Marketing digital para advogados que querem deixar a concorrência para trás

Marketing digital para advogados que querem deixar a concorrência para trás

O Marketing Digital é ideal para advogados que estão iniciando suas carreiras ou abrindo novos escritórios.

É uma poderosa estratégia de marketing, no entanto poucos profissionais do Direito a utilizam.

Uma má notícia para classe, mas uma ótima oportunidade para você, advogado, se destacar entre os milhares (mais de 1 milhão de advogados ativos em 2017, segundo dados da OAB) porque eles ainda não se deram conta da importância do Marketing Digital.

Até a OAB, considerada por muitos excessivamente conservadora em relação ao Marketing Jurídico, reconheceu a importância do Marketing Digital para os escritórios de advocacia.

O novo código de ética flexibiliza o uso de publicidade na internet, como consta no Artigo 46 transcrito abaixo:

“A publicidade veiculada pela internet ou por outros meios eletrônicos deverá observar as diretrizes estabelecidas neste capítulo.

Parágrafo único. A telefonia e a internet podem ser utilizadas como veículo de publicidade, inclusive para o envio de mensagens a destinatários certos, desde que estas não impliquem o oferecimento de serviços ou representem forma de captação de clientela”.

Veja o novo código de ética.

 

Marketing Digital é ideal para advogados que estão consolidando seu nome

Se você ainda não sabe o que é Marketing Digital, eu vou explicar.

Em resumo, Marketing Digital são ações de marketing online, ou seja toda comunicação na internet e meios digitais para promover uma pessoa, produto, serviço ou empresa.

É ideal para advogados autônomos, pequenos e médios escritórios que estão construindo um nome para si ou para seu escritório de advocacia.

Seu custo é baixo e, muitas vezes, você não precisará gastar nada para divulgar seu nome na internet. Saiba mais de como gastar pouco ou quase nada neste artigo “Como Fazer Seu Marketing Jurídico Sem Gastar Quase Nada”

 

Duas estratégias de Marketing Digital para advogados

Duas estratégias para você usar no seu Marketing Digital Jurídico:

  1. links patrocinados
  2. marketing de conteúdo

Ambos são permitidos pelo Código de Ética da OAB.

 

1. Links Patrocinados

São anúncios, posts, vídeos, áudios e textos pagos nas mídias digitais. Muito comuns nas redes sociais como Facebook, Linkedin, Instagram, YouTube, bem como em buscadores como Google, Bing e Yahoo.

Para criar anúncios, as ferramentas mais conhecidas são Google Adwords e FaceAds.

É importante que o investimento com os Links Patrocinados seja constante para que tenha resultados efetivos.

Mas, cuidado! Você pode perder dinheiro se sair fazendo anúncios sem conhecimento do que está fazendo.

Se escolher uma palavra-chave muito requisitada no Google Adwords, por exemplo, você vai pagar bem caro cada vez que clicarem no seu anúncio.

Eu escrevi sobre isso no artigo “Como fazer seu Marketing Jurídico Digital sem gastar quase nada”.

 

2. Marketing de Conteúdo

São conteúdos publicados nas redes sociais, em blogs e sites jurídicos para atingir um público segmentado.

O texto, vídeo, áudio e até mesmo imagens são criados utilizando uma técnica específica para serem encontrados pelos sites de pesquisa como Google, Bing, Yahoo, entre outros.

No Marketing de Conteúdo o texto do seu site aparece nos resultados da busca orgânica do Google.

É aquela parte que aparece depois dos anúncios. Você não precisa pagar nada para aparecer ali.

Veja abaixo a posição nos resultados da busca do Google onde aparece os Links Patrocinados (anúncios AdWords) e o conteúdo de sites:

Anúncios para Marketing Digital para advogados

O conteúdo publicado pela maioria dos advogados são muito técnicos, com linguagem que o público leigo não entende e, sobre tudo, é um texto “muito chato”.

O Google nem consegue encontrar a maioria dos sites de advogados porque as palavras que as pessoas digitam no Google para fazer a busca nem existe em seus conteúdos.

Repare na figura abaixo. Quando eu faço uma busca com a frase “o que muda com a reforma trabalhista“, não aparece nenhum advogado.

Os advogados trabalhistas estão perdendo uma enorme oportunidade para captar clientes.

Google para advogados

 

Suponha que eu sou um empresário. Estou preocupado com a reforma trabalhista e quero saber mais sobre o que mudou, afinal eu tenho muitos funcionários.

Se eu clicar em um link que me leve para o site de um advogado, com conteúdo completo sobre a nova legislação, as chances de eu contratá-lo quando tiver algum problema, serão muito maiores.

No entanto, para aparecer gratuitamente na busca do Google é preciso escrever de forma simples, utilizando palavras que as pessoas digitariam na busca do Google.

Eduque as pessoas e esclareça suas dúvidas como um professor que ensina um aluno que não sabe nada.

 

O que é melhor para meu escritório de advocacia: Links Patrocinados ou Marketing de Conteúdo?

Na verdade, ambos se complementam. Você terá melhores resultados se usar as duas estratégias.

No entanto, dependerá do seu orçamento.

Na estratégia dos Links Patrocinados, você precisa ter um verba para manter uma frequência de exibição dos anúncios. Os resultados costumam ser de curto prazo. Quando você interrompe uma campanha, você praticamente desaparece da internet e os resultados param.

No Marketing de Conteúdo você não precisa gastar nada para aparecer nos resultados da busca orgânica do Google. Se o seu conteúdo estiver bem posicionado nos sites de pesquisa (costuma demorar mais ou menos seis meses, quando seu texto tem os requisitos exigidos pelos buscadores), você estará recebendo gratuitamente visitas no seu site o tempo todo.

No entanto, precisará manter a produção de conteúdo com frequência porque você perderá posições se abandonar seu site.

Não é necessário ter uma verba para o Marketing de Conteúdo, a não ser que você pague para alguém especializado em gerar conteúdo para você.

 

Como começar a divulgar meu escritório de advocacia com o Marketing Digital Jurídico?

A primeira coisa que você precisa fazer para começar a divulgar seus serviços é ter um site ou um blog antes de aplicar as estratégias do Marketing Digital.

Na estratégia do Marketing Digital para advogados o site é o mais importante captador de clientes.

Se você tem uma página no Facebook, ótimo, continue com ela, mas saiba que ela não substitui seu site.

Além da página do Facebook não ser sua (é do Zuckerberg), o Facebook muda as regras do jogo o tempo todo.

Agora que você já sabe da importância do site no Marketing Digital Jurídico, veja abaixo três dicas:

 

1. Site em WordPress

Sugiro um site com plataforma WordPress. Com o WordPress seu site jurídico terá ferramentas de otimização, ou seja, ferramentas que ajudarão você a criar textos com possibilidades maiores de aparecer na primeira página do Google.

Esqueça aqueles sites gratuitos do Wix. São pesados, engessados, o Google tem dificuldade de rastrear o código do site.

O Blogger é outra bomba! Seu domínio fica com o endereço www.seunome.blogspot.com.br. Nada profissional.

Eu posso criar para você um site jurídico em WordPress, se você quiser. Envie um email para contato@bakerdesign.com.br.

 

2. Defina um público para quem você vai escrever

O grande diferencial do Marketing Digital em relação do Marketing Tradicional é que ele é segmentado, isto é, ele atinge um público específico que definimos como persona.

A persona possui características bem próprias.

É preciso descobrir todos os detalhes sobre ela, que livro ela lê, qual carro dirige, quem ela segue no Facebook.

Mas a persona precisa trazer resultados para o seu escritório de advocacia.

Então uma boa dica é escolher um ótimo cliente que você já tem, aquele cliente que paga certinho seus honorários, não reclama, admira seu trabalho, enfim, o cliente ideal.

Ele será o modelo de cliente perfeito, ele será a sua persona.

Comece a escrever o texto como se fosse especificamente para ele. Dessa forma, você vai começar a atrair clientes com o mesmo perfil e tão bons quanto ele.

 

3. Tenha consistência, seja com Links Patrocinados ou  Marketing de Conteúdo

O objetivo das duas estratégias é levar tráfego frequente e de qualidade para seu site. Quando eu digo “qualidade”, me refiro aquele cliente em potencial.

Portanto, ambas estratégias devem ser constantes. Os anúncios precisam ser adequados constantemente e novos conteúdos devem ser criados.

A constância é o grande segredo.

 

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