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Como fazer uma apresentação de empresa com Marketing Digital

Fazer uma apresentação de empresa usando o Marketing Digital é a forma mais eficaz de captar novos clientes.

Há pouco tempo, muitos empreendedores acreditavam que marcar uma reunião por telefone com um prospect, entregar um folder ou fazer uma apresentação em Power Point era a única forma de apresentar a empresa.

As reuniões presenciais continuam importantes, mas para aumentar o alcance da prospecção e escalar seu negócio não funciona tão bem quanto a apresentação com Marketing Digital.

As incontáveis reuniões marcadas com um público, que muitas vezes não está no momento de compra, é desperdício de tempo e dinheiro.

O destino da maioria dos folhetos impressos é o lixo, as ligações telefônicas são inconvenientes e a apresentação em Power Point é perda de tempo.

 

Por que a apresentação utilizando Marketing Digital funciona mais do que a tradicional?

A nova geração de consumidores não quer perder tempo com reuniões. Familiarizados com o mundo virtual, estão conectados o tempo todo na internet e fazem buscas constantes no Google para encontrar o produto e o serviço certo. O olho no olho não é tão decisivo para comprar.

 

Apresentação de empresa sozinha não vende no Marketing Digital

A apresentação de empresa no Marketing Digital não é apenas um folder virtual ou um e-mail marketing, Ela faz parte de um conjunto de ações que seguem etapas que chamamos de jornada de venda ou funil de vendas.

Veja a seguir sobre o que é e como funciona o Funil de Vendas do Marketing Digital.

 

O que é o Funil de vendas do Marketing Digital

Funil de Vendas do Marketing Digital

O funil de vendas do Marketing Digital é um modelo que representa a jornada de vendas. Você pode saber mais sobre Funil de Vendas no site do Resultados Digitais. Veremos cada etapa do funil.

 

ATRAIR
Como descrevemos no início do artigo, na apresentação tradicional o vendedor marca uma reunião com o prospect para fazer uma apresentação da empresa

No Marketing Digital, primeiramente atraímos o prospect para a apresentação. A ferramenta de atração pode ser um anúncio no Google, uma página no Google Meu Negócio, um artigo nas Redes Sociais ou no próprio site.

O objetivo dessa primeira etapa é atrair somente pessoas interessadas em seu produto ou serviço. Eu escrevi um artigo sobre Marketing Jurídico que descreve como aparecer na primeira página no Google para atrair prospects para o site.

 

CONVERTER

Os anúncios do Google apontarão para uma página do seu site. A página terá um conteúdo que mostrará a solução de um problema (dor), confrontará com as objeções de compra e mostrará o porquê dele comprar de você e não da concorrência. Mas tudo será inútil se ele não deixar o nome, telefone ou email, ou não entrar em contato. Por isso, a página precisa estimular o prospect a entrar em contato. Veja um exemplo de apresentação de serviço de Marketing Digital para dentistas utilizando uma página nos site. Toda página estimula o contato a entrar em contato por telefone, e-mail, WhatsApp, formulário de contato.

 

RELACIONAR

Se você fez tudo certo na etapa anterior, ele entrará em contato com você por WhatsApp, telefone ou email. Quanto mais tempo se relacionar com ele, respondendo a perguntas,  enviando mais conteúdo, dando dicas, maiores são as chances de você vender.

 

VENDER

Se o seu prospect chegou até aqui, você filtrou todos os indesejáveis e aqueles que não estavam no momento para comprar. Agora é o momento de vender, é o momento que seu prospect se tornou cliente.

 

A apresentação da empresa no funil do Marketing Digital

apresentação de empresa no marketing digital

A sua apresentação deve estar na segunda etapa do funil de vendas, em CONVERTER.

E por que não estar na primeira etapa em ATRAIR? Porque ao chegar na segunda etapa, o seu público já passou pelo primeiro filtro, tornando mais fácil a conversão para ele entrar em contato com você.

 

Vantagens em fazer uma apresentação utilizando o Marketing Digital

  • maior alcance de público-alvo
  • mensuração de resultados
  • apresentação direcionada a um público específico
  • custo menor do que a impressão de um folder ou catálogo

 

Maior alcance de público-alvo

A internet proporciona um grande alcance de público. É possível enviar uma apresentação em PDF por email e WhatsApp para praticamente qualquer lugar onde há internet ou alguém usando o aplicativo. Sem mencionar no Google Meu Negócio (continue lendo para saber mais sobre ele) onde sua empresa estará presente nas primeiras páginas da busca do Google.

 

Mensuração de resultados

O Marketing Digital possui inúmeras ferramentas para mensurar quantas pessoas abriram seu email, quantas pessoas viram sua apresentação no Google Meu Negócio, a que hora e de onde acessaram sua apresentação, e muito mais.

 

Apresentação direcionada a um público específico

É importante mencionar que a apresentação da sua empresa somente trará resultados utilizando o Marketing Digital se for focada para um público específico, portanto o conteúdo terá que ser preparado para atrair um nicho específico de pessoas.

Veja por exemplo de uma prospeção que realizei destinada a captar clientes para Campanhas no Google Ads.

 

O público-alvo, no Marketing Digital denominamos de “persona”, foi definido como:

  • dentistas, homens e mulheres com mais de 30 anos;
  • consultórios localizados na cidade de Porto Alegre;
  • necessidade (no Marketing Digital denominamos de “dor”) urgente em captar novos pacientes;
  • renda suficiente para investirem de R$ 600,00 a R$ 1.000,00 todos os meses em campanhas no Google Ads.

 

Tipo de Apresentação para atrair o meu público-alvo:

  • apresentação em PDF;
  • página específica no meu site apresentando meus serviços de administração de campanhas no Google Ads, quem eu sou, meus diferenciais, depoimento de clientes satisfeitos

 

Tipos de apresentação utilizando o Marketing Digital

Para que a apresentação traga resultados, ela precisa fazer parte da jornada de vendas do Marketing Digital. Esta jornada também é conhecida como funil de vendas do Marketing Digital.

 

A apresentação pode estar na forma de texto, arquivo em PDF ou vídeo.

  1. Apresentação no Google Meu Negócio
  2. Apresentação no site
  3. Apresentação nas Redes Sociais
  4. Apresentação em PDF
  5. Apresentação em vídeo
Ronaldo Baker

Ronaldo Baker cria nomes para empresas, identidades visuais e marketing digital para todo Brasil. Designer há mais de 30 anos. Especializado em Design, Naming e Marketing Digital. Graduado em Comunicação Visual (UFSM). Pós-graduado em Marketing (FGV). Pós-graduando em Branding (ESPM). Curso de registro de marcas (INPI). É o autor dos artigos deste site, bakerdesign.com.br