whatsapp WhatsApp-baker

O que é marca

Podemos definir o que é marca de acordo com o conceito de Philipe Kotler ou o conceito mais amplo de David Aeker e a definição técnica do Instituto Nacional de Patentes Industriais (INPI).

Definição de marca segundo Philip Kotler

“A marca é um nome, termo, sinal, símbolo ou combinação dos mesmos, que tem o propósito de identificar bens ou serviços de um vendedor ou grupo de vendedores e de diferenciá-los dos concorrentes”.

 

Definição segundo Aaker

Aeker ampliou o conceito de marca. “É um conjunto de ativos e obrigações ligados à marca, seu nome e logotipo: aquilo que acrescenta ou subtrai valor a um produto ou serviço para a empresa e seus clientes”.

 

O que é marca segundo o INPI

“Marca é um sinal distintivo cujas funções principais são identificar a origem e distinguir produtos ou serviços de outros idênticos, semelhantes ou afins de origem diversa.”

Conhecer a definição de marca especificada pelo INPI é muito importante no caso de empresas ou pessoa física ter o interesse em registrar uma marca. Saiba mais sobre registro de marcas neste artigo “Registro de Marcas“.

Ronaldo Baker

Ronaldo Baker cria nomes para empresas, identidades visuais e marketing digital para todo Brasil. Designer há mais de 30 anos. Especializado em Design, Naming e Marketing Digital. Graduado em Comunicação Visual (UFSM). Pós-graduado em Marketing (FGV). Pós-graduando em Branding (ESPM). Curso de registro de marcas (INPI). É o autor dos artigos deste site, bakerdesign.com.br