br

Salvar