Marketing Jurídico – estratégia para seu novo escritório de advocacia

Marketing Jurídico – estratégia para seu novo escritório de advocacia

O Marketing Jurídico é fundamental para captar clientes e construir credibilidade, principalmente para você que está abrindo um escritório de advocacia.

Há um certo preconceito dos advogados que estão exercendo a profissão há mais tempo sobre o marketing jurídico, principalmente a respeito do marketing digital para advogados.

 

Marketing jurídico: o que pode e o que não pode segundo o novo Código de Ética da OAB

Muitos temem infringir o Código de Ética da OAB que impõe restrições e limites, no entanto foi modernizado em 2016. Baixe o novo Código de Ética da OAB 2016 , aprovado em 2015.

Entre as inovações, em relação ao Marketing Jurídico, está a permissão de publicidade dos serviços dos advogados por meios eletrônicos, como redes sociais, “com caráter meramente informativo, e deve primar pela discrição e sobriedade”, sem tentativa de captação de clientela.

Veja abaixo o que é vetado na comunicação para divulgar o escritório de advocacia:

CAPÍTULO VIII DA PUBLICIDADE PROFISSIONAL
Art. 39.

A publicidade profissional do advogado tem caráter meramente informativo e deve primar pela discrição e sobriedade, não podendo configurar captação de clientela
ou mercantilização da profissão.

Art. 40.

Os meios utilizados para a publicidade profissional hão de ser compatíveis com a diretriz estabelecida no artigo anterior, sendo vedados:
I – a veiculação da publicidade por meio de rádio, cinema e televisão;

II – o uso de outdoors, painéis luminosos ou formas assemelhadas de publicidade;

III – as inscrições em muros, paredes, veículos, elevadores ou em qualquer espaço público;

IV – a divulgação de serviços de advocacia juntamente com a de outras atividades ou a indicação de vínculos entre uns e outras;

V – o fornecimento de dados de contato, como endereço e telefone, em colunas ou artigos literários, culturais, acadêmicos ou jurídicos, publicados na imprensa, bem assim quando de eventual participação em programas de rádio ou televisão, ou em veiculação de matérias pela internet, sendo permitida a referência a e-mail;

VI – a utilização de mala direta, a distribuição de panfletos ou formas assemelhadas de publicidade, com o intuito de captação de clientela.

PARAGRAFO ÚNICO. Exclusivamente para fins de identificação dos escritórios de advocacia, é permitida a utilização de placas, painéis luminosos e inscrições em suas fachadas, desde que respeitadas as diretrizes previstas no artigo 39

Dúvidas sobre a permissão do uso de FOLDER no Marketing Jurídico

Meus clientes advogados têm muitas dúvidas sobre a permissão do uso de FOLDER para apresentar suas atividades.

O artigo 40, parágrafo VI, veta: “VI – a utilização de mala direta, a distribuição de panfletos ou formas assemelhadas de publicidade, com o intuito de captação de clientela.”

No entanto, FOLDER não é uma mala direta. A mala direta é um impresso publicitário enviado pelo correio enquanto o FOLDER deve ser informativo e deve ser entregue em mãos, não enviado pelo correio.

O Código de Ética da OAB veta a distribuição de panfletos. O FOLDER não tem nada a ver com panfleto, se quer se assemelha. Panfleto é uma peça gráfica de varejo ou política, distribuída em massa nas ruas e pontos de venda. FOLDER é um peça institucional que informará, de forma discreta, as atividades do escritório. Não será distribuído de forma discriminada para captação de clientela.

 

4 passos para construir o Marketing Jurídico para seu escritório

É fato que a nova geração de advogados está muito mais agressiva na divulgação e, se você não fizer nada, você vai ficar para trás.

Divulgar suas qualidades e diferenciais como advogado, bem como suas principais atividades, será decisivo para o sucesso da sua carreira no direito. Não há como escapar: o marketing jurídico é a a forma mais eficaz para divulgar suas atividades.

Abaixo eu apresento 4 passos básicos para construir seu Marketing Jurídico:

1. Identidade Visual Diferenciada

2. Criação de Site Especializado para Advogados

3. Folder de Apresentação do Escritório de Advocacia

4. Presença na Internet

marketin juridico

1. Identidade Visual Diferenciada

A Identidade Visual dos escritórios de advocacia é muitas vezes negligenciada pelos profissionais de direito. Com o surgimento cada vez maior de novas faculdades de Direito e a crescente veiculação na mídia de escritórios de advocacia, é crucial a necessidade de destacar-se entre tantos profissionais.

marketing juridico logotipo advogados

A criação de uma Identidade Visual pertinente aos valores e a missão do escritório é uma das principais etapas para criar uma marca forte e de destaque entre milhares de outros profissionais.

O marketing de marca é uma estratégia importante para criar uma identidade e divulgar as qualidades do profissional do direito.

Segundo o autor do livro “Para Advogados: Organização, Administração e Marketing”, Artur Oscar Scheunemann, diz que “…antes de mais nada, o advogado deve conscientizar-se de que o seu nome, para efeito comercial, é uma marca. Logo, o advogado tem que promover a sua marca. Todos os advogados prestam serviços jurídicos. No entanto, o que os distingue uns dos outros é o nome (a marca)”.

Com quase 20 anos de expertise em marketing para advogados, desenvolvi uma estratégia que segue as diretrizes exigidas pelo Código de Ética e Disciplina da OAB, sempre divulgando os serviços com seriedade, discrição e moderação.

Para construirmos uma Identidade para o escritório de advocacia, devemos ir além da Identidade Visual.

 

identidade visual escritorio de advocacia logotipo

marketin juridico cartão de visita

Criação de Identidade Visual para escritório de advocacia de Governador Valadares – MG

 

marketing juridico Identidade visual escritorios

Criação de Identidade Visual para escritório de advocacia de São Paulo – SP

 

Marketing Jurídico escritorio de advocacia porto alegreCriação de Identidade Visual para escritório de advocacia de Porto Alegre – RS

O uso da imagem da deusa grega da justiça seria óbvio, no entanto, como o escritório de advocacia MBM é composto em sua maioria por mulheres jovens, o manto que cobria a imagem foi redesenhado para um estilo contemporâneo, tornando o que parecia um símbolo gráfico excessivamente usado em identidades visuais para escritórios em um símbolo absolutamente original.

Com criatividade, a imagem “clichê” foi transformada em algo original.


2. Criação de Site Especializado para Advogados

Sites são considerados, atualmente, a mídia mais poderosa da atualidade. É uma ferramenta poderosa para divulgar seu escritório de advocacia. O conteúdo do site deve ser atualizado frequentemente e deve-se produzir conteúdo de qualidade todos os meses. Dessa forma, o site é indexado pelo Google e estará presente nas primeiras páginas da busca do Google.

Os sites são desenvolvidos para serem atualizados facilmente pelo usuário. Textos e imagens, bem como criação de artigos podem ser alterados e criados através de um painel de gerenciamento de conteúdo.

Marketing - Criação de site para escritórios de Advocacia

Criação de site para escritório de advocacia de Governador Valadares – MG.

A Identidade Visual aplicada no site transmite confiança e profissionalismo.

Marketing identidade-visual-site-advogados

Criação de site para escritório de advocacia Filgueiras e Prado, de São Paulo – SP

Marketing Jurídico identidade-visual-site

Criação de Identidade Visual e site para escritório de advocacia de São Paulo – SP


3. Folder de Apresentação do Escritório de Advocacia

 

Marketing Jurídico - Criação de folder para escritório especializado em Direito Médico

Criação de folder para escritório especializado em Direito Médico. Porto Alegre – RS

 Criação de folder impresso no Marketing Jurídico

Já mencionei no início deste artigo sobre a diferença entre FOLDER e mala direta, bem como a semelhança com panfletos, que nada tem a ver com FOLDER.

Também mencionei a forma como se deve distribuir o folder de escritórios de advocacia, mas quero ressaltar que deve ser entregue nas mãos do seu cliente. Nunca envie pelo correio porque o caracterizaria como mala direta, expressamente proibida pelo novo Código de Ética da OAB. Se você ainda não baixou o código, baixe aqui.

O tamanho do formato do folder deve ser levado em consideração. Deve ter no mínimo, quando fechado, o formato de uma folha A4 (21 cm X 29,7 cm) por dois motivos: formatos menores depreciam o escritório (fica parecendo folhetos promocionais ou um panfleto, o que é proibido pela OAB) e o segundo motivo é que são mais elegantes, transmitem seriedade.

Marketing Jurídico - Folder escritório de advocacia

Folder para escritório de advocacia de Caxias do Sul – RS.

Criação de folder eletrônico para Escritórios de Advocacia

marketing juridico - folder eletronico

No Marketing Jurídico os meios eletrônicos – como envio de e-mail, newsletters, mensagens WhatsApp, entre outros meios digitais – são imprescindíveis para que você informe as pessoas sobre as atividades do seu escritório. A OAB sabe da importância dos meios digitais para a comunicação dos escritórios de advocacia.

Uma forma de divulgar e informar as pessoas sobre suas atividades é o uso de Apresentações em PDF. Você pode ler mais sobre isso no artigo Apresentação de Escritório de Advocacia

É profissional, menos agressivo, não é chato como as Newsletters e Email Marketing. É permitido pela Código de Ética desde que você não ofereça seus serviços, apenas informe e descreva suas atividades de forma elegante, com imagens que transmitam seriedade, sem promover os serviços de forma agressiva como se fosse um produto de varejo.


4. Presença da marca na internet – Redes Sociais

Além de aumentarem o tráfego no site do escritório de advocacia, as redes sociais são importantes ferramentas de relacionamento com clientes e para informar suas atividades.

O novo Código de Ética da OAB reconhece a importância da internet para os escritórios de advocacia quando permite a publicidade na internet. Veja abaixo o Artigo 46:

Art. 46. A publicidade veiculada pela internet ou por outros meios eletrônicos deverá observar as diretrizes estabelecidas neste capítulo.
Parágrafo único. A telefonia e a internet podem ser utilizadas como veículo de publicidade, inclusive para o envio de mensagens a destinatários certos, desde que
estas não impliquem o oferecimento de serviços ou representem forma de captação de clientela.

É muito importante que a Identidade Visual do escritório e advocacia mantenha uma unidade visual, inclusive nas páginas das redes sociais.

Nessa etapa, as principais redes sociais serão configuradas e a Identidade Visual do escritório de advocacia será aplicada. Links serão colocados nas páginas direcionados para o site do escritório.

Conheça outros projetos de criação de Identidade Visual >

ORÇAMENTO IDENTIDADE VISUAL PARA ADVOCACIA:

PORTO ALEGRE
portoalegre@bakerdesign.com.br

SÃO PAULO
saopaulo@bakerdesign.com.br

OUTRAS CIDADES
contato@bakerdesign.com.br

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