Identidade Visual para escritórios de advocacia

A Identidade Visual do escritório de advocacia é muitas vezes negligenciada pelos profissionais de direito.

Com o surgimento de novas faculdades de Direito e a crescente veiculação na mídia digital de escritórios de advocacia, é crucial a necessidade de destacar-se entre tantos profissionais, começando pela sua Identidade Visual.

A criação de uma Identidade Visual é uma das primeiras coisas que você precisa fazer para construir uma marca forte do seu escritório de destacar-se entre mais de um milhão de advogados.

 

Qual a diferença entre identidade visual, logotipo e marca 

É importante que o advogado entenda a diferença entre identidade visual, logotipo e marca para saber usá-los de forma correta, efetiva e para que possa respeitar o código de ética da OAB.

Logotipo

Logotipo é o nome do escritório representado graficamente por um tipo de letra diferenciada.

Contém elementos visuais, tais como cores e forma, os quais transmitem os valores, a missão e a visão de seus advogado.

O logotipo pode ser acompanhado de um símbolo, brasão, letras iniciais do nome.

Exemplo de logotipo de escritório de advocacia

Identidade Visual

São todos elementos visuais que irão compor e darão uma identidade ao escritório de advocacia, tais como o logotipo, cartão de visita dos advogados, pasta, envelopes ou qualquer outro material que represente visualmente a empresa e sigam um padrão visual pré-definido.

Cartão de visita para advogados de escritório de advocacia de Porto Alegre.

Marca (branding)

Em marketing, podemos dizer que a marca do escritório de advocacia são todos os fatores tangíveis (logotipo, identidade visual, sala, fachada do prédio, etc) e intangíveis (atendimento, ética, respeito, jovem, experiente, etc) que dão personalidade à marca e a posiciona no mercado.

Portanto, identidade visual, logotipo e marca (branding) são partes um do outro, mas não são a mesma coisa.

 

A identidade visual para advogados e a importância do marketing de marca

O marketing de marca é uma estratégia importante para criar uma identidade e divulgar as qualidades do profissional do direito.

Segundo o autor do livro “Para Advogados: Organização, Administração e Marketing“, Artur Oscar Scheunemann, diz:

“…antes de mais nada, o advogado deve conscientizar-se de que o seu nome, para efeito comercial, é uma marca. Logo, o advogado tem que promover a sua marca. Todos os advogados prestam serviços jurídicos. No entanto, o que os distingue uns dos outros é o nome (a marca)”.

 

20 anos criando Identidade Visual para advogados

O meu trabalho em desenvolver identidade visual para meus clientes advogados vai além da criação de um logotipo.

Desenvolvi uma estratégia de Marketing Jurídico para novos escritórios de advocacia que segue as diretrizes exigidas pelo Código de Ética e Disciplina da OAB.

 

Vamos construir uma marca forte para seu escritório de advocacia

A estratégia é dividida em quatro módulos (etapas).

Vamos avançando à medida que concluímos cada módulo.

Veja no gráfico abaixo:

identidade visual advocacia

Vejamos agora os quatro módulos .

1ª Etapa – Identidade Visual

Entenda como Identidade Visual um conjunto de elementos gráficos e digitais que representam visualmente seu escritório. O logotipo e suas aplicações como papel carta, assinatura de email, cartão de visita, são chamados de Identidade Visual Corporativa.

A Identidade Visual é a imagem visual do seu escritório. A criação do logotipo do seu escritório de advocacia é a primeira parte da construção de uma imagem.

É a primeira parte da construção de uma identidade para seu escritório de advocacia. Elegância e discrição são importantes na identidade visual, sempre respeitando o código de ética da OAB.

A utilização de siglas devem ser evitadas no nome do escritório, porque são difíceis de serem lembradas pelos clientes, no entanto podem aparecer no símbolo (sinal gráfico que fica acima do nome ou do lado) do escritório de advocacia.

Veja abaixo um exemplo de logotipo que criei para escritório de advogados do Rio de Janeiro. A sigla está presente somente no símbolo que está ao lado do logotipo.

logotipo escritorio de advocacia

Logotipo para escritório de advocacia do Rio de Janeiro.

A Identidade Visual segue na sua aplicação regras de aplicação do logotipo e suas cores, para que haja uma unidade e harmonia de todo material promocional do advogado. Veja abaixo no material de expediente que criei para escritório de advogados de Governador Valadares:

identidade visual escritorio de advocacia logotipo
Identidade Visual escritorios de advocacia papelaria

Criação de Identidade Visual para escritório de advocacia de Governador Valadares – MG

O quadrado é considerado uma forma equilibrada que transmite força e estabilidade, um ótimo conceito para um escritório de advocacia, como podemos ver na identidade visual que criei para o escritório de advocacia de São Paulo.

Identidade visual escritorios de advocacia sao paulo

Criação de Identidade Visual para escritório de advocacia de São Paulo – SP

Há também exceções quanto ao uso de siglas nos nomes de escritórios de advocacia. A repetição e o ritmo das letras “MBM” ajudam a fixar na memória o nome do escritório de advocacia de Porto Alegre.

identidade visual escritorio de advocacia porto alegre

Criação de Identidade Visual para escritório de advocacia de Porto Alegre – RS

O uso da imagem da deusa grega da justiça seria óbvio, no entanto, como o escritório de advocacia MBM é composto em sua maioria por mulheres jovens, o manto que cobria a imagem foi redesenhado para um estilo contemporâneo, tornando o que parecia um símbolo gráfico excessivamente usado em identidades visuais para escritórios em um símbolo absolutamente original.

Com criatividade, a imagem “clichê” foi transformada em algo original.


2ª Etapa – Site

Sites são considerados, atualmente, a mídia mais poderosa da atualidade. É uma ferramenta poderosa na captação de clientes para o escritório de advocacia. O conteúdo do site deve ser atualizado frequentemente e deve-se produzir conteúdo de qualidade todos os meses. Dessa forma, o site é indexado pelo Google e estará presente nas primeiras páginas da busca do Google.

Os sites que crio usam a plataforma WordPress para que você possa atualizar textos e imagens facilmente. As alterações e criações de artigos são realizadas através de um painel de gerenciamento de conteúdo.

Os sites seguem o padrão da Identidade Visual criada na 1ª Etapa, já mencionada acima.

O novo código de ética da OAB flexibilizou o uso da internet para os advogados divulgarem seus serviços.

Criação de site para escritórios de Advocacia de Governador Valadares - MG

Criação de site para escritório de advocacia de Governador Valadares – MG.

A Identidade Visual aplicada no site transmite confiança e profissionalismo.

 
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Criação de site para escritório de advocacia Filgueiras e Prado, de São Paulo – SP

 
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Criação de Identidade Visual e site para escritório de advocacia de São Paulo – SP


3ª Etapa – Divulgação do Escritório de Advocacia

 Há diversas formas de apresentar seu escritório de advocacia para captar clientes. Merecem destaques duas formas: folder impresso e apresentação em PDF. Se você quer saber mais leia neste artigo Apresentação de Escritório de Advocacia.

1. Folder impresso

Não confunda um folder informativo com panfletos. A distribuição de panfletos é proibida pelo código de ética da OAB. Panfleto é um folheto pequeno distribuído nas esquinas.

O folder impresso, ao contrário, é de formato grande, com uma dobra ou mais, que deve ser entrega em mãos, nunca enviado pelo correio que poderá caracterizado como mala-direta, também proibida pela código. Veja no artigo Folder para Escritório de Advocacia mais exemplos de folder.

A identidade visual do escritório de advocacia é respeitada, seguindo os padrões e as normas de aplicação do logotipo.

Criação de folder para escritório especializado em Direito Médico

Criação de folder para escritório especializado em Direito Médico. Porto Alegre – RS

 
Folder para escritório de advocacia de Caxias do Sul - RS

Folder para escritório de advocacia de Caxias do Sul – RS.

 

2. Apresentação em PDF

Apresentar seu escritório de advocacia através de um arquivo PDF é uma forma elegante e eficiente para divulgar seus serviços como advogado.

Pode ser enviado por email ou baixado pelo visitante do seu site.

Apresentação escritório de Advocacia

4ª Etapa – Divulgação do escritório de advocacia na internet

Além de aumentarem o tráfego no site do escritório de advocacia, as redes sociais são importantes ferramentas de relacionamento e para prospecção de clientes.

É muito importante que a Identidade Visual do escritório e advocacia mantenha uma unidade visual, inclusive nas páginas das redes sociais.

Nessa etapa, as principais redes sociais serão configuradas e a Identidade Visual do escritório de advocacia será aplicada. Links serão colocados nas páginas direcionados para o site do escritório.

 

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