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Como vender em grupos de WhatsApp em 5 passos

Todo mundo sabe que é possível vender pelo WhatsApp. O WhatsApp é uma forma espetacular do Marketing Digital de fazer negócio e, provavelmente, você já deve estar usando seu aplicativo para vender seus produtos e serviços.

Mas você tem uma estratégia de vendas pelo WhatsApp? Será que você está usando de forma correta?

Bruno de Oliveira, do canal do YouTube Ecommerce na Prática e dono de vários negócios de sucesso, ensina neste vídeo como aplicar uma de suas estratégias para vender mais pelo WhatsApp.

 

5 passos para vender em grupos de WhatsApp

  1. Levar as pessoas até o grupo
  2. Início da comunicação dentro do grupo
  3. Apresentação da oferta
  4. Criar ansiedade
  5. Vender

 

Assista o vídeo e leia o texto da palestra de Bruno de Oliveira sobre como apresentar uma oferta pelo WhatsApp e vender muito mais.

 

 

Bruno de Oliveira ensina como vender fácil

Bruno de Oliveira, além de ser proprietário de muitas empresas de sucesso, também ensina novos empreendedores a vender pela internet.

Nesta palestra, vamos conhecer uma de suas estratégias utilizando grupos de WhatsApp. Saiba mais sobre como vender no WhatsApp no blog Ecommerce na Prática.

Eu extraí o texto do vídeo para que você possa encontrar com mais facilidade as partes mais interessantes para seu negócio.

 

Como funciona a venda pelos grupos?

Você não pode fazer isso o tempo inteiro. Você pode fazer a cada três meses. É o seguinte: você cria uma oferta e comunica para sua audiência.

Por exemplo, vou fazer uma liquidação no dia tal pra vender o produto XPTO com 40%, 50% de desconto ou para lançar um novo produto, uma nova coleção no dia tal.

Você vai comunicar desta forma para sua audiência: “se essa oferta faz sentido para você, os benefícios serão estes, estes ou estes”.

Crie uma oferta bem clara para o seu cliente. Você vai dar um link para ele e esse link direciona para um grupo de WhatsApp.

 

PASSO 1 – Levar as pessoas até o grupo

Como levar as pessoas até o grupo do WhatsApp?

Com um link. Como eu envio esse link e como eu comunico a oferta?

Tem várias formas:

  • Você pode fazer um disparo para sua lista de email com a oferta completamente descrita ali com o link.
  • Você pode fazer um disparo para sua lista de transmissão do WhatsApp (não interessa se você já tem esse contato e já se relaciona normalmente, eu quero colocar os interessados dentro de um grupo do WhatsApp).
  • Você também pode fazer uma postagem no Instagram, no Facebook e fazer um anúncio.

O lance é comunicar para essa audiência que você acredita que tem interesse na sua oferta e trazê-los para dentro do grupo do WhatsApp.

 

Por quanto tempo eu comunico às pessoas para entrar no grupo?

Geralmente, eu costumo iniciar em uma semana e a oferta acontece na outra semana. Por exemplo: começo a comunicar na quarta, na quinta, na sexta-feira e vou comunicando todos os dias, quarta, quinta, sexta, sábado e domingo.

 

PASSO 2 – Início da comunicação dentro do grupo

Semana 1: de quarta-feira até o domingo

Começo a comunicar na quarta-feira e todos os dias até domingo.

Esse grupo não é para realizar um sorteio, não é para entregar um conteúdo, não é para fazer nenhum bate papo, nenhum grupo de amigos. O grupo é único e exclusivamente para você ter a oferta do produto XPTO que eu já expliquei para a audiência detalhadamente.

A partir do momento que você começar a divulgar, vai começar a entrar pessoas no grupo a todo momento. Você disparou o email e vai entrar gente, comunicou no Instagram e vai entrar mais pessoas e você deixa.

Periodicamente, você comunica a essas pessoas o que está acontecendo ali. Você pode fazer isso umas três vezes por dia enviando uma mensagem ao grupo.

Exemplo: “olá pessoal, obrigado por vocês estarem aqui. Este grupo existe exclusivamente para você ter acesso a oferta XPTO e no dia tal (segunda-feira) eu vou publicar aqui no grupo um áudio (ou um vídeo) com todas as regras dessa oferta”.

Deixa isso muito claro para eles. E isso desde que o grupo iniciou, porque vão entrar pessoas o tempo inteiro e, se você não colocar as regras e deixar tudo muito claro, vira uma bagunça. Vai chegando um com “bom dia”, “boa tarde”, “boa noite”, aí outra manda uma corrente, outro começa a perguntar “de onde vocês são” e aí vira uma bagunça.

E você deixa regras claras: é proibido mensagens de boa noite, bom dia, de onde as pessoas são, é proibido qualquer coisa e, se você não concorda com essas regras, por favor saia do grupo. Vão sair algumas pessoas, mas serão poucas.

O negócio é o seguinte: grupo de WhatsApp é uma bomba. Se tiver uma pessoa que quiser acender um fósforo, explode! Todo mundo que pode vir a tumultuar o grupo, tem que sair. Você só quer pessoas que estiverem realmente interessadas na oferta.

 

PASSO 3 – Apresentação da oferta

Semana 2: Segunda-Feira

Na segunda-feira, que é o primeiro dia, você vai cumprir com a promessa e vai postar lá, vai mandar áudio ou vídeo, você que decide. Funciona dos dois jeitos. Já fiz os dois.

 

Começo do dia

Exemplo: “olá, pessoal. Muito obrigado por vocês estarem no grupo. Estou aqui para falar da oferta tal, com 70% de desconto para você adquirir o produto XPTO.

Para você participar, é muito simples, basta você permanecer no grupo e, na quarta- feira (é o dia 3), eu vou publicar em tal horário e o cupom de desconto para você aproveitar esta promoção”.

Você usa a estratégia que preferir. Você pode trabalhar com link, com cupom de desconto, com um link de pagamento do Pagseguro, do MercadoPago, você quem sabe.

 

Durante o dia

Depois que você publicar a mensagem na segunda (dia 1), vai continuar entrando gente, porque as pessoas não abrem os emails só no primeiro dia que a gente dispara.

Elas ficam abrindo os emails no dia seguinte, às vezes aquela postagem do Facebook foi compartilhada, a pessoa foi marcada e só viu depois.

Então o que você faz na segunda? Você postou de manhã o aviso, você vai postando aquelas regras novamente. Viu que entrou muita gente, vai postando as regras.

 

Final do dia

No final do dia, você posta de novo a mensagem número 1 para reforçar as regras da promoção, reforçar as condições e avisar as novas pessoas que entraram e reforçar para quem ainda não tinha visto.

 

PASSO 4 – Criar ansiedade

Semana 2: Terça-Feira

Ainda não é hora de vender!

 

Começo e durante o dia

É o momento de criar ansiedade para depois vender no WhatsApp. Você vai criar uma escassez, porque a gente trabalha com um produto físico, né, tem escassez de fato.

Não adianta mil pessoas quererem adquirir seu produto.

Você não vai ter estoque para atender, você não vai ter estrutura, então vai ter que dizer: “só tenho 10 peças”, “só tenho “30 peças”.

Fala a realidade. Se você não tiver escassez, você não fala isso, fala que vai ser por tempo ilimitado.

Você vai ver que acontece interação o tempo todo. As pessoas do grupo vão ver que tem muita gente interessada, então você coloca a sua equipe para tirar dúvidas e, com o passar do tempo, você vai respondendo.

Nesse dia (terça-feira – dia 2) é basicamente para isso.

 

Final do dia

Você pode enviar um áudio, no final desse dia, você faz um aviso: “amanhã, eu vou postar a oferta tal hora”.

 

PASSO 5 – Hora de vender no WhatsApp

Semana 2: Quarta-Feira

Na quarta-feira, você faz a oferta. Chegou a hora prometida!

 

Você vai gravar um novo vídeo, vai gravar um novo áudio, vai explicar a oferta, você vai enviar todas as condições. Vai mostrar a escassez e você vai ver que obviamente vai ser proporcional ao número de pessoas que você enviou para dentro do grupo.

Vai enviar o link para o site da compra, vai enviar o cupom.

O grupo no WhatsApp tem uma limitação de 256 pessoas (até a data de 12 de setembro de 2018 – talvez tenha mudado no momento que você está lendo este artigo).

A gente já fez essa oferta trabalhando com 50 grupos ao mesmo tempo. Não existe automação, é tudo manual, mas o resultado é proporcional a quantidade de pessoas, a quantidade de grupos.

 

Recomendações: “GRUPO É UMA BOMBA”

GRUPO É UMA BOMBA, conforme eu falei para vocês. É uma bomba relógio. É muito difícil gerar mais de 100 pessoas em um grupo.

Então eu limitaria a 100 pessoas. A gente trabalhou com 50 grupos, mas tinha um limite de 100 pessoas para cada grupo. Acaba ficando 90, 100, 110, acaba tendo um limite dentro de cada grupo e você respeita esse limite e vai trabalhando nesse sentido, vai reforçando a oferta e você pode esgotar essa oferta no mesmo dia.

Recomendo no máximo de quarta-feira (dia 3) até sexta-feira.

Feito isso, vai enviando o link, vai enviado o cupom, vai ter muita gente que não vai comprar na hora, vai ter dúvida. Você vai respondendo as dúvidas, atende no privado, você vai movimentando as pessoas, você vai atendendo.

Você pode realizar essa ação para criar a sua própria Black Friday em outra data do ano, recomendo que vocês façam isso.

A gente já realizou essa ação várias vezes e tivemos alguns alunos nossos que também realizaram e o resultado foi muito, muito positivo!!!

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Ronaldo Baker

Ronaldo Baker cria nomes para empresas, identidades visuais e marketing digital para todo Brasil. Designer há mais de 30 anos. Especializado em Design, Naming e Marketing Digital. Graduado em Comunicação Visual (UFSM). Pós-graduado em Marketing (FGV). Pós-graduando em Branding (ESPM). Curso de registro de marcas (INPI). É o autor dos artigos deste site, bakerdesign.com.br