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Marketing Digital para Advogados é uma estratégia para conseguir clientes para advocacia continuamente

Clientes todos os dias com Marketing Digital para Advogados

Este artigo ensina o básico para iniciar no Marketing Digital para Advogados, mas se você não tem tempo para aprender, contrate meus serviços de Marketing Digital clicando aqui.

O Marketing Digital para advogados é uma poderosa estratégia para captar clientes. No entanto, poucos profissionais do Direito tem uma estratégia de Marketing Digital ou não fazem da forma correta.

Continue lendo e você vai aprender muito sobre Marketing Digital Jurídico em um único texto ou fale comigo pelo WhatsApp:

 

Marketing Digital para Advogados 

Neste artigo você vai aprender

  • Por que o Marketing Digital para advogados é importante.
  • O que é Marketing Digital Jurídico.
  • Duas estratégias de Marketing Digital.
  • Vídeo: Três formas de aparecer na primeira página do Google.
  • Jornada do cliente até a contratação do escritório de advocacia

 

Objetivos deste artigo

  • Ensinar o básico para o advogado iniciante em Marketing Digital, utilizando uma linguagem simples, sem termos técnicos.
  • Mostrar para o advogado como funciona o Google e como aparecer nos resultados da busca.
  • Apresentar um modelo de estratégia de Marketing Digital que atrai clientes para o escritório de advocacia.

 

Por que o Marketing Digital é necessário para a sobrevivência do seu escritório 

Marketing digital para advogado. Por que os advogados precisam investir

*Dados atualizados: o Brasil possui mais de 122 milhões de usuários com acesso à Internet,
de acordo com os dados da União Internacional de Telecomunicações (UIT)

 

Para começar a nossa aula, saiba por que é muito importante você aprender e colocar em prática uma estratégia de Marketing Digital para seu escritório de advocacia.

Segundo dados da OAB, existem mais de 1 milhão de advogados ativos no Brasil. De cada 210 brasileiros, um é advogado.

O artigo do site da Exame Abril sobre o tema Marketing Digital para Advogados, um terço dos clientes dos escritórios de advocacia começam a procurar por um advogado usando recursos online.

Portanto, estar presente na internet de forma estratégica utilizando o Marketing Digital Jurídico é determinante para seu sucesso ou fracasso.

 

Vantagens do Marketing Digital

  • Poucos advogados o utilizam
  • Mais barato que o Marketing tradicional
  • É permitido pela OAB
  • Totalmente mensurável
  • Segmentado
  • Grande alcance

Destacar-se entre milhares significa maiores chances de atrair clientes para seu escritório de advocacia.

Além de ser mais barato do que o Marketing tradicional (folhetos impressos e anúncios em jornal, entre outros da mídia tradicional), o Marketing Digital para advogados é permitido pelo código de ética da OAB.

A OAB reconhece a importância do Marketing Digital para os escritórios de advocacia.

O novo código de ética flexibiliza o uso de publicidade na internet, como consta no Artigo 46 transcrito abaixo:

 

“A publicidade veiculada pela internet ou por outros meios eletrônicos deverá observar as diretrizes estabelecidas neste capítulo.

Parágrafo único. A telefonia e a internet podem ser utilizadas como veículo de publicidade, inclusive para o envio de mensagens a destinatários certos, desde que estas não impliquem o oferecimento de serviços ou representem forma de captação de clientela”.

Veja o novo código de ética.

 

O que é Marketing Digital Jurídico

Marketing Digital Jurídico são ações de marketing online com conteúdo jurídico, ou seja, é toda comunicação na internet e meios digitais com conteúdo jurídico para promover o advogado, escritórios de advocacia e seus serviços.

O Marketing Digital é importante para qualquer advogado, veteranos ou iniciantes. Não importa se o escritório é pequeno ou grande. Seu custo é baixo se compararmos com as mídias tradicionais que não utilizam a internet e, muitas vezes, você não precisará gastar nada para divulgar seu nome na internet. Saiba mais de como gastar pouco ou quase nada neste artigo “Como Fazer Seu Marketing Jurídico Sem Gastar Quase Nada”.

 

Duas Estratégias de Marketing Digital que todo advogado precisa conhecer

Considero duas estratégias de Marketing Digital mais eficazes para os advogados:

  1. Links Patrocinados – com anúncios no Google
  2. Marketing de Conteúdo – com site em WordPress

Veremos agora as duas estratégias que traz mais resultados para meus clientes advogados e a sua relação com o Google.

 

Estratégia 1: Links Patrocinados

Links Patrocinados são anúncios, posts, vídeos, áudios e textos pagos nas mídias digitais.

Muito comuns nas redes sociais como Facebook, Linkedin, Instagram, YouTube, bem como em buscadores como Google, Bing e Yahoo.

Três são as plataformas de anúncios mais utilizadas:

1) Google Ads

2) Facebook Ads

3) Linkedin

 

Veremos a seguir a plataforma de anúncios que atrai clientes “quentes”, ou seja, clientes que estão procurando por escritórios de advocacia e advogados especializados, o Google Ads.

 

Google Ads – clientes procurando por advogados e escritórios de advocacia

É inquestionável que a busca do Google é, de longe, o site de busca mais utilizado quando precisamos encontrar um advogado.

 

Anúncios na pesquisa do Google

O Google Ads são aqueles anúncios do Google que aparecem nos primeiros resultados da pesquisa, no Youtube, no Gmail, blogs e entre outros parceiros do Google.

Os anúncios do Google que não necessitam de um orçamento muito alto e são muito eficazes são aqueles que aparecem na pesquisa do Google.

 

Onde aparecem os anúncios na pesquisa do Google

Eu fiz um vídeo que explica na prática como os anúncios de advogados aparecem no Google.

Assista ao vídeo:

 

Quando eu digito no Google “o que muda com a reforma trabalhista”, por exemplo, aparecem dois grupos de respostas: anúncios pagos e o resumo de conteúdos de sites (busca orgânica)

 

Anúncios para Marketing Digital para advogados
Grupo 1: Anúncios pagos

O primeiro grupo são anúncios pagos (Google Ads, links patrocinados do Google).

Mostram anúncios de escritórios de advocacia de Porto Alegre que compraram a palavra-chave “reforma trabalhista” e escolheram a região de Porto Alegre para captar clientes, já que estão localizados nessa região. Os anúncios são links para o site do escritório que espera converter a visita em clientes.

É importante que o investimento com os anúncios do Google seja constante para que tenha resultados efetivos. Mas, cuidado! Você pode perder dinheiro se fizer anúncios sem conhecimento em Google Ads. Nós criamos campanhas profissionais com anúncios no Google. Veja neste artigo Marketing no Google.

 

Grupo 2: Resumo de Conteúdo dos Sites (grátis)

No segundo grupo de resultados, também chamado de Busca Orgânica, estão os resumos sobre o conteúdo de sites de advocacia.

Provavelmente são escritórios de Porto Alegre que estão usando o Marketing de Conteúdo como estratégia. Neste grupo não há anúncios pagos. Eu explico melhor sobre este grupo na aula abaixo sobre Marketing de Conteúdo.

 

Estratégia 2: Marketing de Conteúdo

Marketing de Conteúdo é uma estratégia que utiliza os conteúdos publicados nas redes sociais, em blogs e sites jurídicos para atingir um público segmentado.

A chave do sucesso do Marketing de Conteúdo está no conteúdo relevante e de qualidade criado para seu público-alvo.

Para que isso ocorra, você precisará de um site que utiliza o sistema WordPress, considerado o melhor para o Marketing de Conteúdo.

Vou falar sobre isso mais adiante.

 

Site X Redes Sociais

No auge do Facebook, questionou-se a importância em ter um site, já que as páginas e perfis eram mais acessados que os sites dos escritórios de advocacia. A facilidade em abrir uma conta no Facebook, alterar seu conteúdo, além de ser de graça, tornou a rede social obrigatória e muitos escritórios praticamente abandonaram seus sites.

Em 2014,  o alcance das postagens despencou para menos de 6%. O Facebook começou a privilegiar os anúncios pagos e as publicações turbinadas. Os sites voltaram a ganhar força e atualmente é considerado a ferramenta do Marketing de Conteúdo mais poderosa.

Ter um conta profissional do escritório no Facebook, Instagram e Linkedin continua ser importante, mas não abordaremos este assunto aqui.

 

Site em WordPress para advogados

WordPress é uma plataforma de site editável. Com esta plataforma, você mesmo cria páginas, altera textos, publica vídeos, áudios e imagens.

No WordPress é possível instalar plugins que ajudam você a criar textos otimizados para aparecerem na busca do Google. O Yoast SEO é uma dessas ferramentas. Para aparecer na primeira página dos resultados da busca, seu texto tem que ter um número “x” de palavras, o título entre 50 a 60 caracteres, palavras-chave, etc.

O YoastSEO vai dizer se o seu texto está OK, se tem o número correto de palavras, entre outras características obrigatórias para conquistar as primeiras posições do Google. Veja abaixo uma parte da interface do YoastSEO que utilizei na criação do texto desta página:

Note que é possível criar um texto de como vai aparecer na busca orgânica do Google.

No caso, usei uma frase-chave “MARKETING DIGITAL PARA ADVOGADOS” e repeti no título “Marketing Digital para Advogados: mais clientes para você”. O YoastSEO sinaliza com um botão verde para mostrar que está correto.

 

O Marketing de Conteúdo é uma estratégia de Marketing Digital pouco utilizada pelos advogados

Repare na figura abaixo. Quando eu faço uma busca com a frase “o que muda com a reforma trabalhista”, não aparece nenhum advogado no resultado da busca orgânica.

Os advogados trabalhistas estão perdendo uma enorme oportunidade para captar clientes, sem precisar fazer anúncio, porque não aparecem nos resultados da busca orgânica.

Google para advogados

 

Como aparecer na busca orgânica

No vídeo, que eu publiquei mais acima, eu explico que a busca orgânica é gratuita. O Google mostra um resumo do seu site sem cobrar nada de você.

Seu site vai aparecer na busca orgânica de duas formas: um resumo do seu melhor artigo e no mapa do Google (Google Meu Negócio). Se o texto do seu artigo for de qualidade e seguir os requisitos do Google, você estará na primeira página em oito meses, um ano ou mais.

Se você se inscrever no Google Meu Negócio, você aparecerá em um mês, talvez menos.

Como aparecer no Google

 

Links Patrocinados X Marketing de Conteúdo? Faça os dois

Links Patrocinados e Marketing de Conteúdo se complementam. Você terá melhores resultados se usar as duas estratégias.

A primeira, links patrocinados, preferencialmente anúncios Google Ads, é impulsionada pela compra de palavras-chave relacionadas à advocacia.

Os anúncios aparecem no topo da página no Google imediatamente após o pagamento e se mantém lá enquanto houver saldo para exibi-los.

Se você, por algum motivo, pausar a campanha seu anúncio será retirado e seu escritório desaparecerá dos resultados da busca do Google a não ser que você tenha investido seu tempo com o Marketing de Conteúdo.

Graças ao seu investimento de tempo criando conteúdo jurídico para seu site, ele estará nas primeiras posições do Google e ficará lá por algum tempo, desde que você mantenha a página sempre atualizada e mais relevante que a página do concorrente.

Portanto, as duas estratégias são importantes na captação de clientes para seu escritório utilizando o Marketing Digital.

 

 

A jornada do cliente até a contratação do escritório de Advocacia [PASSO A PASSO]

Já vimos as duas estratégias do Marketing Digital para atrair clientes para seu site: Links Patrocinados e Marketing de Conteúdo. No entanto, para que a contratação dos seus serviços seja efetivada, o visitante atraído pelas estratégias mencionadas precisa percorrer um caminho até tornar-se seu cliente.

Veja abaixo o infográfico que explica como é a jornada do cliente utilizando o Google Ads como estratégia:

Como conseguir clientes na advocacia com o Marketing Digital

A conquista por clientes na advocacia é um processo de venda como qualquer outro serviço. A diferença está em como conversar com o público-alvo do seu escritório.

 

Passo 1 – O Prospect

Note no infográfico que tudo começa com seu prospect (1) procurando por um advogado no Google. Ele possui o que chamamos no Marketing Digital de “dor”. A “dor” é aquilo que ele necessita para resolver um problema.

Suponha que ele precise com urgência de um advogado que atue em advocacia criminal (digamos que seja sua especialidade). A “dor”, nesse caso, é a urgência em contatar um advogado criminalista para resolver seu problema.

 

Passo 2 – Prospect procura por um advogado criminalista no Google

Todo mudo procura resolver problemas buscando respostas no Google.

Com a estratégia a de Marketing Digital, você estará preparado, esperando por ele, com anúncios no Google (2).

Título e texto do seu anúncio terão as mesmas palavras que ele digitou na busca do Google, palavras que você comprou quando criou a campanha de anúncios.

Como por exemplo: “advogado criminalista”, “advogado especializado em direito criminal”, entre outras palavras relacionadas.

 

Passo 3 – Prospect clica no anúncio e vai para seu site

Ele clica no anúncio que o levará até seu site (3), onde há uma página preparada para ele (landing page), com título, texto, imagens, formulário de contato e botão para seu WhatsApp (4).

Esta página do site, a landing page, precisa ter um conteúdo relevante que satisfaça as necessidades do seu prospect, ou seja, contatar um advogado criminalista, confiável, discreto, com conhecimento.

Portanto, a landing page precisará combater todas as objeções do seu prospect e você terá que provar sua autoridade na sua área de atuação.

 

Passo 4 – Prospect entra em contato com você pelo WHATSAPP

Você provou para o visitante do seu site que você irá resolver o problema.

Agora ele está pronto para clicar no botão de contato pelo WhatsApp, número de telefone e formulário de contato.

Quando ele entrar em contato, você estará muito próximo de convertê-lo em cliente (5) porque ele está, como chamamos em marketing digital, “aquecido”.

 

Passo 5 – Prospect agora é seu cliente

Certamente com sua habilidade de persuasão e seus conhecimentos advocatícios, seu cliente já aquecido se tornará seu cliente.

 

Você não converteu o Prospect em cliente. E agora?

Construa uma lista de prospect

Mesmo que neste primeiro contato você não converta seu prospect em cliente, não significa que isso não ocorrerá mais tarde.

Até o final da jornada, você terá capturado o email, número de celular e o WhatsApp do seu prospect.

Crie uma lista de emails e WhatsApp dos seus prospects.

 

Mantenha contato com seu prospect

É aqui que entra o material de apoio de Marketing Digital: uma apresentação em PDF do seu escritório.

A Apresentação em PDF é um arquivo leve que pode ser aberto nos smartphones e emails dos contatos da sua lista.

Nas apresentações em PDF há links para seu site e até para seu WhatsApp, aumentando as chances dele entrar em contato novamente com você.

 

Faça o curso completo de Marketing Digital para Advogados para ter clientes todos os dias

Você viu neste artigo como aparecer no topo da primeira página do Google e como é a jornada do cliente até ele entrar em contato com você. Agora, veja na prática assistindo aulas em vídeos criados por profissionais de Marketing Digital Jurídico matriculando-se no Curso de Marketing Jurídico para Advogados –>

 

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Curso


Ronaldo Baker reside em Porto Alegre.
É especialista  em Construção de Marca e Marketing Digital.
Atende advogados e escritórios de advocacia de todo Brasil.


 

Ronaldo Baker

Ronaldo Baker cria nomes para empresas, identidades visuais e marketing digital para todo Brasil. Designer há mais de 30 anos. Especializado em Design, Naming e Marketing Digital. Graduado em Comunicação Visual (UFSM). Pós-graduado em Marketing (FGV). Pós-graduando em Branding (ESPM). Curso de registro de marcas (INPI). É o autor dos artigos deste site, bakerdesign.com.br