Nomes de empresas são difíceis de criar. Neste artigo eu vou mostrar a você 10 passos para criar um nome de empresa criativo e inesquecível.

NOMES DE EMPRESAS: COMO CRIAR UM NOME CRIATIVO E INESQUECÍVEL

Criar nome de empresa é cansativo e quando a gente acha que criou o nome ideal, descobrimos em uma rápida pesquisa no Google que alguém já está usando o mesmo nome.

Vou mostrar neste artigo como eu crio nomes empresariais para meus clientes utilizando uma metodologia de Naming. Naming é, acima de tudo, um processo de escolha ou criação de nome que traduz o conceito de um serviço, produto ou corporação.

Os nomes criados são filtrados a cada etapa até a escolha do nome ideal. Veja abaixo o gráfico do processo de criação de nome empresarial utilizando a metodologia de naming.

nomes de empresas

A Criação de Nomes para Empresas faz parte de um Plano de Construção de Marca que ofereço para meus clientes, a maioria empreendedores, que estão abrindo novos negócios. Saiba mais sobre o Plano de Construção de Marcas no artigo Construção de Marca em 5 Etapas.

 

COMO CRIAR NOME DE EMPRESA REGISTRÁVEL

Criar um nome de empresa

Não basta criar um nome de empresa forte e criativo, é necessário que seja registrável. É importante pesquisar muito para não se arrepender depois. Muita coisa pode dar errada se você não escolher um nome ideal para o seu negócio e, principalmente, se não for possível registrá-lo.

Escolher um nome de empresa que já existe em seu segmento é um erro clássico. Geralmente isso ocorre porque não foi realizada uma pesquisa adequada. Pior ainda quando o empresário resolve não registrar a marca porque acredita que não é necessário.

 

Pesquise por nomes de empresas no site do INPI

Enquanto eu crio nomes para empresas dos meus clientes, eu gosto de trabalhar com o site do INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) aberto. Dessa forma, à medida que eu vou criando os nomes, vou pesquisando no sistema do INPI para ter certeza de que o nome não foi registrado, nem está em processo de registro.

 

Outro truque ao criar nome de empresa é visualizar, mentalmente, a imagem de como poderá ser o logotipo. Se a palavra escolhida tem a letra “i”, por exemplo, o pingo do “i” pode ser um elemento gráfico interessante na criação do logotipo. Como você pode ver no logotipo abaixo ProInova®. Claro que para mim isso é mais fácil porque eu crio marcas há 30 anos.

Criação de nome, identidade visual, registro da marca, site para empresa de Porto Alegre

Vamos ver a seguir a técnica de Naming dividida em 10 passos.

 

10 PASSOS PARA CRIAR NOME DE EMPRESA

criar nome de empresa - orçamento

Vamos trabalhar juntos? (ORÇAMENTO PARA CRIAR NOME DE EMPRESA).

Mas antes de eu iniciar a criação de nomes para sua empresa, é muito importante que você tenha uma visão do seu negócio, qual é o seu negócio e aonde você quer chegar.

Certo dos seus objetivos e com o total conhecimento do seu público, iniciamos o processo.

Os 10 passos para criar nome de empresa:

1) Briefing (coleta de dados)

2) Definição do conceito

3) Processo criativo

4) Análise sonora e visual

5) Pesquisa

6) Apresentação lista de nome

7) Aprovação ou Alteração/Ajustes

8) Aprovação

9) Registro da Marca

10) Registro de Domínio

Vamos à explicação de cada passo. Segue abaixo.


   COLETA DE DADOS DO CLIENTE

Nesse primeiro passo para criar nome de empresa, eu enviarei para você um questionário minucioso, com perguntas relevantes, cujas resposta deixarão claras suas intenções e farão com que eu entenda o mercado e o perfil do seu cliente.


  DEFINIÇÃO DO CONCEITO

Será identificado o posicionamento do seu negócio e os atributos da marca, resumidos em palavras, como por exemplo “ousada”, “jovem”, “radical”.

O site da Endeavor possui um questionário que pode ajudá-lo nesta parte inicial do projeto de nomes de empresas, eles chamam de ferramenta de criação de nome.


  PROCESSO CRIATIVO DO NOME DA EMPRESA

Criação de lista de nomes de empresas utilizando técnicas de linguística. Há dezenas de formas de construirmos nomes originais. Veja abaixo algumas delas.

 

Aliteração: sílabas que se repetem e dão sonoridade ao nome. Exemplo: Coca-Cola, Zig-Zag

Acrônimo: união de duas palavras que formam um terceira. O acrônimo é diferente de das siglas, enquanto essas são formadas pela iniciais de palavras, o acrônimo utiliza partes das palavras ou sílabas. Exemplo: Varig, ViverClin

nomes de empresas identidade

Acima, exemplo de criação de nome de empresa usando a técnica de combinação de 2 palavras:
Viver” + “Clin” abreviação de “Clínica”. Resultado: ViverClin.
Veja AQUI como foi criar o nome para a clínica ViverClin ->

 

Siglas: muito usada na criação de nomes de escritórios de advocacia, produtos técnicos ou empresas que querem colocar as iniciais dos sócios no nome da empresa. Particularmente, não gosto muito dessa técnica linguística para criar nomes de empresas. As siglas não transmitem o conceito da empresa, não são muito fáceis de memorizar e parecem não provocar nenhuma reação emocional no consumidor. Exemplo: DPZ

Abreviação: duas palavras abreviadas quando juntas formam uma terceira. Exemplo: Fedex

Arbitrária: nome escolhido sem nenhuma razão aparente. Exemplo: SevenBoys, Apple, BlackBerry

Descritiva: descreve o produto ou serviço. Nesse caso, devemos ter cuidado. O INPI, órgão do governo federal responsável pelo registro das marcas no Brasil, não aceita o registro de marca nominativa de nomes de empresas que descrevem o produto ou a empresa. Quando o nome for descritivo, devemos registrar o nome como marca mista, ou seja, o desenho da marca (logotipo e/ou símbolo) e o nome da marca.

Mesmo assim, a marca mista será examinada pelos técnicos do INPI. A marca será deferida com observações de que a empresa não terá direito exclusivo sobre o nome. No entanto, se o nome for estrangeiro, facilita a aprovação desde que os técnicos do INPI não considerem uma descrição óbvia. Exemplo: Volkswagen (carro do povo)

Você pode encontrar alguma coisa a respeito de criar nome de empresa no site da Endeavor.

Nome dos fundadores: pode ser uma boa alternativa quando o fundador é uma personalidade conhecida pelo público-alvo. Exemplo: Disney

Nome em língua estrangeira: funciona muito bem quando queremos criar nome de empresa de origem estrangeira, ou quando o produto e serviço está relacionado à tradição de um determinado país.

Seria óbvio eu escrever aqui sobre os nomes em italiano ou francês para restaurantes, então quero ressaltar o uso das palavras em latim, que são muito interessantes, porque possuem similaridade com a língua portuguesa, facilitando a compreensão, leitura e pronúncia. Exemplo: Pentium

Onomatopeias: Zap, Zum. Usamos onomatopeias para criar nome de empresa quando queremos transmitir a ideia de empresa, produto ou serviço jovem, divertido e, às vezes, popular.

Veja um exemplo prático de como criar nome de empresa.

 

  ANÁLISE SONORA E VISUAL

Nessa etapa é analisada a sonoridade das palavras que compõem os nomes das empresas. O nome dever ser pronunciável. A sílabas identificáveis quando, por exemplo, ditas ao telefone. Vamos fazer um teste? Imagine você atendendo o telefone da empresa: “Hoechst, bom dia”. Difícil, não?

A análise visual também é importante. Um nome criado com dois “L” pode ser marcante, um elemento a mais que atrai o olhar e auxilia na memorização.

 

  PESQUISA DOS NOMES DE EMPRESAS LISTADOS

A pesquisa por nomes de empresas que já existem é a parte mais negligenciada das empresas. Um erro terrível com consequências muitas vezes catastróficas.

Não adianta nada apresentar uma lista de nomes lindos e depois descobrir que o nome já existe e, pior, já foi registrado. Portanto é importante fazer uma busca profunda e profissional.

Eu costumo fazer uma busca para saber se o nome da marca já existe utilizando estes três meios: busca no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial), buscador do Google e Junta Comercial.
Vejamos abaixo cada um deles.

Busca no INPI: é o que eu chamo de busca legal, ou seja, aqui eu procuro somente nomes de marcas oficialmente registradas. É uma busca por anterioridade. Veja abaixo a ferramenta de busca no INPI:

Assista ao vídeo para saber como fazer uma busca por nomes de marcas no INPI


Buscador do Google: essa poderosa ferramenta de busca dispensa apresentações e elogios. Encontrar um nome no Google semelhante ao nome empresarial que você criou não significa que você não poderá usá-lo. Significa, na verdade,  que você não foi tão criativo quanto pensava. O nome da marca que você encontrou no Google nada vale se ela não for registrada no INPI. No entanto, o ideal é evitar usar o mesmo nome para fugir de alguma briga desnecessária.

 

Junta Comercial: é importante pesquisar nomes de empresas na Junta Comercial da sua cidade. Se você encontrar um nome semelhante ao seu, não é o fim do mundo porque o registro no INPI, um órgão federal, está acima das Juntas Comerciais. No entanto, para que se incomodar com empresas que estão em atividade se você pode criar outro nome, certo?

 

  APRESENTAÇÃO DA PRIMEIRA LISTA DE NOMES DE EMPRESAS

Eu costumo apresentar para meus clientes um arquivo em PDF, não somente com uma lista de nomes, mas também mostrando se há nomes semelhantes registrados no INPI, se estão na mesma classe de serviço ou produto do meu cliente e qual é o risco de haver alguma oposição ao registro da marca no INPI.

A apresentação dos nomes é dividida em:
– apresentação do conceito;
– lista de no mínimo 8 nomes, com justificativa, origem, grau de dificuldade de registro de marca e domínio;
– opção de um segundo nome de domínio (endereço na internet), no caso de já existir;
– lista de empresas registradas com nome semelhante, mas em classes diferentes.

Veja abaixo exemplo de uma das páginas de apresentação com lista de nomes de empresas para sorveteria e paleteria mexicana:

criação de nomes de empresa - lista de nomes

 

  APROVAÇÃO OU CONSIDERAÇÕES DO CLIENTE SOBRE OS NOMES

Essa é a etapa onde eu e você discutiremos juntos sobre suas considerações a respeito da lista de nomes. Não importa em que cidade você está.

Conversamos pelo WhatsApp, mensagem ou chamada de vídeo, trocamos email para esclarecer suas dúvidas e vou querer ouvir a sua opinião sobre os nomes apresentados. É importante que troquemos ideias até acertar.

Se você não gostar dos nomes apresentados, farei uma segunda lista de acordo com suas considerações.

 

   NO CASO DA NÃO APROVAÇÃO, É APRESENTADA UMA NOVA LISTA DE NOMES

A segunda lista possuirá nomes ajustados ao seu gosto pessoal e ao conceito mais apropriado à sua marca.

Embora o seu gosto pessoal seja importante, é necessário que você coloque o gosto do seu cliente acima do seu. Muitas vezes os nomes da primeira lista não foram escolhidos porque estamos presos a um gosto pessoal, presos à ideia de uma nome que criamos antes de iniciarmos a pesquisa, mas depois descobrimos que o nome já existe ou não funciona.

Marcus Lemonis, do programa de tevê O Sócio, denomina esse sentimento de orgulho pessoal de algo que criamos de “Orgulho do Autor”. Esse tipo de orgulho do empreendedor atrapalha a tomada de decisões e nos deixa míopes em relação a escolha de um nome de empresa. Assista ao vídeo:

 

 

Orçamento para criar nome de empresa

 

REGISTRO DA MARCA

Após a escolha definitiva do nome, nós vamos registrar a sua marca no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial). O registro é fundamental para protegê-la de imitadores, evitar futuros processos judiciais e valorizar a sua marca.

Há dois tipos de registro de marca: marca nominativa (somente o nome) e marca mista (nome + sinal gráfico ou lettering). Aconselho registrar sempre como marca mista porque evita interpretações dos técnicos, como por exemplo indeferir a marca porque foi considerada explicativa, ou seja, não é permitido registrar marca nominativa cujo o nome explica um produto ou serviço.

 

Contrate um designer especialista em logotipos para criar a marca mista

Portanto, depois de escolher o nome crie contrate um designer para criar o logotipo para que você possa registrar a marca como mista. No final deste artigo eu falo um pouco sobre a importância da Identidade Visual no registro da marca.

Exemplo DISK LANCHES, para um serviço de telentrega de tablets. Aliás para essa marca foi concedido o deferimento do registro porque é uma marca mista, se fosse somente o nome, não passaria pelos técnicos. Veja abaixo esse exemplo real de marca mista com nome de empresa que explica o serviço, no sistema do INPI. Clique para ampliar:

registro de nome de empresa

Resumidamente, podemos dividir essa etapa em 4 fases. Veja abaixo.

1- Documentação

A sua empresa deve ter o Contrato Social, não é importante que a razão social tenha o mesmo nome do registro, mas é recomendável que o nome fantasia seja o mesmo. Em caso de oposição (quando outra empresa reclama os direitos sobre o nome), fica mais fácil provar que a empresa está ativa com o mesmo nome.

2- Depósito da marca

Após pagamento de uma taxa, é necessário entrar no sistema do INPI, preencher um formulário e subir uma imagem do seu logotipo no formato JPG, no caso da marca ser mista, ou seja, nome da marca com sinais gráficos que representam a marca, como símbolo e logotipo.

3- Acompanhamento do processo

Até o deferimento da marca, essa é uma fase chata, de vigilância, porque é necessário conferir a RPI (Revista da Propriedade Industrial, uma espécie de Diário Oficial do INPI) todas as terças-feiras durante todo o processo que dura em média 3 anos;

4- Deferimento da marca

Após a publicação na RPI, deve-se pagar o primeiro decênio de registro da marca e, finalmente, o nome da marca será somente sua por um período de 10 anos.

Essa fase do projeto de Naming é bastante tranquila porque todos os nomes foram pesquisados previamente e o risco de oposição à marca é mínimo.

O único detalhe desagradável dessa etapa, além da morosidade do processo, é o assédio das empresas aproveitadoras de registro de marcas que começam a enviar boletos e cartas ameaçadoras de possível indeferimento da marca para o representante da empresa.

Por isso é importante ficar atento e acompanhar o processo semanalmente.

Se você quiser saber mais da importância da criação do nome de empresa veja no site da revista Pegn.

 

10º  REGISTRO DO DOMÍNIO .COM.BR

Os registros .com.br são registrados no site registro.br. Farei uma busca para você e as devidas configurações. É importante esclarecer que registro de domínio não tem nada a ver com registro de marca. O registro de domínio refere-se ao endereço (a URL) do futuro site da empresa.

 

DEPOIS DA CRIAÇÃO O NOME, A CRIAÇÃO DA IDENTIDADE VISUAL

Como você viu acima, são necessários 10 passos para criar nome de empresa. Muitas horas de trabalho e relacionamento com o cliente foram INVESTIDAS durante o processo criativo.

 

Identidade Visual: a prova final para sabermos se os nomes são realmente fortes

No entanto, é na criação da Identidade Visual que o nome da sua empresa se torna algo tangível e percebemos a real força do nome. É nessa etapa que o nome se transforma realmente em uma marca.

Quando estou criando um nome de empresa eu crio um imagem do logotipo na minha mente, assim, ao iniciar o processo criativo do desenho da marca, eu já tenho em mente o que eu quero para a Identidade Visual do meu cliente.

 

Veja alguns nomes fortes para marcas, com identidade visual,  que criamos e registramos:

 

Nome de empresa de porto alegre

PROINOVA. Criação de nome para escritório de gestão empresarial de Porto Alegre.

A técnica usada é de aliteração, quando unimos duas palavras que formam uma terceira.

Eu gosto muito de usar essa técnica porque, além de surgir nomes criativos e originais, é mais difícil encontrar marcas similares registradas no INPI o que evita oposição da marca e, portanto, menos obstáculos durante o processo.

O processo correu tranquilo e o registro da marca foi deferido.

 

Nome de Empresa para segurança no trabalho

SAFEWORKER. Empresa de treinamento de segurança no trabalho. Marca mista registrada no INPI. O processo de registro levou 3 anos, tempo normal para que a marca fosse deferida.

Graças ao nome original e uma pesquisa profunda que realizamos, o processo ocorreu tranquilamente sem oposição de nenhuma outra empresa.

 

nome de empresa do Rio De Janeiro

ALUGUEBOX. O INPI não permite o registro de nomes que descrevem o produto e serviço, no entanto você pode registrar como marca mista.

Não terá direito exclusivo sobre o nome, mas permitirá ter registro sobre o sinal gráfico, logotipo ou símbolo da marca.

 

Nome de empresa de Novo Hamburgo

VANBELGE. Criar nomes de empresas criativos para docerias, doces ou empresas na área de produtos e serviços alimentícios é bem difícil porque todo mundo está abrindo esse tipo de negócio.

Para diferenciar-se da concorrência, o nome para os chocolates finos foi criado usando a técnica de criar palavras que parecem de língua estrangeira. No caso eu queria que o nome remetesse a um nome de alguém de origem Belga, terra do chocolate de alta qualidade.

 

nome para empresa de construção e engenharia

DORATA CONSTRUTORA. Criação de nome de empresa para construtora e empreendimentos imobiliários. A construtora é especializada em imóveis de alto padrão. Focada no público classe A, o nome Dorata remete a algo dourado, de luxo, razão pela qual o nome foi escolhido.

Enfrentou oposição de outra empresa do segmento de vendas de produtos de decoração e presentes. Foi apresentada uma manifestação de defesa. Oposições ocorrem e temos que estar preparados com a devida documentação, com provas de que a empresa está ativa e não concorre com a empresa oponente.

Quer ver novamente os 10 passos para criar nome de empresa criativo, forte e registrável? Acompanhe pelo índice abaixo:

1) Briefing (coleta de dados)

2) Definição do conceito

3) Processo criativo

4) Análise sonora e visual

5) Pesquisa

6) Apresentação lista de nome

7) Aprovação ou Alteração/Ajustes

8) Aprovação

9) Registro da Marca

10) Registro de Domínio

 

Vamos trabalhar juntos? Saiba como é o processo de criação de Identidade Visual

 

VÁ ALÉM DA CRIAÇÃO DO NOME. CONSTRUA UMA MARCA FORTE

A criação de nomes de empresas faz parte de um pacote de serviço de construção de marcas dividido em 5 etapas. Saiba mais no artigo Construção de Marca em 5 etapas.

nome de empresa passo a passo

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especialista em marcaQuem é Ronaldo Baker

É proprietário e Gestor de Criatividade em Porto Alegre e São Paulo. Graduado em Desenho Industrial pela UFSM e pós-graduado em Marketing na FGV. Foi Diretor de Arte e de Criação de agências de São Paulo e Rio Grande do Sul. É especialista em criação de marca, Identidade Corporativa e Marketing Digital.

Em 2016 e 2017, foi convidado pelo programa Encontro Com Fátima Bernardes para falar sobre suas ilustrações que emocionaram milhares de pessoas.


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