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Como vender pelo Instagram em 2022: 10 DICAS + BÔNUS

Saiba como vender pelo Instagram lendo este artigo e assistindo ao vídeo.

Com mais de 72 MILHÕES de usuários somente aqui no Brasil, o Instagram tem um engajamento de 30% maior que o Facebook. À medida que a plataforma do Instagram se torna mais amigável para vendedores e compradores, as vendas crescem mais e mais.

Em pesquisa feita em 2018, uma pesquisa mostro que 59% das vendas realizadas nas redes sociais vieram do Instagram.

Se você quer vender mais em 2020 e não quer ficar para trás da sua concorrência, continue lendo este artigo e não deixe de baixar o ebook de Como Vender Pelo Instagram, clicando no link no final deste artigo.

 

10 dicas de como vender pelo Instagram em 2022

1. Defina seu posicionamento enquanto marca

Deixe isso bem claro para seus seguidores. Esqueça o crescimento do número de seguidores e foque em um conteúdo que as pessoas queiram fazer parte de verdade para que queiram acompanhar suas postagens.

 

2. Não diga o que você faz nem o que você quer vender pelo Instagram

O usuário do áInstagram não quer comprar nada na plataforma. Eles não estão lá para comprar, mas para se comunicar, aprender, para apreciar coisas novas. Se você não for interessante, perderá posições de importância para o algoritmo do Instagram e não aparecerá mais para seus seguidores. Um ótimo exemplo de quem sabe fazer isso é a Redbull.

 

3. Construa uma audiência fiel e a mantenha a todo custo

A cada 50 seguidores conquistados, 30 param de seguir a sua marca. Isso ocorre porque, depois de adquiri-los, a maioria das marcas abandonam seus seguidores. Ou seja, esquece de responder, esquece de postar, interagem pouco e acabam perdendo mais e mais seguidores.

 

4. Crie chamadas para ação

Chamadas para ação são frases que digam o que seu seguidor deve fazer. Por exemplo “baixe o ebook com 30 ideias para postar no Instagram”, “como vender muito mais pelo Instagram”, “garanta 30% de desconto clicando aqui”, etc.

 

5. Se preocupe com a qualidade das legendas (texto) e não com o tamanho

O importante é o quanto o texto irá envolver os seguidores e o que ajudará a fundamentar a chamada para ação (CPA).

Dica bônus:

  • Legendas longas: quando queremos ensinar alguma coisa, ou seja, quando precisamos explicar como é um produto novo ou serviço novo, quando precisamos gerar valor;
  • Legendas curtas: para ações rápidas, como por exemplo quando temos que avisar que tem uma aula liberada, uma oferta, desconto imperdível, etc.

 

6. Entre ao vivo

As lives do Instagram tendem a aumentar o engajamento e ajudam a avisar seus seguidores que você está ali. Além disso, todo mundo começa a receber uma notificação de que você está ao vivo.

Faça lives com influenciadores, de ofertas de lançamento, eventos, perguntas e respostas, enfim, os temas são infinitos, basta olhar para sua persona e ver quais são os pontos de contato entre os interesses dela e da sua marca.

Faça lives uma vez pós semana ou a cada 15 dias. Descubra o que é melhor para você e para seus seguidores.

 

7. Hashtag da sua marca

Mais do que catadores de conteúdo ou de busca, as hashtags são formas de mostrar que você pertence a uma tribo ou a um movimento.

Enquanto a maior parte das empresas estão usando hashtags para somente aumentar seguidores e alcance da publicação, outras descobriram que podem ir muito além e podem criar um movimento em relação à empresa. Geram buzo e provas sociais que são fantásticas para conseguirmos mais clientes.

A hashtag #adorofarm, por exemplo, uma loja de roupas femininas muito famosas nas grandes capitais, consegum fazer isso de uma forma muito ativa. E como ela consegue fazer com que as pessoas usem a sua marca? Ela lançou a tag #adorofarm e começou a publicar a foto de todo mundo que usava essas tags, simples assim.

Além da Adorofarm, outras marcas também investem em hashtag próprias  e hashtags específicas de marketing que ajudam a sua ação aumentar um pouco mais de volume na internet. Algumas marcas que fazem isso: Coca-Cola, Itaú, entre outras.

 

8. Poste em Stories

Os stories do Instagram é mais visto que o feed. Use para novidades da marca, fazer um comunicado, conhecer melhor sua persona através das ferramentas que existem dentro dos stories, e além disso, você pode fazer algumas prévias de lançamento, anúncios, promoções e divulgar suas provas sociais com depoimentos de clientes.

 

9. Use as ferramentas do Instagram

A cada funcionalidade nova do Instagram, elas são incentivadas. Você pode perceber que quando as novas funcionalidades surgem, começam a pipocar no seu feed posts que utilizam essa nova ferramenta. É uma forma do Instagram incentivar a utilização dessas novas ferramentas.

É importante a criação do conteúdo acompanhe a utilização dessas novas funcionalidade. Utilizá-las proporcionará um alcance muito maior o que é interessante para o seu negócio.

 

10. Use influenciadores

Se couber no seu orçamento, use influenciadores. Infelizmente, você terá que pagar por isso. Os influenciadores sérios não aceitam permuta, a não ser que sejam iniciantes. O pagamento, convenhamos, é muito justo porque eles trarão clientes para seu negócio e ajudarão a vender seus produtos e serviços.

Hoje, não temos como falar em marketing nas redes sociais sem falar em influenciadores, mas é preciso escolher os influenciadores corretos. O que é um influenciador correto? É aquele que o seu cliente gosta e não o que você gosta. É aquele que o seu consumidor segue e vibra com esse influenciador.

Como saber qual o melhor influenciador para seu negócio? Pergunte para seu seguidor quem eles seguem e depois mapeie esse influenciador. Conheça os nichos que os influenciadores trabalham, veja como eles interagem com os seguidores, entenda se realmente o público do influenciador tem a ver com a sua marca e a sua persona.

 

DICA BÔNUS

11- Mescle seu produto com outros conteúdos

Não fique colocando fotos dos seus produtos o tempo inteiro. Dificilmente essas fotos de produtos irão envolver as pessoas com a sua marca.

Ninguém quer ver a foto de um produto com um fundo branco. As pessoas querem ver como esse produto vai melhorar a vida delas. Elas querem se enxergar dentro desse produto. Mostre a transformação dessas pessoas quando usam este produto.

Mostre os bastidores do seu negócio, mapeie os assuntos que tem a ver com seu produto e serviço, que tem a ver com seu consumidor.

Por exemplo: se você vende produtos de decoração, dê dicas de decoração de ambiente, organização de ambientes e de casas. Assim você reduz as suas fotos altamente profissionais e vai fazer com que a sua persona crie uma relação mais íntima, vai criar uma amizade com a sua marca, vai gostar mais do que você está falando.

Saiba mais sobre alguns segredos do Instagram neste vídeo “O Segredo do Instagram“.

 

 

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Ronaldo Baker

Ronaldo Baker cria nomes para empresas, identidades visuais e marketing digital para todo Brasil. Designer há mais de 30 anos. Especializado em Design, Naming e Marketing Digital. Graduado em Comunicação Visual (UFSM). Pós-graduado em Marketing (FGV). Pós-graduando em Branding (ESPM). Curso de registro de marcas (INPI). É o autor dos artigos deste site, bakerdesign.com.br