Nomes de empresas de engenharia civil: exemplo prático de criação de nome de empresa

Nomes de empresas de engenharia civil: exemplo prático de criação de nome de empresa

Nomes de empresas de engenharia devem transmitir confiança, seriedade e solidez.

Portanto, ao iniciar a criação do nome para uma empresa de engenharia, devemos primeiramente levar em consideração essas três características. Somente depois partimos para a criação dos nomes.

É muito importante que a empresa de engenharia tenha um diferencial. Não estou falando de qualidade, isso não é um diferencial, é obrigação de qualquer empresa.

Qualidade toda empresa de engenharia deve ter, afinal, quem vai querer morar em uma casa, por exemplo, que não tem qualidade no seu projeto e por isso, corre o risco de desabar?

 

Saber o diferencial da empresa de engenharia ajuda muito na criação de um nome forte

No início da criação do nome da empresa, eu solicito ao cliente que ele preencha um questionário de briefing cuja principal pergunta é “Quais são os diferenciais da empresa?“.  Saber o diferencial é muito importante para criação do nome.

Um dos erros mais comuns é considerar como diferencial da empresa de engenharia a qualidade do serviço ou o cumprimento dos prazos de entrega da obra. Isso é obrigação da empresa e não um diferencial.

Podemos considerar como diferencial, por exemplo, a inovação de novos métodos de construção civil ou a gestão inovadora dos processos de uma obra. Com esse diferencial específico, procuramos, então, palavras relacionadas a inovação para compor o nome da marca.

 

Veja, a seguir, como foi processo de criação do nome da empresa de engenharia Dorata

Veja, por exemplo, como podemos criar nomes para empresas de engenharia cujo principal diferencial são projetos de edifícios para classe A e com alta tecnologia.

Temos aqui algumas palavras importantes que podem ajudar na criação do nome: TECNOLOGIA e CLASSE A. Então procuramos sinônimos, palavras relacionadas e abreviações como CLASS e TEC.

Vamos agora para um exemplo prático.

 

Nomes de Empresas de Engenharia: exemplo prático de criação de nomes

Desenvolvi um projeto de criação de nome para empresa de engenharia do Rio Grande do Sul. Veja abaixo o passo a passo do processo criativo.

 

7 passos para criação de nomes de empresas de engenharia

1. Questionário de briefing: posicionamento

2. Processo criativo: construção nominativa utilizando técnica de criação

3. Pesquisa: pesquisa formal no INPI e Registro BR, pesquisa informal Google

4. Funil de eliminação: eliminação de palavras similares já registradas, eliminação de palavras com alto grau de risco de não aprovação, entre outros critérios

5. Apresentação: apresentação em pdf com shortlist de palavras, resultado da pesquisa, análise de risco de não aprovação pelo INPI

6. Nova lista: solicitação de nova lista pelo cliente seguindo sua preferência e considerações sobre os nomes apresentados

7. Aprovação: aprovação do nome e autorização para criação da nova identidade visual

 

#1 Questionário de briefing

É enviado para o cliente um questionário de briefing. O questionário de briefing serve para eu conhecer melhor a empresa do cliente e entender seu posicionamento perante o mercado.

Quanto mais completa a resposta, melhor para eu entender e captar algumas palavras-chave para a criação dos nomes de empresas de engenharia.

Saber o diferencial da empresa é decisivo para um bom nome. Encontrar palavras que descrevem ou representem simbolicamente esses diferenciais ajuda muito no processo criativo do nome para empresa de engenharia.

 

#2 Processo criativo do nome empresarial

Conforme a resposta do cliente referente ao diferencial da empresa, eu inicio com uma lista de palavras relacionadas ao seu diferencial. No caso os diferenciais são “projetos e construção de edifícios de alto padrão para classe A” e “tecnologia”.  Saiba mais sobre essa etapa do processo de criação de nome para empresa no artigo Como Criar Nome de Empresa.

Na criação do nome, utilizei uma técnica de naming que compreende:

1) criação de acrônimos (abreviações que formam palavras novas)
2) combinação de palavras em português e inglês
3) palavras na língua inglesa, portuguesa, latim e italiana
4) criação de palavras novas

 

#2 Pesquisa

criação de nomes de empresas de engenharia - pesquisa

À medida que eu vou criando os nomes, vou fazendo uma pesquisa no sistema do INPI (Instituto Nacional de Patentes Industriais) para ter certeza de que os nomes que eu criei não foram registrados.

Os nomes apresentados para o cliente possuem grandes chances de serem deferidos pelo INPI porque estão livres para registro na classificação NICE 37 (CONSTRUÇÃO CIVIL).

A primeira vista, fazer uma busca por nomes livres para registro no site no INPI parece fácil, no entanto, se o usuário não conhecer a legislação do registro de marca e fizer uma busca superficial, o processo de registro será indeferido. Até o final deste artigo eu retornarei ao assunto.

Veja alguns nomes para empresas de engenharia apresentados para o cliente:

lista de nomes para empresas de engenharia

Observe que além do nome, apresento descritivo com CONSTRUÇÃO NOMINATIVA, SIGNIFICADO/PERCEPÇÃO, DIFICULDADE PARA REGISTRO e se o domínio para este nome está liberado para sites .COM.BR.

Posteriormente, faço também uma pesquisa no Google, que embora eu encontre nomes semelhantes na busca na internet, não significa que eu não possa registrá-los, já que o INPI é o único órgão oficial de registro de marcas no Brasil.

 

#4 Funil de eliminação

nomes de empresas de engenharia - criação

Depois de ter no mínimo uns 15 a 20 nomes criados, eu utilizo a técnica do funil de eliminação que consiste em etapas que vão eliminando aqueles nomes que não são apropriados.

Também são eliminados aqueles nomes de empresas que oferecem risco de não serem aprovados no registro de marcas pelos técnicos do INPI.

A pronúncia difícil, interpretações negativas, são outros fatores importantes para eliminação do nome.

 

#5 Apresentação dos nomes

Passado os nomes de empresas no funil de eliminação, eu apresento ao cliente um ebook em PDF contendo a lista de nomes, origem das palavras, significados e grau de risco para aprovação do nome da empresa de engenharia, bem como a possibilidade do nome sofrer oposição por outra empresa.

 

#6 Nova lista de nomes

Pode ocorrer do cliente ainda não estar satisfeito com a lista apresentada de nomes de empresas de engenharia. Nesses casos, eu crio uma nova lista, sem nenhum custo adicional.

No entanto, é muito importante que o cliente diga por que não gostou dos nomes apresentados e que caminho eu devo seguir. Se isso não ocorrer, o trabalho fica complicado. Por isso é muito importante que a lista de nomes de empresas apresentado seja analisada pelo cliente com muita calma.

 

#7 Aprovação do nome da empresa de engenharia

Após a aprovação final do nome, vamos para a criação da Identidade Visual. Mas você deve estas se perguntando: “mas e o registro da marca?”.

A marca deve ser registrada como marca mista, ou seja, o NOME DA EMPRESA + LOGOTIPO (ou representação visual). A razão disso é que alguns nomes não são aprovados pelos técnicos porque não são são registráveis, no entanto, se o nome estiver representado por um logotipo com características com distinção visual ele poderá ser registrados.

Por fim, o nome escolhido foi DORATA. Significa DOURADA em italiano. Remete a algo de valor como o ouro, relacionado à CLASSE A, produto TOP de linha, portanto o nome da empresa de engenharia está diretamente associado ao seu diferencial “projetos de engenharia de edifícios de alto padrão, para clientes da classe A”.

 

Registro do Nome da Empresa de Engenharia no INPI

É importante não confundir o registro da empresa de engenharia na Junta Comercial com o registro do nome da empresa no INPI (Instituto Nacional de Patentes Industriais).

A Junta Comercial não garante a exclusividade e os direitos de uso do nome da empresa de engenharia que você escolheu. Quem dá direito exclusivo do nome como marca é somente o INPI.

Não adianta registrar a empresa com o nome escolhido na Junta Comercial da sua cidade e achar que você terá direito absoluto sobre o nome. Se um concorrente seu registrar o mesmo nome no INPI, na mesma classe de serviço que a sua, você correrá sério risco de ser obrigado a remover o nome da sua fachada, da sua frota, dos matérias publicitários e ainda ter que pagar uma indenização para seu concorrente.

É importante registrar seu nome juntamente com o logotipo. Veja a seguir por quê.

 

A criação do logotipo é muito importante para a aprovação do registro do nome no INPI

É recomendado que o nome seja registrado como marca MARCA MISTA, ou seja, o NOME mais o LOGOTIPO.

Marca mista é quando registramos no INPI (Instituto Nacional de Patentes Industriais), órgão federal do Brasil responsável pelo registros de marcas e patentes, o NOME mais sua REPRESENTAÇÃO VISUAL, figurativa, ou seja, o registro do logotipo com um símbolo (se houver).

É importante registrar como marca mista porque alguns nomes não podem ser registrados, como aqueles que simplesmente descrevem um produto ou serviço. Quando registramos como um logotipo, muitas vezes a marca é deferida com ressalvas, por exemplo o nome da minha empresa Baker Design, cuja palavra Design eu não tenho direito exclusivo sobre esta palavra.

O nome DORATA, aprovado e escolhido pelo cliente em uma lista de mais de 20 nomes, foi registrado como MARCA MISTA. Veja abaixo o logotipo que eu criei e registrei para empresa de engenharia DORATA:

nome e logotipo para empresa de engenharia

Veja como foi a criação do logotipo para empresa de engenharia civil no artigo Logotipo Engenharia Civil: criação de marca para empresa de Engenharia e Construção

 

A criação de nomes de empresas de engenharia não é para amadores

Como você viu nesse artigo, a criação de nomes de empresas de engenharia, assim como o nome de qualquer empresa, deve ser levada a sério. NÃO É PARA AMADORES!

Existem etapas a serem seguidas, existe uma técnica de criação que precisa ser respeitada.

Não é para ser criado na mesa do jantar com a família ou utilizando geradores de nomes da internet.

Fazer uma pesquisa por nomes de empresas de engenharia no INPI também requer experiência. Há muitas armadilhas e detalhes na busca que escondem nomes iguais ao nome que você escolheu que estão registrados ou em processo de registro.

 

Dez anos criando nomes para empresas

Trabalhei 30 anos em agências de propaganda de São Paulo-SP, Santa Maria-RS, Canoas-RS, Novo Hamburgo-RS, Porto Alegre criando marcas para empresas.

Em 2007, graças a abrangência da internet, comecei a criar nomes e identidades visuais para empresas de todo Brasil.

Desenvolvi uma forma única de criar nomes criativos, impactantes e registráveis para empresas.

Veja abaixo alguns dos meus diferenciais.

 

Meus diferenciais de criação de nomes de empresas de engenharia (naming)

• Pesquisa profunda para descobrir se há outros nomes de empresas de engenharia registrados ou não.

• Técnica de criação diferenciada.

• Apresentação de lista com até 10 nomes, todos originais e registráveis no INPI, no caso da não aprovação é feita uma segunda lista.

• Atendimento personalizado pelo WhatsApp 51 999994463.

• Apresentação de grau de risco do nome não ser aprovado pelos técnicos do INPI e oposição de outras empresas.

• Busca por domínios livres para registro e sugestões de nomes de domínio.

• Explicação da origem do nome, construção nominativa, percepção e significado da palavra.

• Registro do nome no INPI e acompanhamento do processo até o deferimento do pedido de registro da marca.

• Especialista em Construção de Marcas e Identidade Visual.

• Contratação por pacotes de serviço a escolher

 

A criação do nome para empresa de engenharia faz parte de um pacote de serviços de Marketing Inicial para Novas Empresas de Engenharia e Construção

Sou muito procurado por engenheiros que estão abrindo empresas de engenharia e construção. A maioria está um pouco perdida quando se trata em divulgar o nome da sua nova empresa.

Para atender a essa demanda e ajudá-los a construir marcas fortes, eu criei um Plano de Marketing Inicial para Novas Empresas dividido em 5 Módulos:

  • Módulo 1 – Criação do Nome
  • Módulo 2 – Identidade Visual
  • Módulo 3 – Registro da Marca
  • Módulo 4 – Criação de Site
  • Módulo 5 – Presença na Internet

Eu chamo de Marketing Inicial porque é o básico, ou seja, o mínimo necessário para você começar a divulgar o nome da sua marca.

Baixe agora o ebook e saiba mais sobre o pacote de serviço MARKETING INICIAL PARA NOVAS EMPRESAS DE ENGENHARIA E CONSTRUÇÃO:

Marketing Engenharia e Construção

 

Solicite orçamento de Criação de Nome e Pacote de Serviços de Marketing

* Para garantir a qualidade, atendo somente 5 clientes por mês.

especialista em marcaQuem é Ronaldo Baker

É proprietário e Gestor de Criatividade em Porto Alegre e São Paulo. Graduado em Desenho Industrial pela UFSM e pós-graduado em Marketing na FGV. Foi Diretor de Arte e de Criação de agências de São Paulo e Rio Grande do Sul. É especialista em criação de marca, Identidade Corporativa e Marketing Digital.

Em 2016 e 2017, foi convidado pelo programa Encontro Com Fátima Bernardes para falar sobre suas ilustrações que emocionaram milhares de pessoas.


Fale direto com ele pelo whatsapp-baker-design WhatsApp 51 9 9999.4463 ou e-mail contato@bakerdesign.com.br



Artigos relacionados:

• Criação de logotipo para Empresas de Engenharia e Construção

 

Salvar

Salvar