whatsapp WhatsApp-baker

Identidade Visual Loja Virtual. Criação para loja de e-commerce Bem do Gato

Identidade Visual loja virtual Bem do Gato. Parte dos lucros das vendas dos produtos da loja de e-commerce é destinada a causas sociais e ecológicas. Seu público alvo são os donos de cães e gatos.

Etapas do projeto de Identidade Visual loja virtual

  1. Briefing
  2. Criação do Símbolo e Personagem
  3. Criação do Lettering – Logotipo
  4. Aplicação do Logotipo

1) BRIEFING

A Identidade Visual com desenho do gato é inspirada no animal de estimação da proprietária do site. A personalidade mal humorada do gato é transmitida no desenho, símbolo que compõe a marca. Continue lendo para ver como foi o processo criativo.

2) CRIAÇÃO DO SÍMBOLO E PERSONAGEM

A proprietária da loja de e-commerce forneceu fotos do seu gato de estimação para eu usar como referência na criação da identidade visual da marca.

Primeiro transformei as fotos em um desenho, depois dei personalidade ao desenho do gato. O gato é mais que um símbolo, é uma personagem.

identidade visual loja virtual

Acima: evolução do símbolo do gato para a Identidade Visual loja virtual Bem Do Gato.
Iniciei o projeto de criação usando como referência a foto do animal de estimação da proprietária do site.

O uso de personagens para divulgar as marcas, também conhecido como gimmick ou mascote, é uma poderosa estratégia de marketing. Aumenta exponencialmente o grau de lembrança da marca.

Os mascotes, muitas vezes, são lembrados mais que os logotipos das grandes marcas. Aposto que você lembra do cachorrinho da Cofap, mas não do logotipo, certo? Você lembra do coelho rosa, mas não do logotipo das pilhas Duracell, acertei? Por isso, o uso de um mascote como símbolo tem um efeito multiplicador e proporciona ao designer infinitas opções de aplicações na identidade visual da marca.

1899_Salon_des_Cent_poster_by_Henri_Evenepoel logotipo-loja-virtual

Acima: o cachorrinho da Cofap e o coelho rosa das pilhas Duracell são exemplos de mascotes
que são lembrados mais do que os logotipos das suas empresas.

3) CRIAÇÃO DO LETTERING – LOGOTIPO

Segundo o briefing, o design do logotipo (logomarca, logo) deve remeter ao estilo gráfico dos cartazes que surgiram no início da década de 1890, estilo Art Nouveau, caracterizado por letras rebuscadas, desenhadas à mão e fios decorativos.

O tipo de letra escolhido foi ligeiramente modificado para dar exclusividade ao logotipo e equilíbrio à composição das letras.

1899_Salon_des_Cent_poster_by_Henri_Evenepoel logotipo-loja-virtual

Acima, à esquerda: referência cartaz Art Noveau.

Acima, à direita: as letras que compõem o logotipo possuem ornamentos
que lembram a cauda de um gato.

4) APLICAÇÃO DA MARCA NOS PRODUTOS

O desenho do gato aparece em vários produtos da loja. Em diversas posições e contextos. O uso do símbolo do gato como mascote permite uma maior memorização da marca e aproximação com o público amante de animais de estimação e causas sócio-ecológicas. Encontrei um artigo interessante sobre Identidade visual para site de loja virtual.

estampa-chinelo-identidade-visual-lojaAcima: estampa criada com a Identidade Visual da loja virtual.
O gato aparece como um personagem, em diversas posições.


identidade-visual-camisetaidentidade-visual-loja-camiseta

Acima: estampa para camiseta destinada aos amantes de gatos.

identidade-visual-loja-virtual-site

Acima: o uso do símbolo do gato como personagem enriquece o conteúdo do site,
torna o layout mais jovem e reforça a presença da marca na internete.

manual de identidade visual loja virtual

Acima: Manual de Identidade Visual loja virtual Bem do Gato.
Para pequenas empresas, o Manual de Identidade Visual não precisa ser muito complexo,
portanto criei um material simples que orienta o cliente a aplicar seu logotipo de forma correta.

identidade visual depoimentoDEPOIMENTO DA EMPRESÁRIA SONIA GRISOLIA,
proprietária do site bemdogato.com.br

“Eu queria uma marca que traduzisse o comportamento irreverente e descolado dos gatos de rua. A inspiração foi o Pinguim, meu gato endiabrado resgatado das ruas de Porto Alegre.

 

Mas a marca também tinha que ter aquela sofisticação necessária para quem trabalha com moda. Como sou apaixonada pelo design dos anos 20, anexei referências de cartazes publicitários daquela época.

 

O resultado foi exatamente dentro das minhas expectativas. Adoro o charme da marca Bem do Gato! As aplicações que fizemos do gato preto em alguns produtos fazem sucesso entre os meus clientes, pois eles ressaltam a independência dos felinos com muito bom humor.”


 

PEÇA UM ORÇAMENTO DE CRIAÇÃO DE IDENTIDADE VISUAL.
Para manter a qualidade do serviço, são aceitos poucos projetos por mês.

[contact-form-7 id=”294″ title=”Formulário de contato 1″]

especialista em marcaQuem é Ronaldo Baker

É proprietário e Gestor de Criatividade em Porto Alegre e São Paulo. Graduado em Desenho Industrial pela UFSM e pós-graduado em Marketing na FGV. Foi Diretor de Arte e de Criação de agências de São Paulo e Rio Grande do Sul. É especialista em criação de marca, Identidade Corporativa e Marketing Digital.

Em 2016, foi convidado pelo programa Encontro Com Fátima Bernardes para falar sobre suas ilustrações que emocionaram milhares de pessoas.


Fale direto com ele pelo whatsapp-baker-design WhatsApp 51 9 9999.4463 ou e-mail [email protected]



  5 PASSOS PARA CONSTRUIR SUA MARCA FORTE    > 


Salvar

Ronaldo Baker

Ronaldo Baker cria nomes para empresas, identidades visuais e marketing digital para todo Brasil. Designer há mais de 30 anos. Especializado em Design, Naming e Marketing Digital. Graduado em Comunicação Visual (UFSM). Pós-graduado em Marketing (FGV). Pós-graduando em Branding (ESPM). Curso de registro de marcas (INPI). É o autor dos artigos deste site, bakerdesign.com.br