Nomes para Pet Shop: como criar nomes originais

Nomes para Pet Shop: como criar nomes originais

Nomes para Pet Shop são difíceis de criar porque parece que todo os nomes já foram registrados, afinal o Brasil já é o segundo maior mercado de Pet Shop no mundo, com os EUA ocupando a primeira posição.

Então como criar nomes originais para Pet Shop? A resposta está em utilizar técnicas de criação de nome de empresa denominada NAMING.

 

Nomes para Pet Shop devem estar de acordo com o posicionamento da empresa

nomes para pet shop

NAMING é um estudo de nomes planejados, fundamentados no posicionamento e diferencial da Pet Shop. Sonoridade, pronúncia, tamanho da palavra e possibilidade de registro da marca no INPI, Instituto Nacional de Patentes Industriais, e registro do domínio também devem ser levados em conta durante o processo criativo e de escolha do nome.

Eu escrevi um artigo sobre como criar nomes de empresas e mostrei como exemplo prático a criação de nome para Pet shop. Leia no artigo Lista de Nomes de empresas: 5 passos para você criar nomes originais, registráveis e inesquecíveis.

Antes de começar a criar uma lista de nomes é importante que você já tenha um Plano de Negócios. No site do SEBRAE é muito provável que você encontre um modelo de plano para você baixar.

O Plano de Negócios deve definir seu posicionamento, por exemplo, se você deseja ter uma Pet Shop de luxo com produtos de alto valor, um nome divertido talvez não seja uma boa ideia.

Também é importante, no processo criativo do nome da sua loja, levar em consideração seus planos a longo prazo. Por exemplo, pode ser um erro criar um nome posicionado para vender somente produtos orgânicos se daqui há alguns anos você quer diversificar para rações tradicionais.

Usar o nome da rua onde está localizada a loja, praça ou bairro pode ser um tiro no pé se você mudar de local no futuro.

 

Crie uma lista com no mínimo 10 nomes para Pet Shop, depois faça uma filtragem

nomes para pet shop

Vá eliminando os nomes que não estão de acordo com os seguintes itens:

  1. Está de acordo com o posicionamento
  2. É pronunciálvel
  3. Relativamente curto
  4. Não sugere outras palavras negativas
  5. É fácil de memorizar
  6. Está disponível para registro o INPI
  7. Domínio .com.br disponível

 

Cuidado com os trocadilhos na criação do nome

Embora não tenha nenhum problema em usar trocadilhos na criação de nome, há um certo abuso nesse segmento de mercado.

Muitas vezes, fica confuso e piora na hora de criar o logotipo. Veja alguns exemplos de nomes de Pet Shop confusos que usaram trocadilhos:

AUQMIA

KÃOMILÃO

CÃOBELEIREIRO

Incrível, essas lojas de Pets existem! Imagine a telefonista atendendo o telefone “Cãobeleireiro Petboutique, bom dia“.

Cãofuso, você não acha?

Talvez você queira ver mais alguns nomes estranhos de PetShop.

 

Registre o nome da sua Pet Shop no INPI

Não registrar o nome da marca no INPI é um grande vacilo. Escolher um nome que já está registrado é condenar seu negócio a ser eternamente pequeno.

É impossível expandir sua Pet Shop se você não registrar sua marca. Imagine você fazer a fachada, site, material promocional e depois receber uma intimação judicial e ainda pagar uma multa por uso indevido da marca. Chato, né?

Então faça uma busca no site no INPI para saber se o nome já existe.

 

Criação de nome para Pet Shop não é para amadores

Como você pode ver, a criação de nomes não é para amadores. Exige conhecimento em namig, criatividade e muita pesquisa.

Estou à sua disposição para apresentar um orçamento e trabalharmos juntos na escolha do nome para sua Pet Shop.