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Como conseguir clientes na Advocacia

Como conseguir clientes na Advocacia concorrendo com mais de um milhão de advogados?

Quando eu comecei a criar campanhas para Advogados, havia muita concorrência entre os escritórios de advocacia, mas hoje em dia a disputa entre eles é absurda.

O número de advogados no Brasil é quase a população de Porto alegre (neste momento deve ter ultrapassado), como você pode ver no gráfico que publiquei no artigo Marketing Digital para Advogados.

Conseguir clientes passou a ser uma questão de sobrevivência para qualquer profissional do Direito.

Para conquistá-lo é preciso, pelo menos, que ele saiba que seu escritório de advocacia existe.

Há mais ou menos vinte anos, eu fazia anúncios, folders e campanhas publicitárias para meus clientes advogados.

Era a forma tradicional das pessoas conhecerem os escritórios de advocacia da região.

Funcionava, só que isso foi há vinte anos!

Como conseguir clientes na advocacia hoje em dia?

Continue lendo para saber COMO com estas cinco dicas:

 

1. Esteja presente na internet

Para conseguir clientes na advocacia, seu escritório precisa estar presente na internet.

Veja no gráfico os dados sobre a internet no Brasil:

Estatística Advocacia no Brasil: internet com 122 milhões de usuários, 70% dos escritórios de advocacia geram novos cases através de seus sites, 72, 4 milhões de brasileiros têm internet no celular

Eu tenho certeza que você sabe da importância de estar na internet.

Você pode aparecer na internet de diversas maneiras: redes sociais, fóruns, entrevistas, vídeos, blogs e sites.

Lembra do Orkut? Estar nas redes sociais é ótimo, no entanto, ter uma perfil no Orkut e não ter um site não foi uma boa ideia, já que o Orkut não durou muito tempo.

O mesmo caminho poderá ser seguido pelas outras mídias como Facebook, Instagram, etc.

Participar de fóruns também é bom, mas vai ser difícil alguém encontrar você no Google.

Ter um site é a melhor opção, afinal seu site é somente seu, você controla seu destino, sem modismos e sem depender das regras do Mark Zuckerberg que muda constantemente.

Mas como destacar-se entre mais de 1,7 bilhões de sites (dados de 2016, segundo site www.internetlivestats.com)?

Responderei a seguir.

 

2. Atrair para Conquistar

Se não me engano, foi Cesar quem primeiro usou a estratégia “Dividir para Conquistar”, com o objetivo de obter sucesso em controlar um território e a sua população.

Para conseguir clientes na advocacia, podemos dizer que o sucesso da conquista está em “atrair para conquistar”.

Atrair seu prospect para seu site é o primeiro passo para conquistá-lo e convertê-lo de prospect para cliente.

Mas como atrair clientes para seu site no meio de mais de um bilhão de páginas na internet?

Nada melhor do que uma estratégia de Marketing Digital para conseguir clientes na advocacia.

Uma das melhores formas de atrair clientes são com campanhas de anúncios no Google.

Segundo o site da Exame Abril, 1/3 dos clientes de escritórios de advocacia começam com a procura por um advogado na internet.

Clientes de escritórios de advocacia procuram advogados na internet

O Google é, sem dúvida, o primeiro site onde ele irá pesquisar por um escritório de advocacia.

A maneira mais eficiente e rápida de atrair futuros clientes para seu site é com anúncios no Google Ads que aparecem na primeira página do Google.

Eu escrevi um artigo de como aparecer na primeira página do Google.

 

3. Transforme-se em uma autoridade na sua área de Direito

Do que adianta fazer cursos, participar de seminários, dar palestras se ninguém fica sabendo, se ninguém conhece seu currículo?

Esqueça aquelas páginas de currículos tradicionais nos sites de advocacia.

Quando falamos em “autoridade“, nos referimos no Marketing Digital a uma série de publicações de textos, vídeos, imagens, ebooks, enfim, conteúdos de qualidade publicados por você, constantemente, que aos poucos vão provando ao seu público sua autoridade sobre certos assuntos.

As publicações podem ser nas redes sociais ou em seu site.

Preferencialmente, publique em seu site, porque, como já falamos aqui, as redes sociais perdem a relevância à medida que o público perde seu interesse.

Gravar em vídeo uma palestra sua e colocar no seu site é uma ótima ideia para construir sua autoridade.

Escrever ebooks e colocar no site para seu cliente baixar também ajuda muito e é uma ótima oportunidade para capturar emails dos seus futuros clientes.

 

4. Relacione-se com seu público até conquistá-lo

Relacionar-se com seu público no Marketing da atualidade não é convidá-lo para um almoço ou marcar reuniões.

O público que me refiro é aquele que entrou no seu site para ler seus artigos, assistir seus vídeos, ver seus gráficos.

Relacionar-se com ele é responder as perguntas nas postagens do seu blog, responder os emails e ligações telefônicas.

Para relacionar-se com seu público seu site precisa estar preparado para isso.

Botões com link para seu WhatsApp no começo do artigo e no final é uma ótima ideia para provocar um primeiro contato.

Clique no botão abaixo para testar a eficiência desta estratégia e aproveite para conversar comigo!

 

 

Se você continua neste artigo é porque você não clicou no botão acima 😉 .

O WhatsApp é uma excelente forma para iniciar um relacionamento com seu público e convertê-lo de prospect para cliente.

Depois disso, você pode marcar aquela reunião-almoço com seu cliente.

 

5. Seja constante na sua conquista por novos clientes

Esta talvez seja a dica para conquistar clientes na advocacia mais importante: seja constante.

Já falei aqui sobre ter um site preparado para relacionar-se com seu público-alvo.

Não pare de escrever artigos, fazer vídeos, escrever ebooks. Não pare de anunciar no Google.

Ser constante significa ter novos clientes SEMPRE.

Veja no gráfico abaixo o ciclo de transformação do prospect em cliente:

Como conseguir cliente na advocacia com o Google

Perceba que a imagem ilustra tudo o que eu descrevi até agora, mas para que funcione você não pode parar de anunciar no Google, nem deixar de manter seu site sempre atualizado.

Siga estas cinco dicas e tenha clientes para sempre!

 

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“Advogado que não souber o básico de Marketing Digital vai quebrar”

Ronaldo Baker

Ronaldo Baker cria nomes para empresas, identidades visuais e marketing digital para todo Brasil. Designer há mais de 30 anos. Especializado em Design, Naming e Marketing Digital. Graduado em Comunicação Visual (UFSM). Pós-graduado em Marketing (FGV). Pós-graduando em Branding (ESPM). Curso de registro de marcas (INPI). É o autor dos artigos deste site, bakerdesign.com.br