Nomes para clínica médica: como criar um nome forte e original para sua clínica

Nomes para clínica médica: como criar um nome forte e original para sua clínica

Nomes para clínica médica devem transmitir o conceito da clínica com um nome original ou podem ser o próprio nome do médico.

 

Nomes para clínica médica com o nome do médico proprietário

Adotar o nome do médico ou criar um nome totalmente original para clínica é uma decisão que precisa ser tomada pensando no futuro da clínica.

Quando o médico decide escolher seu próprio nome como o nome da clínica, deve estar ciente de que a marca da sua clínica estará fortemente ligada ao médico, e carregará consigo todas as associações pessoais que poderão ser tanto positivas como negativas.

A marca envelhecerá junto com o médico e isso deve também ser levado em conta. A marca ficará mais forte à medida que o médico adquire experiência e constrói sua autoridade na sua especialidade.

Mas o que acontecerá se houver erro médico? E o que acontecerá quando o médico se aposentar? São perguntas que precisam ser respondidas antes da criação dos nomes para clínica médica.

 

Nomes para clínica médica com nomes originais

Quando eu preciso criar um nome original para clínica médica, que não seja o nome do médico proprietário da clínica, eu uso uma técnica de naming que utiliza acrônimos para criar novas palavras que não existem na língua portuguesa.

Um acrônimo, palavra de origem grega ákros (extremo) mais onoma (nome), é uma palavra formada pela união das primeiras letras ou sílabas iniciais de um grupo de palavras.

Nomes de clínicas e nomes de empresas formados por acrônimos são mais fáceis de serem registrados no INPI (Instituto Nacional de Patentes Industriais), órgão federal responsável pelo registro de marcas no Brasil, porque são originais e não existem na língua portuguesa.

 

Nomes para Clínica Médica criados com uso de acrônimos são originais e registráveis

Fui procurado por uma Clínica Médica de São Paulo para criar um nome original. A clínica é especializada em Medicina Chinesa e Obstetrícia.

Para criar a lista de nomes para clínica, eu utilizei a técnica dos acrônimos (assista ao vídeo abaixo).

Procurei uma palavra que traduzisse todo o significado da especialização dos médicos. “VIVER” é uma palavra forte que tem tudo a ver com a especialização da clínica.

Depois procurei uma segunda palavra: “CLÍNICA”. Unindo as duas palavras para formar um acrônimo: VIVER + CLIN (sílaba inicial de “CLÍNICA”) = VIVERCLIN.

“CLIN” tem o mesmo som da palavra em inglês “CLEAN”, “limpo”, “leve”, então temos o significado também para “Viver com leveza”.

 

 

Saiba mais sobre Criação de Nomes de Empresas

 

Por que registrar nomes de clínicas médicas

Nomes de clínicas médicas, odontológicas, psiquiátrica, são como marcas de qualquer empresa e, portanto, também possuem valor.  Às vezes são copiadas por outras clínicas que querem pegar carona no sucesso de outras clínicas.

O registro do nome da clínica médica no INPI é imprescindível para proteção da marca e para criar valor. Se você não registrá-la, correrá um risco real de sofrer um processo judicial e ainda ter que pagar uma indenização para a clínica que se sentir lesada pelo uso indevido do nome.

 

O nome da clínica e o logotipo

Quando eu crio o nome para uma clínica médica, eu vou formando em minha mente uma imagem visual do logotipo.

Por exemplo, quando eu criei o nome VIVERCLIN imagineis a possibilidade de destacar as palavras separadamente, assim: ViverClin.

Dessa forma, além de destacar a palavra VIVER, eu tornei a leitura mais fácil e enfatizei o propósito da especialização médica que é a VIDA.

Talvez você esteja pensando “mas por que não criou o nome separado desta forma VIVER CLIN?”.  Algumas palavras não podem ser registradas e muitas vezes são aprovadas com algumas observações como “não tem direito exclusivo sobre a palavra VIVER”. A ideia é que a marca seja totalmente registrável.

 

Criação de Nomes de Empresas faz parte do Plano de Construção de Marcas em 5 Passos

nomes para clínica médica: construção de marca

Saiba mais sobre o Plano de Construção de Marcas em 5 Etapas

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar