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Nomes para loja de roupas: dicas de como criar

Nomes para loja de roupas costumam ser mais criativos e, muitas vezes, mais polêmicos e contestadores do que outros segmentos de negócio.

Um dos motivos para tanta liberdade criativa na nomeação de lojas de vestuário é que as roupas demonstram o estilo de vida das pessoas, se é conservadora, ousada, contestadora, atleta, etc.

Para representar estilos de vida tão diversificados, nomes criativos surgem a todo momento e desaparecem, infelizmente, na mesma velocidade com que foram criados.

Criação de nomes para empresa exige conhecimento técnico, muita pesquisa e profissionalismo. Ensinar como se nomeia uma empresa de vestuário em um único texto é uma tarefa impossível, mas posso tentar ajudá-lo a criar um nome para sua loja se você ler este artigo até o fim.

 

Por que os nomes para loja de roupas são tão criativos

Nomes criativos para lojas geram valor aos produtos que elas vendem, principalmente se as marcas de roupas não são conhecidas do seu público-alvo.

Outro motivo para a originalidade dos nomes de loja de vestuário é a concorrência. O segmento de vestuário é um dos que mais cresce no Brasil, seja loja física ou virtual.

É certo de que um bom nome não fará você superar a concorrência, mas um nome ruim com certeza vai atrapalhar muito suas vendas.

 

Antes de criar nomes para loja de roupas, defina o Posicionamento da Marca respondendo estas duas perguntas

Não basta apenas criar nomes para loja de roupas criativos, eles têm que contar uma história, descrever um estilo de vida. É aí que entra o POSICIONAMENTO da sua marca.

Tem um vídeo bem interessante sobre posicionamento de marca de roupas no Youtube.

Para definir qual será o posicionamento, responda estas perguntas: quem será o público-alvo da sua loja de roupas e que tipo de roupa sua loja irá vender?

 

1) Quem será público-alvo da sua loja de roupas?

A visão de mundo do seu público será a mesma visão compartilhada pela loja. Por isso é fundamental conhecer em detalhes a personalidade do futuro cliente e não estou falando de dados demográficos como classe A, B, C e D, ou ainda idade e sexo, NÃO, estou falando de personalidade, ele gosta de qual videogame, qual seriado do Netflix ele assiste, tem moto.

 

Conhecer suas dores também é importante, por exemplo:

  • não encontra chinelos com estampas de animais?
  • as lojas de roupas virtuais nunca tem o tamanho que ele precisa?

 

Um bom lugar para você conhecer o público de uma loja de roupas, virtual ou física, é analisar os perfis fornecidos pelos relatórios do Facebook e Instagram.

Fica a dica: antes de abrir sua loja e fazer estoque de produtos, abra uma conta no Instagram e Facebook, crie conteúdo sobre moda e vestuário, descubra o tamanho do seu mercado e analise os perfis dos interessados.

 

2) Que tipo de roupa sua loja irá vender?

Tenha em mente que marcas contam histórias e refletem o estilo de vida de um determinado grupo. Portanto os nomes criados para loja de roupas seguem o mesmo conceito dos nomes das marcas que a loja irá vender. Parece óbvio, mas não é incomum que lojas de roupas infantis que, depois de alguns anos, decidem ampliar seu target para público adulto.

Outro grande erro é ter um mix de produtos muito diversificado, para diferentes públicos. Públicos de nichos variados, além de dificultar a melhor escolha do nome, vai atrapalhar a comunicação da empresa e a identificação com seus clientes.

 

Definiu o posicionamento? Vamos para a criação do nome

Agora que você já sabe quem é o seu futuro cliente e está certo de que vai adorar as marcas de roupas à venda na sua loja, vamos para a criação do nome.

Lembre-se de que criação de nomes faz parte de uma estratégia de construção de marca fundamentada no posicionamento que você escolheu. Dessa forma, elabore várias listas com nomes relacionados a um posicionamento.

Veja algumas estratégias de nomeação relacionadas ao posicionamento de uma loja de roupas fitness:

 

Etapa 1 – Posicionamento

Público alvo

Atletas profissionais e amadores que buscam alta perfomance. Estão disposto a investir muito em peças de roupas esportivas de alta tecnologia, viajam com frequência ao exterior, usam o último modelo de iPhone e aplicativos relacionados que medem pressão arterial, glicose, número de passadas, etc.

 

Mix de produtos de vestuário esportivo vendido na loja

Conhecer o posicionamento das marcas de roupa que você vende vai ajudar você a posicionar a marca da sua loja.

No nosso exemplo, a loja vende as maiores marcas mundiais do cenário “Aventura e Esportivo”:

The North Face

Adidas

Black Diamond

Asics

Lowe Alpine

Nike

Mammut

Puma

Merrel

Salomon

New Balance

Scarpa

La Sportiva

Columbia

Etapa 2 – Criação de listas de nomes

Existem inúmeras técnicas para nomear uma empresa. Você encontrará muitas delas aqui no site. Vou apresentar uma técnica de criação de nome usando baseada em três listas de nomes relacionadas à: visão de mundo (1), estilo dos produtos (2), diferencial, o que só a sua loja tem (3).

1) Visão de mundo e estilo de vida do seu público: esporte é saúde, esportes radicais, participação em provas esportivas internacionais, estar sempre no limite

Palavras relacionadas: Fit, Sani, No limite, Ório (pronúncia de όριο, em grego, que significa “limite”).

 

2) Estilo dos produtos: design arrojado, agressivo, tecnológico.

Palavras relacionadas: Tec, Irado, Force, Zu (desenho em japonês).

 

3) Diferencial da loja: possui aplicativo com realidade aumentada, o cliente tira uma foto pelo celular e é possível experimentar a roupa esportiva virtualmente sem precisar ir até a loja física.

 

Etapa 3 – Definição dos nomes

Escolha uma das palavras da lista ou junte palavras da listas. Exemplo:

FitZu – juntamos “FIT” (do inglês “em forma)” com “Zu” (do japonês “desenho”). Nome curto, com pronúncia igual em português.

FitZum – uma evolução da palavra criada acima “FitZu”. “Zum” remete à rapidez, velocidade, por isso podemos associá-la ao esporte de velocidade.

Ório – como vimos, é uma palavra grega que significa “limite”. O limite no desempenho do atleta é buscado em todas as provas esportivas.

 

Etapa 4 – Possibilidade de Registrar a Marca

Aqui é onde tudo pode acontecer, inclusive não conseguir registrar nada e voltar para a Etapa 1. Esta etapa é para profissionais especializados em registro de marca.

Leia o artigo sobre “Como saber se a marca está registrada”.

De cara, posso dizer que será difícil registrar FitZum, visto que há marcas similares com a palavra “Zum”, o que torna o registro mais difícil.

Os outros exemplos requerem um estudo mais profundo

Ronaldo Baker

Ronaldo Baker cria nomes para empresas, identidades visuais e marketing digital para todo Brasil. Designer há mais de 30 anos. Especializado em Design, Naming e Marketing Digital. Graduado em Comunicação Visual (UFSM). Pós-graduado em Marketing (FGV). Pós-graduando em Branding (ESPM). Curso de registro de marcas (INPI). É o autor dos artigos deste site, bakerdesign.com.br