whatsapp WhatsApp-baker

Identidade Visual para Clínica Médica: mostre a seus pacientes a qualidade da sua clínica através da sua marca

A Identidade Visual para clínica médica vai além de um logotipo bonito.

Precisa transmitir um conceito para que os pacientes identifiquem a especialidade da clínica e seus diferenciais em relação aos seus concorrentes.

O conceito é representado pela cor, pela forma do lettering e do símbolo.

O layout do material de comunicação segue os padrões de cores e letras definidos por um Manual de Identidade Visual.

Antes de começar a saber como se cria uma Identidade Visual para Clínica Médica, vamos saber um pouco mais sobre Identidade Visual.

 

O que é Identidade Visual

Identidade Visual é um conjunto de elementos visuais que identificam visualmente uma empresa, produto, serviço, nome ou ideia. Geralmente a Identidade Visual é representada por um logotipo e símbolo (ícone, muitas vezes também chamado de marca) que será utilizado em toda a comunicação da clínica médica.

Seguem uma normatização de aplicação do uso do logotipo, respeitando cores, família de letras, utilização do logotipo sobre fundos, entre outras formas de aplicá-lo sem comprometer a integridade da marca.

 

O que faz parte da Identidade Visual da Clínica Médica

Todo material de comunicação da clínica onde aparece o logotipo faz parte da Identidade Visual. No entanto, antes de aplicar o logotipo em todo o material de divulgação, são definidos os seguintes materiais gráficos: logotipo, receituário, cartão de visita, folha de ofício, envelopesassinatura de email, resultados de exames.

Outros materiais informativos da clínica médica, como site e folder seguirão os padrões de cores e tipo de letra definidos no Manual de Uso da Marca, também chamado de Manual de Identidade Visual.

A seguir, veja passo a passo como foi o processo criativo para a clínica médica de São Paulo.

 

Como uma Identidade Visual de qualidade atrai mais pacientes

Primeiramente, precisamos definir o que é qualidade na Identidade Visual. Identidade Visual de qualidade possui as seguintes características principais:

  1. Coerência com o serviço da clínica e seu público
  2. Conceito da clínica presente nas cores, na forma do logotipo e símbolo
  3. Tem legibilidade, proporciona boa leitura mesmo quando reduzimos o logotipo para tamanhos muito pequenos
  4. Pregnância. Na psicologia da forma (Gestalt), pregnância é a capacidade que a boa forma tem para atrair o olhar, possuir equilíbrio, facilidade de memorização, perceber o significado da forma e cor com rapidez.
  5. Padronização de todo material promocional e informativo

Essas características de qualidade de Identidade Visual não valem somente para o logotipo, mas também para o ambiente interno da clínica, bem como para folder, site, uniforme da equipe ou qualquer outro material de comunicação.

A qualidade da comunicação transmite, certamente, a qualidade dos serviços e dos profissionais da clínica.

 

Como criar a Identidade Visual para Clínica Médica.

[Exemplo prático de criação de Identidade Visual]

A clínica médica de obstetrícia e medicina chinesa de São Paulo entrou em contato comigo para ajudá-la a construir sua marca.

O processo de construção de marca foi dividido nas seguintes etapas: Criação do Nome da Clínica, Criação de Identidade Visual, Registro de Marca e Material Promocional como Folder.

Veja como foi a criação de nome empresarial para clínica ->

 

Passo a passo da criação do logotipo da identidade visual para clínica médica de São Paulo ViverClin

Para criação de um bom logotipo é necessário termos um briefing com informações completas sobre a empresa e seu público-alvo.

Após de obter informações detalhadas através de um questionário de briefing, inicia-se o processo criativo a seguir:

1 – O Conceito da Clínica Médica

logotipo clínica médica

Fogo, terra, metal, água e madeira são os cinco elementos da medicina tradicional chinesa.

 

2 – A criação da forma do símbolo / logotipo

símbolo clinica médica

O círculo na psicologia da forma (Gestalt) possui alto grau de pregnância.

Pregnância  são qualidades como a boa forma, equilíbrio, alto grau de memorização além de atrair o olhar do observador.

Os cinco elementos representado pelos círculos foram alinhados para formar a letra “V”.

 

3 – O conceito representado na letra “V” de “Viver”

conceito logotipo clinica médica de São Paulo

Para aumentar a sensação de movimento, coloquei os círculos em diferentes tamanhos, ordenados em sequência, do maior para o menor, acompanhando o desenho da letra “V”.

 

4 – Harmonia entre símbolo e logotipo, a criação do lettering

lettering para clinica medica

Escolhi uma fonte de letra legível, resistente a reduções de tamanho. O desenho das letras foi modificado para dar exclusividade ao logotipo.

 

5 – Aplicação das cores na Identidade Visual

Cores identidade visual clinica medica

A cor verde-clara é cítrica, transmite jovialidade. O azul escuro se contrapõe à cor verde.


especialista em marcaQuem é Ronaldo Baker

É proprietário e Gestor de Criatividade em Porto Alegre e São Paulo. Graduado em Desenho Industrial pela UFSM e pós-graduado em Marketing na FGV. Foi Diretor de Arte e de Criação de agências de São Paulo e Rio Grande do Sul. É especialista em criação de marca, Identidade Corporativa e Marketing Digital.

Em 2016 e 2017, foi convidado pelo programa Encontro Com Fátima Bernardes para falar sobre suas ilustrações que emocionaram milhares de pessoas.


Fale direto com ele pelo whatsapp-baker-design WhatsApp 51 9999.4463 ou e-mail [email protected]


Ronaldo Baker

Ronaldo Baker cria nomes para empresas, identidades visuais e marketing digital para todo Brasil. Designer há mais de 30 anos. Especializado em Design, Naming e Marketing Digital. Graduado em Comunicação Visual (UFSM). Pós-graduado em Marketing (FGV). Pós-graduando em Branding (ESPM). Curso de registro de marcas (INPI). É o autor dos artigos deste site, bakerdesign.com.br