O folder institucional de advocacia é uma peça gráfica ou digital que tem por objetivo divulgar o escritório de um advogado ou sociedade de advogados sem apresentar produtos ou serviços de forma comercial.
A panfletagem (folheto pequeno distribuído nas ruas ou em balcões de estabelecimentos comerciais) ou mala-direta (enviada pelo correio), ao contrário do folder institucional, são peças promocionais de venda portanto são proibidas pelo código de ética da OAB.
O folder Institucional para advogados contém texto informativo, sem apresentação do valor dos honorários nem lista de clientes. Costumo usar o formato A3 (42cm X 29,7cm) com uma dobra porque é mais elegante e valoriza o escritório.
Veja alguns exemplos de folder institucional para advocacia que criei para escritórios de todo Brasil.
Exemplos de folders institucionais ->
Embora não exista uma regra, é recomendado que o folder institucional para advocacia, impresso, siga uma estrutura como esta:
- Capa: foto ou ilustração, logotipo do escritório, chamada sem apelos publicitários (opcional);
- Interno, lado esquerdo: título e texto de apresentação do escritório. Evite linguagem rebuscada ou com termos exclusivos da advocacia. O cidadão comum tem dificuldade de compreender termos jurídicos. Se houver espaço, use fotos dos advogados com breve currículo;
- Interno, lado direito: título sobre as áreas de atuação do escritório, lista das áreas e breve descrição. Use fotos relacionadas às atuações descritas no texto;
- Verso: logotipo, endereço, telefones para contato, WhatsApp, email. Um mapa de localização pode ser uma boa ideia se você quer que seu prospect visite seu escritório.
É claro que se você é um criativo, diretor de arte, designer deve soltar sua imaginação e criar modelos diferentes.
Folder institucional para advogados no formato digital
O folder institucional digital na advocacia segue as mesmas regras do código de ética da OAB.
A estrutura também é semelhante à estrutura do folder impresso, no entanto, tem inúmeras vantagens:
• quanto ao custo: não é necessário imprimir em gráfica;
• alcance de público: é enorme porque é possível enviar por email ou WhatsApp;
• divulgação: divulgue no seu site ou nas redes sociais.
O formato PDF é o mais indicado. Nesse formato, é possível distribuir o conteúdo em várias páginas, colocar um menu de navegação, hiperlinks nos textos e links para páginas específicas do seu site.
Mas, o mais espetacular, é o BOTÃO DO WHATSAPP. Se o seu prospect estiver lendo o PDF no celular e clicar no botão do WhatsApp, o aplicativo irá abrir, possibilitando contato imediato com seu escritório.