whatsapp
Nomes para clínicas médicas

Nomes para clínica médica: como criar um nome forte e original para sua clínica

Nomes para clínica médica criativos são importantes para se destacar da concorrência. Nomes de clínicas de saúde devem transmitir um conceito, apresentar os diferenciais da clínica e causar empatia com seus clientes através de nomes mais humanos e originais.

 

Alguns nomes que criei para clínicas de São Paulo, Rio Grande do Norte e Ceará

Nome para clínica médica, obstetrícia e medicina de São Paulo. Criação de e identidade visual, logotipo para clínica.
Criação de nome e Identidade Visual para clínica de saúde especializada em obstetrícia e medicina chinesa
Criação de nome para clínica médica e de psicologia.

Nome para clínica de medicina e psicologia do Ceará.
Nome para clínica de medicina e psicologia do Ceará. O trabalho de criação do nome realizado em conjunto com o cliente, que apresentou ideias de nomes. Os nomes foram amplamente pesquisados e verificados no registro de marcas para evitar processos jurídicos e facilitar o deferimento do registro da marca no INPI.

Um nome criativo é importante, mas nem sempre é o que determina a escolha de um bom nome para clínica de saúde. Podemos usar o nome do médico, por exemplo.

Nome para clínica médica de Porto Alegre com o nome do médico proprietário
Nome de clínica usando o nome do médico e criação de identidade visual.

Como criar um nome para sua clínica médica

#1. Posicione a marca da clínica – qual é o verdadeiro diferencial da sua clínica

#2. Quando usar o nome do médico – atributos da marca estão associados ao médico, tanto como profissional como pessoal. Isso é positivo ou negativo?

#3. Crie nomes originais – união de palavras e abreviações que formam palavras novas

#4. Por que registrar nomes de clínicas médicas – como e onde registrar o nome e o logotipo da sua clínica

#5. Aprenda a criar nomes seguindo este passo a passo – criação de nome para clínica de São Paulo

 

#1. Posicione a marca da clínica

A primeira coisa que você precisa ter em mente antes de começar a criar uma lista de nomes é que uma clínica médica é igual a qualquer outro negócio.

Portanto, o posicionamento da sua marca é imprescindível para o sucesso da sua clínica. Para ajudá-lo a encontrar um posicionamento correto, responda estas perguntas:

  • Qual é a missão da clínica?
  • Qual é a visão?
  • Quais são os valores da clínica?
  • Quem são seus pacientes?
  • Quais são os seus diferenciais em relação a concorrência?

 

#2. Quando usar o nome do médico?

Essa é uma dúvida muito comum dos meus clientes. É uma decisão que precisa ser tomada pensando no futuro da clínica. Quando o médico decide escolher seu próprio nome, deve estar ciente de que a marca da sua clínica estará fortemente ligada à sua pessoa. Veja:

  • Carregará consigo todas as associações pessoais que poderão ser tanto positivas como negativas.
  • A marca envelhecerá junto com o médico e isso deve também ser levado em conta.
  • A marca ficará mais forte à medida que o médico adquirir experiência e construa autoridade na sua especialidade.
  • Deve-se levar em conta que pode ocorrer erro médico e isso pode afetar a reputação da clínica como um todo.
  • Outro fator que deve ser levado em conta é a diversidade de especialidades médicas que a sua clínica oferecerá. Provavelmente para cada especialidade haverá um médico (muitas vezes sócios da clínica) que atenderá especificamente determinada área da medicina. Nesses casos, recomendo que crie um nome original que não esteja associado ao nome do médico.

 

#3. Quando usar nomes originais não relacionados com o nome do médico?

Crie nomes originais quando:

• não se quer associar o nome da clínica a um único médico;

• a clínica terá vários sócios também médicos;

• a clínica oferecerá atendimento em áreas distintas da medicina.

 

Como eu crio nomes originais para clínicas médicas?

Quando eu preciso criar um nome para clínica médica, eu uso uma técnica de naming que utiliza acrônimos, abreviações, sufixos entre outras técnicas para criar novas palavras.

Eu escrevi um artigo que explica tudo o que você precisa saber sobre criação de nomes e como eu faço para criar nomes para empresas.

Um acrônimo, palavra de origem grega ákros (extremo) mais onoma (nome), é um nome criado pela união das primeiras letras ou sílabas iniciais de um grupo de palavras.

Nomes de clínicas e nomes de empresas formados por palavras criadas, que não existem na língua portuguesa, são mais fáceis de serem registrados no INPI (Instituto Nacional de Patentes Industriais), órgão federal responsável pelo registro de marcas no Brasil, porque são originais e não existem na língua portuguesa.

 

Exemplo de técnica de criação de nome: união de duas palavras que formam uma palavra nova

A união de duas palavras ou sílabas de duas palavras está entre as técnicas mais eficazes na criação de nomes originais para clínicas médicas. Veja, a seguir ,um caso real onde eu utilizei esta técnica.

Fui procurado por uma Clínica Médica de São Paulo para criar um nome original. A clínica é especializada em Medicina Chinesa e Obstetrícia. Assista no vídeo a criação do nome para a clínica médica:

Procurei uma palavra que traduzisse todo o significado da especialização dos médicos. “VIVER” é uma palavra forte que tem tudo a ver com a especialização da clínica. Depois procurei uma segunda palavra: “CLÍNICA”. Unindo as duas palavras para formar uma palavra nova: ViverClin.

VIVER + CLIN = VIVERCLIN

“CLIN” tem o mesmo som da palavra em inglês “CLEAN”, “limpo”, “leve”, então temos o significado também para “Viver com leveza”. Veja o passo a passo da criação do nome para a clínica mais adiante neste artigo ou saiba tudo sobre como eu crio nomes de empresas neste artigo Criação de Nomes de Empresas.

 

#4. Por que registrar nomes de clínicas médicas

Nomes de clínicas médicas, odontológicas, psiquiátrica, são como marcas de qualquer empresa e, portanto, também possuem valor.

Muitas vezes são copiadas por outras clínicas que querem pegar carona no sucesso de outras clínicas. O registro do nome da clínica médica no INPI é imprescindível para proteção da marca e para criar valor.

Se você não registrá-la, correrá um risco real de sofrer um processo judicial e ainda ter que pagar uma indenização para a clínica que se sentir lesada pelo uso indevido do nome.

O registro de marca é concedido pelo órgão governamental Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) e tem a duração inicial de dez anos, prorrogáveis.

Saiba mais sobre registro de marcas no meu artigo “Como Funciona o Registro de Marca“.

 

#5. Aprenda a criar nomes seguindo este passo a passo (case ViverClin)

Nome para clínica médica e identidade visual

A seguir, você verá como foi cada etapa do processo de criação do nome e registro da marca para clínica médica de São Paulo.

  1. Briefing
  2. Construção Nominativa
  3. Verificação de Registro de Marca e Domínio
  4. Busca informal
  5. Criação de Identidade Visual
  6. Depósito da Marca no INPI
  7. Processode Registro da Marca
  8. Deferimento do Registro da Marca

 

Passo 1: briefing criação de nome para clínica

O meu cliente recebe nesta etapa um questionário de briefing com perguntas que devem ser respondidas com respostas mais completas e descritivas quanto for possível.

Sobre o negócio:

Clínica, Consultório de Ginecologia, Obstetrícia e Medicina Chinesa. O diferencial do negócio está em conciliar a medicina ocidental na especialidade Ginecologia e Obstetrícia com a Medicina Chinesa.

É necessário que o nome da clínica:

  • Estabeleça afinidade com as pessoas, sendo adequado ao universo dos seus públicos.
  • Seja um desdobramento linguístico e criativo da estratégia da marca.
  • Ofereça distinção visual e sonora.
  • Seja identificado como essência e síntese da corporação, produto ou serviço o qual representa.
  • Tenha pronúncia, leitura e escrita coerentes, proporcionando fácil memorização.
  • Esteja desimpedido para registro nos mercados de atuação.

 

Passo 2: construção nominativa

Apresentação de lista (short-list) com até 10 sugestões de nomes para clínica

Todos os nomes apresentados no short-list possuíam grande possibilidade de serem aceitos pelos técnicos do INPI e, de fato, o nome escolhido para registro foi deferido no processo de registro da marca.  Na criação do nome para clínica,  utilizamos uma técnica que compreende:

1) Criação de acrônimos: abreviação que formam palavras novas
2) Combinação de palavras em português e chinês

Sugestão de nomes apresentados para clínica:

TaoMedi
Combinação de palavra chinesa com abreviação. “TAO” significa literalmente em chinês “o caminho”, mas também no sentido filosófico e mais abrangente o conhecimento intuitivo da vida. “MEDI” é a abreviação de “medicina”.

 

GioMedic
Acrônimo. Abreviação das palavras Ginecologia, Obstetrícia e Medicina Chinesa.

 

TaoVida
Combinação de palavra chinesa com palavra em português.

“TAO” significa “o caminho” e “VIDA” palavra em português que torna o nome da clínica mais humano.

 

Nome escolhido: ViverClin

Construção Nominativa: união de duas palavras “Viver” + “Clin” (abreviação de “clínica”).

Nome que valoriza a vida do ser humano, tem sonoridade, remete a algo “leve” e “clean”, como já vimos no começo deste artigo.

Saiba mais sobre como é o processo de criação de nome para empresa.

 

Passo 3: verificação de registros de domínio e marca

Verificação por anterioridade no INPI e domínio no registro.br. Apresentação de grau de dificuldade do registro e possíveis concorrentes que poderão apresentar oposição ao registro da marca.

 

Passo 4: busca informal utilizando ferramentas de busca e sites da Junta Comercial local

Mesmo que não haja registro no INPI de marcas similares, é importante verificar se há concorrentes com o mesmo nome. O Google é uma excelente ferramenta para isso. O site da Junta Comercial da cidade de origem da empresa também é um ótimo local para buscar nomes semelhantes, embora isso não impeça o registro da marca no INPI.

 

Passo 5: criação da Identidade Visual

Após a aprovação do nome para a clínica médica, iniciou-se o processo de criação da Identidade Visual da marca.

Criação de nome para clínica médica e Identidade Visual para médicos de todo Brasil

Saiba como é o passo a passo para criação da Identidade Visual para Clínica Médica.

 

Passo 6: depósito da marca mista no INPI

A Identidade Visual foi aprovada pelo cliente. A arte do logotipo foi enviada para o INPI para início do processo de registro de marca mista.

O registro de marca mista é o registro do nome da marca juntamente com o desenho da marca, ou seja, o símbolo e o logotipo da marca.

 

Passo 7: processo de registro da marca mista

A marca mista (logotipo + nome) foi examinada pelos técnicos do INPI e publicada na revista oficial da entidade, uma espécie de Diário Oficial do registro de marcas e patentes.

A marca fica exposta na revista para que outras empresas possam apresentar oposição ao registro. Qualquer um pode apresentar oposição e reclamar seus direitos sobre o nome, mesmo sem direito algum.

Neste caso, temos que apresentar uma defesa que será examinada pelos técnicos do INPI. Essa é a parte chata do processo de registro, mas passando pelo período de apresentação de oposição, fica tudo mais tranquilo e a marca é deferida.

 

Passo 8: deferimento do pedido de registro de marca mista

Graças a pesquisa profunda durante o processo de criação do nome da clínica, não houve nenhuma oposição. O pedido foi deferido e a proprietária da marca realizou o pagamento do primeiro decênio do registro da marca que deverá renová-lo no final de um período de 10 anos.

 

Criação de Nomes para Clínica Médica faz parte do Plano de Construção de Marcas em 5 Passos

Saiba mais sobre o Plano de Construção de Marcas em 5 Etapas

 

Artigos relacionados à Clínica Médica

Criação de Identidade Visual para clínica médica

Como Criar Nomes para Clínica Odontológica

WhatsApp-baker