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Como fazer seu Marketing Jurídico Digital sem gastar quase nada

Você está abrindo seu escritório de advocacia e não tem muito dinheiro para gastar com marketing jurídico, acertei?

Esse artigo foi criado para ser encontrado no Google por advogados que estão abrindo seus próprios escritórios de advocacia.

Eu criei esse texto pensando em quais palavras um advogado do meu público-alvo digitaria na busca do Google.

Provavelmente os termos seriam semelhantes a “marketing jurídico digital” ou ”site jurídico”.

Então você já deve ter percebido que a primeira dica de como fazer marketing , sem gastar quase nada, é ter um site de advocacia que apareça na busca do Google.

As informações úteis que encontrará neste artigo para que você não gaste muito com seu Marketing Digital são:

#1 – Site jurídico: sua ferramenta mais poderosa do Marketing Digital

#2 – Anúncios Google Adwords: apareça no topo do Google

#3 – Apareça na busca orgânica: de graça!

 

#1 – Site jurídico: sua ferramenta mais poderosa do Marketing Digital

Eu tenho certeza que você já sabe da importância do Marketing Digital no Marketing Jurídico.

Eu falo mais sobre a importância no artigo Marketing Digital para Advogados.

Sem um site não há como essa estratégia de marketing dar certo.

Você não precisa gastar muito para ter um site para por em prática sua estratégia de marketing digital, se você usar o sistema WordPress.

 

Site em WordPress com ferramentas de Marketing Digital

O WordPress é uma plataforma que possibilita você mesmo a criar seu site.

Você cria páginas, artigos, altera imagens, menus ou, se você desejar, transforma o site do seu escritório de advocacia em um blog para conversar com seu público.

Outra vantagem do WordPress é a possibilidade de instalar ferramentas gratuitas de marketing digital que ajudarão você a criar textos com grande chance de aparecerem na primeira página do Google.

Eu escrevi um artigo em que eu descrevo a 7 Vantagens que Você Ganha com um Site Jurídico em WordPress.

Têm muitas empresas de hospedagem de sites, como o UOL e Locaweb, que oferecem a plataforma WordPress de graça.

Para instalar o site WordPress no seu domínio, basta seguir as instruções do painel da sua hospedagem que você contratou.

Você escolhe um tema gratuito que vem junto do WordPress ou faz uma busca dentro do painel administrativo do WordPress.

Vai aparecer no seu painel mais ou menos como na imagem abaixo, depois de clicar no no botão “Aparência”, no menu da esquerda:

 

Você encontra imagens gratuitas para usar em seu site de advocacia em sites de banco de imagens.

Mas você terá que recortar a imagem, reduzir tamanhos, entre outras coisas que, se você não entender alguma coisa de tratamento de imagem, você vai sofrer um pouco para deixar o layout agradável, atrativo e vendedor.

Se você não entende nada disso, não tem tempo e quer um tema diferenciado, sugiro contratar um web designer.

Eu crio para você, se você quiser. Envie um email parar eu passar um orçamento, [email protected].

Vale a pena investir no layout. Não custa muito, se você considerar que não precisará alterar o site por um bom tempo.

Depois do web designer criar o layout e a estrutura do seu site, é só você criar novos artigos e fazer uploads de imagens porque o mais difícil já foi feito.

 

Crie um site jurídico que apareça na primeira página do Google

Não adianta nada ter um site se ninguém visita.

Ele precisa aparecer no Google como os escritórios de advocacia bem posicionados da imagem abaixo:

Site jurídico na primeira página do Google
Ao digitar na busca do Google “Advogados Porto Alegre”, o resultado é dividido em duas partes: anúncios pagos e resultados da busca orgânica . Na busca orgânica podemos ver o mapa do Google com os escritórios próximos ao local onde eu estava com meu computador no momento em que eu fiz a busca. No entanto, só aparecem escritórios de advocacia inscritos no Google Meu Negócio.

Como o site do meu escritório de advocacia vai aparecer na primeira página do Google?

Qual é a resposta certa:

a) através de anúncios no Google
b) através dos resultados da busca orgânica

 

Se você escolheu a resposta “A”, você acertou. Se escolheu a resposta “B”, também acertou. Mas a diferença da resposta “B” é que você não precisa gastar nada para aparecer na busca orgânica do Google.

Opa! Tem um termo novo aí: “busca orgânica”.

Primeiro, deixa eu explicar o que são os anúncios pagos do Google.

 

#2 – Anúncios do Google Adwords: apareça no topo da página do Google 

Essa é a parte que você vai ter que gastar (investir) um pouco se quiser aparecer no topo do site do Google.

Criando anúncios no Google Adwords.

Eles ficam no topo da página da busca e têm um “AD” ou “ANÚNCIO” dentro de um retângulo, no começo do texto.

É praticamente certo seu site aparecer no topo da primeira página do Google se você pagar para o Google.

Veja como os anúncios aparecem nos resultados da busca do Google quando eu digito “advogados porto alegre“:

 

 

Quanto custa anunciar meu site jurídico no Google

Infelizmente, não é barato anunciar escritórios de advocacia no Google comprando as palavras “advogados porto alegre“.

Sim, para anunciar no Google você precisa comprar palavras no Google Adwords, site do Google destinado a anunciantes.

Vou explicar melhor. Suponha que você comprou a palavra-chave “advogados porto alegre”. Cada vez que alguém fizer uma busca com esse termo e clicar no seu anúncio você paga para o Google o valor dessa palavra.

O Google faz um leilão dessas palavras-chave, ou seja, quanto mais anunciantes comprarem a mesma palavra-chave, mais cara ela custa.

Para saber quanto custa uma palavra-chave no Google Adwords, eu utilizei uma ferramenta gratuita do Adwords, o “Planejador de Palavras-Chave”.

Para o termo “advogados Porto Alegre”, um único clique no anúncio custa hoje entre R$ 1,14 a R$ 3,99.

O valor do clique irá aumentar, se continuarmos aqui no Brasil a seguir a tendência do marketing digital nos Estados Unidos.

Considerando que você irá precisar de muitos cliques para conseguir captar um único cliente, você terá que investir muito dinheiro e durante muito tempo.

No entanto, você pode comprar palavras mais baratas relacionadas à atuação do seu escritório.

Para encontrar os termos mais em conta com o seu orçamento, o Google Adwords disponibiliza a ferramenta Planejador de Palavras-Chave (Google Keyword Planner).

Como o assunto desse artigo é como fazer marketing jurídico sem gastar quase nada, então o que nos interessa é aparecer na busca orgânica do Google.

 

#3 – Apareça na busca orgânica: de graça!

Aquela parte que fica logo após os anúncios pagos é o resultado da busca orgânica.

Têm duas formas para aparecer no resultado da busca orgânica:

  1. Através do Google Meu Negócio
  2. Através do conteúdo de qualidade do seu site jurídico

 

A primeira coisa que você precisa fazer para aparecer no Google é se cadastrar no Google Meu Negócio.

Lá você coloca seu endereço, telefone, os serviços e fotos do seu escritório.

 

1. Através do Google Meu Negócio

Fazendo isso, seu site terá boas chances de aparecer desta forma:

O Google Meu Negócio irá mostrar os escritórios de advocacia próximos de quem fez a busca no Google.

Se você não estiver inscrito no Google Meu Negócio, seu concorrente vai aparecer na sua frente.

 

2. Através do conteúdo de qualidade do seu site jurídico

A segunda forma é através de um bom conteúdo jurídico. É aqui que a mágica acontece. E o mais legal: é totalmente de graça!

Seu site aparecerá no Google desta forma:

OPA!!! Os primeiros resultados da busca orgânica pela palavra-chave “advogados porto alegre” não são de escritórios de advocacia.

Essa é a boa notícia. Poucos escritórios estão trabalhando com Marketing de Conteúdo.

É a sua grande oportunidade para estar na primeira página do Google.

 

Mas o que é “conteúdo de qualidade” no Marketing  Jurídico Digital?

A grande estratégia de Marketing da atualidade é o Marketing de Conteúdo.

E vale também para o Marketing Jurídico.

Quando eu falo de “conteúdo de qualidade” para sites jurídicos, não estou falando somente de um texto bem escrito.

É preciso seguir algumas regras para que o Google encontre o seu site e considere seu artigo relevante para quem fez uma pesquisa no Google.

Aqui vai algumas dicas para criar um conteúdo de qualidade para os “olhos do Google”:

  1. Escolha uma palavra-chave para cada artigo
  2. A palavra chave precisa aparecer no título e na URL do artigo
  3. As imagens precisam ter nomes com a palavra-chave
  4. Escreva no mínimo 2 mil palavras
  5. Não use termos do Direito que só advogados entendem. Não esqueça que o seu alvo não entende nada de Direito
  6. Para ajudá-lo na criação do seu conteúdo de qualidade, instale um plugin no seu site. Minha sugestão é o Yoast Seo

 

Se eu posso pagar por campanhas de anúncios no Google, por que é importante aparecer nos resultados da busca orgânica?

Segundo o guru dos gurus do marketing digital, Neil Patel, 70% dos cliques vão para os resultados orgânicos, enquanto que somente 30% vão para os anúncios pagos.

Cliques na primeira página do Google

Resumindo

  1. Ter um site jurídico é a forma mais barata do Marketing Jurídico
  2. Divulgue o site do seu escritório aparecendo na primeira página do Google de duas formas: anúncios pagos e com conteúdo de qualidade
  3. Cadastre-se no Google Meu Negócio para que seu escritório de advocacia apareça no mapa do Google

 

Você não tem tempo ou achou complicado criar um site para seu escritório de advocacia?

Entre em contato comigo para ver como posso ajudá-lo. Envie um email para [email protected]

 

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Ronaldo Baker

Ronaldo Baker cria nomes para empresas, identidades visuais e marketing digital para todo Brasil. Designer há mais de 30 anos. Especializado em Design, Naming e Marketing Digital. Graduado em Comunicação Visual (UFSM). Pós-graduado em Marketing (FGV). Pós-graduando em Branding (ESPM). Curso de registro de marcas (INPI). É o autor dos artigos deste site, bakerdesign.com.br