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Site para Advogado Pode Fazer Propaganda?

Em tempos de internet e redes sociais, muitos advogados se perguntam até onde podem ir na divulgação de seus serviços. Ter um site, publicar conteúdo e ser encontrado no Google é permitido? E mais: fazer propaganda jurídica é contra as regras da OAB?

Neste artigo, você vai entender o que é permitido e o que é proibido no marketing jurídico, com base nas regras atualizadas da OAB. Tudo explicado de forma clara, sem juridiquês, para que você possa usar seu site com segurança, ética e estratégia.

Advogado pode divulgar seus serviços?

Sim, o advogado pode divulgar seus serviços, desde que o faça de forma discreta, informativa e ética, conforme determina o Código de Ética da OAB e o Provimento nº 205/2021.

O objetivo da OAB é evitar que a advocacia seja tratada como comércio. Por isso, não é permitida a publicidade com caráter apelativo, mercantilista ou sensacionalista. Mas divulgar informações, produzir conteúdo útil e manter um site profissional é totalmente permitido — e altamente recomendado.

Ter um site é permitido pela OAB?

Sim. A OAB incentiva a criação de sites profissionais, desde que respeitem alguns critérios:

  • O site deve ter finalidade informativa.
  • Não pode conter expressões persuasivas ou prometer resultados.
  • Deve manter uma aparência discreta, com layout sóbrio e linguagem técnica acessível.
  • É recomendado incluir uma declaração de conformidade com o Código de Ética da OAB.

O que é permitido em um site jurídico?

O que é permitido:

  • Divulgar suas áreas de atuação.
  • Apresentar currículo, formação e OAB.
  • Publicar conteúdos informativos e educativos (ex: blog jurídico).
  • Incluir formulário de contato e botão de WhatsApp.
  • Usar o Google Meu Negócio para reforçar presença local.
  • Realizar anúncios discretos no Google (Google Ads), com linguagem neutra.

O que não é permitido no site de um advogado?

O que é proibido:

  • Prometer resultados ou garantir vitória em processos.
  • Usar termos como “o melhor advogado”, “campeão de causas” ou “preço promocional”.
  • Divulgar fotos ou vídeos de clientes, processos ou audiências.
  • Utilizar linguagem apelativa ou emocional para captar clientes.
  • Apresentar número de processos ganhos ou valores recebidos em ações.

E os anúncios no Google, são permitidos?

Sim, anunciar no Google é permitido, desde que o conteúdo do anúncio seja informativo e discreto. Por exemplo:

  • Pode anunciar com termos como: “advogado previdenciário em Belo Horizonte” ou “advogado de inventário em Curitiba”.
  • Não pode anunciar com frases como: “o melhor advogado da cidade” ou “resolva seu processo com garantia de sucesso”.

O link patrocinado deve direcionar para uma página com conteúdo informativo, sem apelos comerciais ou linguagem exagerada.

Dica prática: como se promover com ética

  • Tenha um site profissional com informações claras.
  • Crie um blog com conteúdo útil sobre as áreas em que você atua.
  • Use palavras-chave regionais, como “advogado trabalhista em Salvador”.
  • Inclua um aviso no rodapé:

“Este site tem caráter exclusivamente informativo e está em conformidade com o Código de Ética da OAB.”

Advogado pode fazer marketing jurídico

Advogado pode fazer marketing jurídico — desde que siga as regras da OAB. Ter um site, escrever artigos, aparecer no Google e até fazer anúncios pagos são práticas permitidas e eficazes quando feitas com ética.

A chave está na intenção da comunicação: em vez de convencer o cliente a qualquer custo, o papel do advogado é orientar, informar e se posicionar como uma referência confiável na sua área.

Se você deseja criar um site alinhado com essas diretrizes e focado em atrair clientes de forma ética, posso ajudar com a estrutura, conteúdo e identidade visual.

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