Identidade Visual forte: seu negócio conectado com o consumidor

A FORÇA DA IDENTIDADE VISUAL

A identidade visual estabelece um relação emocional entre o negócio e o consumidor

Para criar uma Identidade visual forte é necessário estabelecer uma relação emocional entre o negócio e o público-alvo. Os valores, objetivos e conceito da empresa estão expressos, fundamentalmente, no design, na forma e na cor.

Os dois principais elementos que devem compor a identidade visual da empresa é o logotipo e o site. Eles são a conexão com o consumidor. O primeiro, o logotipo, é o elemento visual que representa a empresa de imediato. Em segundos, o consumidor recebe estímulos visuais que dirão sobre o que é o negócio. O segundo elemento, o site, é a ferramenta de comunicação, a mídia mais poderosa da atualidade. O tipo de letra, a estrutura, vídeos, animações, imagens, cores, juntos devem transmitir o mesmo conceito.

 

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Criação de logotipos impactantes e duradouros

Para criar logotipos fortes, impactantes, que transmitem o conceito da empresa, é importante ter um briefing com palavras-chave que definem o negócio. Essas palavras serão representadas no projeto gráfico, preferencialmente, por uma imagem que conte uma história, uma ação e, ao mesmo tempo, possua algum elemento representativo da empresa.

Veja por exemplo a marca Adega Scantinato. A palavra-chave é “vinho”, a ação é o movimento do vinho sendo derramado, o elemento que representa a empresa é a letra “S” de “Scantinato”.

ADEGA SCANTINATO

identidade visual

 

 

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identidade visual site adega

 


Criação de logotipos duradouros

O design do logotipo deve ser isento de modismos visuais. Houve um tempo que as marcas tinham um ponto vermelho no pingo da letra “I”, um ponto ou quadrado vermelho no meio da letra “A”, letra “O”, da letra “D”, em fim, no alfabeto inteiro. Depois veio a pincelada. As letras dos logotipos e símbolos tinham a textura com as cerdas de um pincel. Mais tarde, veio aquela voltinha, um traço que circundava o logotipo ou símbolo da empresa. Todos ficaram velhos rapidamente.

O tempo mínimo para que a identidade visual de uma marca não fique defasada visualmente – se é que este é o termo correto – deve ser de dez anos. Dez anos é o tempo que dura um registro de marca no INPI.

Abaixo está a criação que eu fiz para a marca VanBelge. Uma marca para durar no mínimo dez anos. Marcas de alimentos caseiros, com receitas tradicionais que lembram os doces da vovó, sobrevivem por décadas quando estas apresentam no seu design formas que remetem ao tradicional.

VANBELGE SOBREMESAS

logotipos duradouros

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vanbelge


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identidade visual cartao de visita

 

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Por que ter uma Identidade Visual forte – Principais vantagens

1) Aumenta a percepção de valor do negócio: o cuidado da empresa com sua identidade visual, logotipo, material gráfico e site é percebido pelo consumidor como negócio de qualidade.

2) Transmite confiança: uma identidade visual com peças de comunicação integradas entre si e com unidade visual (padrão de cores, mesmo tipo de letra em todo projeto gráfico, mesmo estilo visual) mostra ao consumidor o profissionalismo da empresa.

3) Memorização da marca: a repetição dos elementos visuais da Identidade Visual em todo o material de comunicação da empresa aumenta a capacidade de lembrança da marca.

4) Captação de clientes: uma Identidade Visual correta, coerente com o segmento do negócio, que consegue comunicar os valores da empresa, tem mais chances de atrair clientes. No site do Sebrae tem um texto interessante sobre Identidade Visual.

5) Fator decisivo de compra: ter uma Identidade Visual forte pode decidir uma compra. Seja no ponto de venda ou em uma carta comercial enviada por e-mail. O conjunto de elementos visuais contidos na Identidade Visual despertam sensações positivas ou negativas, por isso a qualidade da Identidade Visual não pode ser desprezada.

 

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especialista em marcaRonaldo Baker

É proprietário e Gestor de Criatividade em Porto Alegre e São Paulo. Graduado em Desenho Industrial pela UFSM e pós-graduado em Marketing na FGV. Foi Dir. de Arte e de Criação de agências de São Paulo e Rio Grande do Sul. É especialista em criação de marca, Identidade Corporativa e Marketing Digital

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