whatsapp WhatsApp-baker

Nomes para Pet Shop. Dicas para criar nomes originais

Nomes para Pet Shop são difíceis de criar, quase todos os melhores nomes já existem.

Infelizmente, é isso mesmo, quase todos os nomes curtos, criativos e que chamem a atenção, estão na fachada de alguma Pet Shop, basta fazer uma busca no Google. O número de marcas de Pet Shops registradas no INPI, Instituto Nacional de Patentes Industriais, não pára de crescer.

Com a crise, o desemprego aumentou e muitos brasileiros viram no mercado Pet uma oportunidade para empreender, o que ocasionou uma quantidade enorme de processos de registro de marca.

Outro fator que dificulta a criação de nomes originais para Pet Shop é o amadorismo de quem cria, já que a maioria dos autores dos nomes são os próprios donos da loja.

 

Como criar um nome para Pet Shop que seja original?

A resposta está em utilizar técnicas de criação de nome de empresa denominada NAMING, a mesma usada pelos profissionais de branding. Continue lendo para saber como criar nomes profissionais para Pet Shop.

 

Nomes de Pet Shop devem estar de acordo com o posicionamento da empresa

O Brasil já é considerado o 2º maior país do mundo em população de cães, gatos e aves.

Com as taxas de natalidade em queda no país, famílias tendo filhos cada vez mais tarde e o número de idosos solitários aumentando, os pets se tornaram uma opção de companhia.

As grandes lojas do segmento como a Petz e a Cobasi, de olho nessa demanda gigante, estão espalhando lojas por todo o país e ameaçam os pequenos empreendedores.

Posicionar-se no mercado é fundamental para sobrevivência das novas lojas e o nome da Pet Shop deve demostrar este posicionamento tanto quanto possível.

 

Naming, a maneira mais eficaz para criar nomes de Pet Shop

NAMING é um estudo de nomes planejados, fundamentados no posicionamento e diferencial da Pet Shop. Antes de começar a criar uma lista de nomes é importante que você já tenha um Plano de Negócios. No site do SEBRAE é muito provável que você encontre um modelo de plano para você baixar.

O Plano de Negócios define seu posicionamento. Por exemplo, se você deseja ter uma Pet Shop de luxo, com produtos de alto valor, um nome divertido talvez não seja uma boa ideia.

 

Estudo da composição da palavra e a sonoridade

A estratégia de Naming não leva em consideração somente o posicionamento e os diferenciais da empresa, mas também a composição da palavra.

Sonoridade, pronúncia, tamanho da palavra, rima, sequência vogal e consoante, toda a estrutura da palavra ou das palavras são importantes e estudadas exaustivamente até chegar em uma lista de nomes.

Eu escrevi um artigo sobre como criar nomes de empresas e mostrei como exemplo prático a criação de nome para Pet Shop. Leia no artigo Lista de Nomes de empresas: 5 passos para você criar nomes originais, registráveis e inesquecíveis.

 

Contemporaneidade do nome

Esqueça os modismos e gírias. Bons nomes de empresas duram décadas. Também é importante, no processo criativo do nome da sua loja, levar em consideração seus planos a longo prazo.

Exemplo: por que criar um nome relacionado a produtos naturais se você pretende no futuro vender rações industrializadas? Usar o nome da rua onde está localizada a loja, praça ou bairro pode ser um tiro no pé se você mudar de local.

 

Crie uma lista com no mínimo 10 nomes para Pet Shop, depois faça uma filtragem

nomes para pet shop

Vá eliminando os nomes cuja resposta para as perguntas abaixo seja NÃO:

 

  1. Está de acordo com o posicionamento?
  2. É pronunciável?
  3. É relativamente curto?
  4. Não sugere outras palavras negativas?
  5. É fácil de memorizar?
  6. Está disponível para registro o INPI?
  7. Domínio .com.br está disponível?

 

Cuidado com os trocadilhos para não criar nomes idiotas

Não há nenhum problema em usar trocadilhos, mas há um certo abuso nesse segmento de mercado. Muitas vezes, fica confuso e piora na hora de criar o logotipo. Veja alguns exemplos de nomes de Pet Shop confusos que usaram trocadilhos:

 

AUQMIA

KÃOMILÃO

CÃOBELEIREIRO

 

Incrível, essas lojas de Pets existem! Imagine a telefonista atendendo o telefone “Cãobeleireiro Petboutique, bom dia“. Cãofuso, você não acha? Talvez você queira ver mais alguns nomes estranhos de PetShop.

 

Nomes para pet shop para você se inspirar

Selecionei alguns nomes originais, registrados ou em processo de registro de marca para você se inspirar e criar outros nomes que ninguém ainda pensou.

BISHOPPING

BISHOW

MI&MO

AMIGO PET

CLUBE DO PET

SKYPET

PETYBON

FEST PET

VITALPET

ANIMALADA

ANIMALEJO

IFE VET

PET MODELL

BICHO DE LUXO

 

Registre o nome da sua Pet Shop no INPI

Não registrar o nome da marca no INPI é um grande vacilo. Escolher um nome que já está registrado é condenar seu negócio a ser eternamente pequeno. É impossível expandir sua Pet Shop se você não registrar sua marca.

Imagine você fazer a fachada, site, material promocional e depois receber uma intimação judicial e ainda pagar uma multa por uso indevido da marca. Chato, né? Saiba tudo sobre como registrar a sua marca de pet shop e banho e tosa no artigo “Como Funciona o Registro de Marca“.

 

Registre o seu site com o nome da sua Pet Shop

Um nome fácil de ser encontrado na internet e que esteja desimpedido para registro de domínio (nome do site), também precisa ser considerado na escolha do nome da marca. Saiba se o nome que você escolheu já está registrado como domínio no site do Registro.br

 

Criação de nome para Pet Shop não é para amadores

Como você pode ver, a criação de nomes não é para amadores. Exige conhecimento em namig, criatividade e muita pesquisa. Estou à sua disposição para apresentar um orçamento e trabalharmos juntos na escolha do nome para sua Pet Shop.

 

Artigos relacionados a Pet Shop

Nomes para petshop e logotipo

Criação de logotipos para Pet Shop –>

 

Nomes para pet shop e logotipo

Criação de Identidade Visual para Pet Shop –>

 

Nomes para Clínicas Veterinárias –>

Como criar nome de empresa –>

Ronaldo Baker

Ronaldo Baker cria nomes para empresas, identidades visuais e marketing digital para todo Brasil. Designer há mais de 30 anos. Especializado em Design, Naming e Marketing Digital. Graduado em Comunicação Visual (UFSM). Pós-graduado em Marketing (FGV). Pós-graduando em Branding (ESPM). Curso de registro de marcas (INPI). É o autor dos artigos deste site, bakerdesign.com.br