O que o nome de loja de roupas original tem a ver com as necessidades humanas? Continue lendo para saber em que lugar da Pirâmide de Maslow está a sua loja de roupas.
Três razões para ter um nome de loja de roupas original de acordo com seu lugar na pirâmide das necessidades humanas
- Roupas: produto de primeira necessidade.
- Nomes criativos para subir até o topo da pirâmide de Maslow.
- Nomes de lojas originais para enfrentar a concorrência.
1. Roupas: produto de primeira necessidade
As roupas são produtos de primeira necessidade, portanto estão na base da Pirâmide de Maslow. A pirâmide de Maslow foi idealizada na década de 50 pelo psicólogo norte americano Abraham H. Maslow que demonstrou graficamente a hierarquia das necessidades humanas.
Os produtos que estão na base da pirâmide, como o vestuário, tendem a exigir um maior esforço de branding, ou seja, precisam de uma estratégia de marketing na construção da marca para tornarem-se únicos e diferenciarem-se de um produto com valor baixo.
Portanto, ao criar o nome da sua loja de roupas, pense em que lugar da pirâmide seu produto está. Eu escrevi um artigo que ensina como criar nome de lojas, leia!
2. Nomes criativos para subir até o topo da pirâmide de Maslow
Ao menos que a sua estratégia seja oferecer produtos sem valor agregado, sua loja de roupas deve ascender até o topo da pirâmide onde estão as necessidades como ESTIMA (reconhecimento, status, autoestima) e REALIZAÇÕES PESSOAIS (criatividade, talento, desenvolvimento pessoal).
Quanto mais distante a sua loja estiver da base da pirâmide, maior será a percepção de valor do seu produto. Mas, para sua marca ser percebida, por exemplo, como uma REALIZAÇÃO PESSOAL não será nada fácil.
Novos empreendedores da moda estão buscando nichos, tais como o Brechó de Marca de Luxo, Religião e Moda Sustentável. O lugar para os nichos do mercado de vestuário na Pirâmide de Maslow é a necessidade SOCIAL (amor, amizade, família e comunidade).
O mercado de moda possui uma forte associação com Lifestyle, com o estilo de vida. A sua marca, para ascender na pirâmide das necessidades, precisará que o nome da loja, além de ser original, conte uma história, um estilo de vida. É aqui que o nome da loja de roupas criativo é uma obrigatoriedade.
3. Nomes de lojas originais para enfrentar a concorrência
Existe no Brasil cerca de 140 mil pontos de venda de vestuário espalhados pelo Brasil, sendo que 48 mil estão dentro de shoppings centers.
É um número expressivo que não pára de crescer, principalmente se contabilizarmos as lojas de e-commerce sem um estabelecimento comercial físico.
A concorrência é gigante em todos os níveis da pirâmide. É importante saber em que lugar da hierarquia das necessidades sua loja está para traçar uma estratégia de Construção de Marca e somente depois começar a criar um nome original para sua loja.
No portal do SEBRAE há alguns artigos sobre como montar loja de roupas que talvez ajude você a montar uma estratégia.
Leia mais sobre nomes de lojas criativos
Saiba mais sobre como criar nomes para empresas