Criar nome de empresa em 10 passos – nomes criativos, fortes e registráveis

Criar nome de empresa em 10 passos – nomes criativos, fortes e registráveis

Criar nome para empresa é difícil.

É muito provável que você já percebeu isso tentando criar um nome criativo para sua empresa.

Não está conseguindo, certo?

Neste artigo eu vou mostrar tudo o que você precisa saber para criar nome de empresa criativo, inesquecível e registrável.

 

Você vai saber neste artigo como criar nomes para empresas

Índice do artigo:

  • Posicione sua marca – leia isso antes de começar a criar
  • Siga estes passos – 10 passos que eu utilizo para criar nomes para empresas
  • Não confie nos Geradores de Nomes para Empresas gratuitos
  • Crie a Identidade Visual – Depois da criação do nome, a identidade visual

 

Antes de criar nome de empresa LEIA ISSO

Antes de você começar a criação de nomes para sua empresa, é muito importante que você tenha uma visão do seu negócio, qual é o seu negócio e aonde você quer chegar.

Responda as seguintes perguntas.

Se a sua empresa fosse uma pessoa, quais seriam seus atributos? (Brand Charater – definição da persona)

Qual é o propósito de a empresa existir? (Missão)

O que a empresa quer ser no futuro? (Visão)

Quais valores orientarão o crescimento da empresa? (Valores)

Com as respostas definidas e claras, certo dos seus objetivos e com o total conhecimento do seu público, iniciamos o processo.

No site da Endeavor, você encontra ferramentas para definir seu posicionamento antes de começar a criar o nome para sua empresa.

Você vai saber nesse artigo como eu crio nomes empresariais para meus clientes utilizando uma metodologia de Naming.

Naming é, acima de tudo, um processo de escolha ou criação de nome que traduz o conceito de um serviço, produto ou corporação.

Os nomes criados são filtrados a cada etapa até a escolha do nome ideal.

Vamos ver a seguir a técnica de Naming dividida em 10 passos.

 

10 passos que eu utilizo para criar nomes criativos para empresas  – fórmula secreta

Criar nome de empresa em 10 passos: briefing, conceito, criação, análise, pesquisa, apresentação, alteração, aprovação, registro marca, domínio

 

Você verá nos 10 passos:

1) Briefing (coleta de dados)

2) Definição do conceito

3) Processo criativo

4) Análise sonora e visual

5) Pesquisa

6) Sugestão de nomes

7) Aprovação ou Alteração/Ajustes

8) Aprovação

9) Registro da Marca

10) Registro de Domínio

 

Vamos à explicação de cada passo.


   BRIEFING – COLETA DE DADOS DO CLIENTE

Nesse primeiro passo para criar nome de empresa, eu enviarei para você um questionário minucioso, com perguntas relevantes.

Responda as perguntas com descrições longas e detalhadas. As respostas deixarão claras suas intenções e farão com que eu entenda o mercado que você atuará e o perfil do seu cliente.


  DEFINIÇÃO DO CONCEITO

Como vimos no começo deste artigo, antes de começar a criar uma lista de nomes você precisa estar certo de quem é o seu público (persona), quais os valores da sua empresa.

O conceito da marca deverá estar associado ao posicionamento do seu negócio e aos atributos da marca, resumidos em palavras, como por exemplo “ousada”, “jovem”, “radical”.


  PROCESSO CRIATIVO DO NOME DA EMPRESA

Na criação de lista de nomes de empresas utilizo técnicas de linguística.

Há dezenas de formas de construirmos nomes originais.

Veja abaixo algumas delas:

• Rimas

• Palavras inventadas

• Siglas

• Abreviação

• Arbitrária

• Descritiva

• Nomes dos Fundadores

• Nome em língua estrangeira

• Onomatopeias

• Simbólica

 

Agora vamos ver cada uma delas:

 

RIMAS

É uma técnica de naming que costuma ter duas palavras que rimam, como por exemplo Coca-Cola, Hopi Hari.

São sílabas que se repetem e dão sonoridade ao nome. São fáceis de memorizar.

Podemos usar dois tipos de composição para dar ritmo e rima ao nome: aliteração e assonância.

Nomes de empresas com rima são mais fáceis de memorizar, como Coca-Cola, por exemplo

A aliteração é a repetição das consoantes COCA-COLA , assim como o clássico o Rato Roeu a Roupa do Rei de Roma.

Já a assonância é a repetição das vogais tônicas, como COCA-COLA, ou BOLA FORA.

As rimas quase sempre dão um tom divertido ao nome, portanto não é adequada para todos os tipos de negócio.

 

PALAVRAS INVENTADAS

É a técnica de criação de nomes para empresa mais divertida!

Existem várias formas de inventar nomes.

Misturando abreviações com palavras inteiras, usando sufixos, criando palavras que parecem de uma língua estrangeira, entre outras.

Veja o exemplo de nome que criei para clínica médica de São Paulo, ViverClin.

É uma mistura de abreviação da palavra “clínica” (CLIN) com a palavra “viver”.

“Clin” tem a mesma sonoridade da palavra em inglês “clean” que significa limpeza, ou no sentido figurado “viver de forma leve, sem impurezas, viver clean“.

nomes de empresas identidade

 

SIGLAS

Muito usadas na criação de nomes de escritórios de advocacia, produtos técnicos ou empresas que querem colocar as iniciais dos sócios no nome da empresa.

Particularmente, não gosto muito dessa técnica linguística para criar nomes de empresas.

As siglas não transmitem o conceito da empresa, não são muito fáceis de memorizar e parecem não provocar nenhuma reação emocional no consumidor.

Eu nunca crio nomes com siglas, mas às vezes uso como símbolo nas marcas que crio, principalmente para escritórios de advocacia que seguem rigorosamente o código de ética da OAB.

 

ABREVIAÇÃO

Duas palavras abreviadas quando juntas formam uma terceira. Também são chamados de acrônimos. Como por exemplo Fedex, Federal Express.

Note que aqui temos também uma rima causada pela assonância da vogais FEDEX.

Exemplo de nome de empresa composto por abreviação. Fedex, Federal Express

 

ARBITRÁRIA

Nome escolhido sem nenhuma razão aparente. Despertam a curiosidade do público e, ao saber a razão do nome, aumenta sua empatia com a marca.

Existem muitas histórias sobre a razão do nome da Apple, desde simplesmente começar pela letra “A”, porque é a primeira letra do catálogo telefônico, até pela razão que Steve Jobs fazia uma dieta a base de frutas.

Exemplo: SevenBoys, Apple, BlackBerryUso de nomes arbitrários na criação de nome para empresa. Exemplo: Apple

 

DESCRITIVA

Descreve o produto ou serviço.

Nesse caso, devemos ter cuidado. O INPI, órgão do governo federal responsável pelo registro das marcas no Brasil, não aceita o registro de marca nominativa de nomes de empresas que descrevem o produto ou a empresa.

Quando o nome for descritivo, ou seja, quando descreve literalmente um produto, serviço ou empresa, devemos registrar o nome como marca mista, ou seja, o desenho do logotipo e o nome da marca.

Mesmo assim, o registro do nome não for aprovado é grande.

Uma dica: se o nome for estrangeiro, facilita a aprovação desde que os técnicos do INPI não considerem uma descrição óbvia.

Exemplo: Banco do Brasil

Nomes descritivos na técnica de naming. Exemplo: Banco do Brasil

 

NOME DOS FUDADORES

Uma boa alternativa se o fundador é uma personalidade conhecida pelo público-alvo.

Nome de empresa com o nome do fundador costuma estar fortemente associada à sua imagem, portanto sua vida pessoal pode refletir na marca.

Perde valor em fusões e dificulta a venda da marca.

 

 

NOME EM LÍNGUA ESTRANGEIRA

Vou ter que discordar com alguns colegas que criam nomes para empresas e dizem que não é boa ideia usar palavras em língua estrangeira.

Se você criar para um público específico ou usar palavras estrangeiras com a mesma pronúncia e escrita na língua portuguesa, funciona muito bem!

O uso das palavras em latim, por exemplo, são muito interessantes porque possuem similaridade com a língua portuguesa, facilitando a compreensão, leitura e pronúncia.

Agora uma curiosidade: você sabia que “Audi” é uma palavra em latim que significa “ouvir”?

Nome de empresa em língua estrangeira usando o latim - Audi

 

ONOMATOPEIAS

Usamos onomatopeias para criar nome de empresa quando queremos transmitir a ideia de negócio, produto ou serviço jovem e divertido.

Um produto que explorou ao máximo a onomatopeia do seu nome é o chocolate Crunch, da Nestlé.

Crunch é referente ao som produzido quando alguém morde o chocolate crocante.

A frase da campanha publicitária era “Crunch, o chocolate do barulho!” (1992).

No vídeo do comercial de tevê, um garoto morde a barra de chocolate que produz um barulho tão alto que seus óculos trincam.

Nome para empresa com onomatopeia. Exemplo: chocolate Crunch

 

SIMBÓLICA

Palavras relacionadas com os atributos da marca, ou seja com as qualidades da marca.

Uma marca de automóvel que fabrica carros velozes, design agressivo e ronco do motor característico pode escolher um símbolo que contenha todos esses significados.

Que tal o nome Jaguar? Felino rápido, elegante e com rugido feroz. Perfeito, não é mesmo?

A má notícia é que quase todos os nomes simbólicos já foram registrados.

Criação de nomes simbólicos para marcas. Exemplo: Jaguar

 

 

  ANÁLISE SONORA E VISUAL

Nessa etapa é analisada a sonoridade das palavras que compõem os nomes das empresas.

O nome dever ser pronunciável.

A sílabas identificáveis quando, por exemplo, ditas ao telefone.

Vamos fazer um teste? Imagine você atendendo o telefone da empresa: “Hoechst, bom dia”. Difícil, não?

A análise visual também é importante.

Um nome criado com dois “L” pode ser marcante, um elemento a mais que atrai o olhar e auxilia na memorização.

 

  PESQUISA DOS NOMES DE EMPRESAS LISTADOS

Lista de nomes de empresas: pesquisa para saber se os nomes já existem

Para filtrar a lista de nomes criados, ou seja, retirar os nomes que já estão registrados ou em uso por outra empresa, eu faço uma pesquisa.

A pesquisa por nomes de empresas que já existem é a parte mais negligenciada das agências que criam nomes para empresa.

Um erro terrível com consequências muitas vezes catastróficas.

Não adianta nada apresentar uma lista de nomes lindos e depois descobrir que o nome já existe e, pior, já foi registrado.

Portanto é importante fazer uma busca profunda e profissional.

Eu costumo fazer uma busca para saber se o nome da marca já existe utilizando estes três meios: busca por nomes no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial), buscador do Google e Junta Comercial.

Vejamos abaixo cada um deles.

 

Pesquisa por marcas registradas no INPI

É o que eu chamo de busca legal, ou seja, aqui eu procuro somente nomes de marcas oficialmente registradas.

É uma busca por anterioridade.

Neste artigo, vou repetir várias vezes sobre a importância do registro da marca.

 

Encontre nomes de empresas no Google

O Google é uma poderosa ferramenta de busca de nomes de empresas.

Encontrar um nome no Google semelhante ao nome empresarial que você criou não significa que você não poderá usá-lo.

Significa, na verdade,  que você não foi tão criativo quanto pensava.

O nome da marca que você encontrou no Google não é propriedade de ninguém se ela não for registrada no INPI.

 

Pesquise na Junta Comercial da sua cidade

É importante pesquisar nomes de empresas na Junta Comercial da sua cidade.

Se você encontrar um nome semelhante ao seu, não é o fim do mundo porque o registro no INPI, um órgão federal, está acima das Juntas Comerciais.

No entanto, para que se incomodar com empresas que estão em atividade se você pode criar outro nome, certo?

 

  SUGESTÃO DE NOMES PARA A EMPRESA – 1ª LISTA

Eu costumo apresentar para meus clientes um arquivo em PDF com sugestões de nomes para a empresa.

Não é somente uma lista com nomes, mas também detalhes, como por exemplo se há nomes semelhantes registrados no INPI.

Vou apresentar nomes de possíveis concorrentes que podem apresentar oposição durante o processo de registro de marca.

Aqui vai um segredo que ninguém que cria nomes vai falar para você: qualquer um pode apresentar oposição durante o processo de registro e “melar” o deferimento do pedido de registro.

Você saberá qual empresa poderá colocar em risco o seu registro da marca.

 

A sugestão dos nomes que vou apresentar para você será dividido em

• Apresentação do conceito;
• Lista de no mínimo 10 nomes, com justificativa, origem, grau de dificuldade de registro de marca e domínio
• Opção de um segundo nome de domínio (endereço na internet), no caso de já existir
• Lista de empresas registradas com nome semelhante, mas em classes diferentes e que podem apresentar oposição à sua marca

Veja abaixo exemplo de uma das páginas de apresentação com lista de nomes de empresas para sorveteria e paleteria mexicana:

criação de nomes de empresa - lista de nomes

 

  APROVAÇÃO OU CONSIDERAÇÕES DO CLIENTE SOBRE OS NOMES DE EMPRESAS CRIADOS

Essa é a etapa onde eu e você discutiremos juntos sobre suas considerações a respeito da lista de nomes. Não importa em que cidade você está.

Conversamos pelo WhatsApp, mensagem ou chamada de vídeo, trocamos email para esclarecer suas dúvidas e vou querer ouvir a sua opinião sobre os nomes apresentados.

É importante que troquemos ideias até acertar.

Se você não gostar dos nomes apresentados, farei uma segunda lista de acordo com suas considerações.

 

   NO CASO DA NÃO APROVAÇÃO, É APRESENTADA A 2ª LISTA

A segunda lista possuirá nomes ajustados ao seu gosto pessoal e ao conceito mais apropriado à sua marca.

Embora o seu gosto pessoal seja importante, é necessário que você coloque o gosto do seu cliente acima do seu.

Muitas vezes os nomes da primeira lista não foram escolhidos porque estamos presos a um gosto pessoal.

Ficamos presos à ideia de uma nome que criamos antes de iniciarmos a pesquisa, mas depois descobrimos que o nome já existe ou não funciona.

Marcus Lemonis, do programa de tevê O Sócio, denomina esse sentimento de orgulho pessoal de algo que criamos de “Orgulho do Autor”.

Esse tipo de orgulho do empreendedor atrapalha a tomada de decisões e nos deixa míopes em relação a escolha de um nome de empresa.

Veja que legal esse vídeo do programa de tevê O Sócio sobre a escolha de um nome errado para uma empresa. Assista ao vídeo:

 

 

 

REGISTRO DA MARCA – criadores de nomes não falam sobre isso

Poucos criadores de nomes falam sobre isso ou criam nomes registráveis no INPI.

Sabe por quê? Porque é difícil criar um nome que seja registrável.

Os melhores nomes e mais óbvios já foram registrados e isso atrapalha que cria e dificulta a aprovação pelo cliente.

Não basta criar um nome de empresa forte e criativo, é necessário que seja registrável.

É importante pesquisar muito para não se arrepender depois.

Muita coisa pode dar errada se você não escolher um nome ideal para o seu negócio e, principalmente, se não for possível registrá-lo.

Escolher um nome de empresa que já existe em seu segmento é um erro clássico. Geralmente isso ocorre porque não foi realizada uma pesquisa adequada.

Pior ainda quando o empresário resolve não registrar a marca porque acredita que não é necessário.

Registre o nome da sua empresa como marca mista (NOME + LOGOTIPO)

O Registro da marca como marca mista é o registro tanto do nome como do logotipo da empresa.

Além de garantir a propriedade do nome, o registro como marca mista garante também a propriedade da forma, do desenho da marca.

O registro como marca mista facilita a aprovação, ou seja, o deferimento do pedido de registro.

Pesquisei no site do INPI e escolhi como exemplo a marca DISK LANCHES, para um serviço de telentrega de lanches.

Para essa marca, foi concedido o deferimento do registro porque é uma marca mista, se fosse somente o nome, não passaria pelos técnicos.

Veja abaixo esse exemplo real de marca mista com nome de empresa que explica o serviço, no sistema do INPI.

registro de nome de empresa

Etapas do registro do nome como marca mista

Resumidamente, podemos dividir essa etapa em 4 fases.

1- Documentação

A sua empresa deve ter o Contrato Social, não é importante que a razão social tenha o mesmo nome do registro, mas é recomendável que o nome fantasia seja o mesmo. Em caso de oposição (quando outra empresa reclama os direitos sobre o nome), fica mais fácil provar que a empresa está ativa com o mesmo nome.

2- Depósito da marca

Após pagamento de uma taxa, é necessário entrar no sistema do INPI, preencher um formulário e subir uma imagem do seu logotipo no formato JPG, no caso da marca ser mista, ou seja, nome da marca com sinais gráficos que representam a marca, como símbolo e logotipo.

3- Acompanhamento do processo

Até o deferimento da marca, essa é uma fase chata, de vigilância, porque é necessário conferir a RPI (Revista da Propriedade Industrial, uma espécie de Diário Oficial do INPI) todas as terças-feiras durante todo o processo que dura em média 3 anos;

4- Deferimento da marca

Após a publicação na RPI, deve-se pagar o primeiro decênio de registro da marca e, finalmente, o nome da marca será somente sua por um período de 10 anos.

Essa fase do projeto de Naming é bastante tranquila porque todos os nomes foram pesquisados previamente e o risco de oposição à marca é mínimo.

O único detalhe desagradável dessa etapa, além da morosidade do processo, é o assédio das empresas aproveitadoras de registro de marcas que começam a enviar boletos e cartas ameaçadoras de possível indeferimento da marca para o representante da empresa.

Por isso é importante ficar atento e acompanhar o processo semanalmente.

Se você quiser saber mais da importância da criação do nome de empresa veja no site da revista Pegn.

 

10º  REGISTRO DO DOMÍNIO .COM.BR

Os registros de domínios .com.br são registrados no site registro.br. Farei uma busca para você e as devidas configurações.

É importante esclarecer que registro de domínio não tem nada a ver com registro de marca.

O registro de domínio refere-se ao endereço (a URL) do futuro site da empresa.

 

Por que não confiar em sites com Geradores de Nomes de Empresas?

O sistema do Gerador de Nomes não acompanha o processo de registro de marca no INPI em tempo real.

Também não leva em consideração se você escolheu, por exemplo, “Esperto” ou “Espertta”, que para o registro de marca é o mesmo nome.

Ou seja se o nome Esperto está registrado, você não vai conseguir registrar “Espertta” porque os técnicos do INPI consideram imitação.

Outro motivo é que o Gerador não informa o grau de risco da marca sofrer oposição de outra marca.

Por exemplo, Hotel Urbano enfrenta uma briga judicial com o Peixe Urbano.

O Gerador de Nomes de Empresas gratuito jamais detectaria a possibilidade, ou melhor, o risco de haver oposição entre as marcas.

Essas empresas possuem a palavra “Urbano” que compõem o nome, o que aumenta as chances das marcas brigarem pelo nome.

 

DEPOIS DA CRIAÇÃO DO NOME, A CRIAÇÃO DA IDENTIDADE VISUAL

Como você viu acima, são necessários 10 passos para criar nome de empresa. Muitas horas de trabalho e relacionamento com o cliente foram INVESTIDAS durante o processo criativo.

 

Identidade Visual: a prova final para sabermos se os nomes são realmente fortes

No entanto, é na criação da Identidade Visual que o nome da sua empresa se torna algo tangível e percebemos a real força do nome.

É nessa etapa que o nome se transforma realmente em uma marca.

Quando estou criando um nome de empresa eu crio um imagem do logotipo na minha mente.

Ao iniciar o processo criativo do desenho da marca, eu já tenho em mente o que eu quero para a Identidade Visual do meu cliente.

 

Veja alguns nomes criativos para empresas que registramos:

 

Nome de empresa de porto alegre

PROINOVA

Criação de nome e identidade visual para escritório de gestão empresarial de Porto Alegre.

A técnica usada é de acrônimo, quando unimos duas palavras que formam uma terceira.

Eu gosto muito de usar essa técnica porque, além de surgir nomes criativos e originais, é mais difícil encontrar marcas similares registradas.

Isso evita oposição da marca e, portanto, menos obstáculos durante o processo.

O processo correu tranquilo e o registro da marca foi deferido.

 

Nome de Empresa para segurança no trabalho

SAFEWORKER

Empresa de treinamento de segurança no trabalho. Logotipo e nome registrados.

O processo de registro levou 3 anos, tempo normal para que a marca fosse deferida.

Graças ao nome original e uma pesquisa profunda que realizamos, o processo ocorreu tranquilamente sem oposição de nenhuma outra empresa.

 

nome de empresa do Rio De Janeiro

ALUGUEBOX

O INPI não permite o registro de nomes que descrevem o produto e serviço, no entanto você pode registrar como marca mista.

Não terá direito exclusivo sobre o nome, mas permitirá ter registro sobre o sinal gráfico, logotipo ou símbolo da marca.

 

Nome de empresa de Novo Hamburgo

VANBELGE

Nome e logotipo registrados. Criar nomes de empresas criativos para docerias, doces ou empresas na área de produtos e serviços alimentícios é bem difícil porque todo mundo está abrindo esse tipo de negócio.

Para diferenciar-se da concorrência, o nome para os chocolates finos foi criado usando a técnica de criar palavras que parecem de língua estrangeira.

No caso eu queria que o nome remetesse a um nome de alguém de origem Belga, terra do chocolate de alta qualidade.

Saiba Como criar nome para docerias.

 

nome para empresa de construção e engenharia

DORATA CONSTRUTORA

Criação de nome e logotipo para construtora e empreendimentos imobiliários.

A construtora é especializada em imóveis de alto padrão. Focada no público classe A, o nome Dorata remete a algo dourado, de luxo, razão pela qual o nome foi escolhido.

Enfrentou oposição de outra empresa do segmento de vendas de produtos de decoração e presentes.

Foi apresentada uma manifestação de defesa.

Oposições ocorrem e temos que estar preparados com a devida documentação, com provas de que a empresa está ativa e não concorre com a empresa oponente.

Saiba como criar nomes para engenharia e construção.

Quer ver novamente os 10 passos para criar nome de empresa criativo, forte e registrável? Acompanhe pelo índice abaixo:

1) Briefing (coleta de dados)

2) Definição do conceito

3) Processo criativo

4) Análise sonora e visual

5) Pesquisa

6) Apresentação lista de nome

7) Aprovação ou Alteração/Ajustes

8) Aprovação

9) Registro da Marca

10) Registro de Domínio

 

Vamos trabalhar juntos? Saiba como é o processo de criação de Identidade Visual

 

A CRIAÇÃO DO NOME FAZ PARTE DO PACOTE DE CONSTRUÇÃO DE MARCA

A criação de nomes de empresas faz parte de um pacote de serviço de construção de marcas dividido em 5 etapas.

Saiba mais no artigo Construção de Marca em 5 etapas.

nome de empresa passo a passo

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especialista em marcaQuem é Ronaldo Baker

É proprietário e Gestor de Criatividade em Porto Alegre e São Paulo. Graduado em Desenho Industrial pela UFSM e pós-graduado em Marketing na FGV. Foi Diretor de Arte e de Criação de agências de São Paulo e Rio Grande do Sul. É especialista em criação de marca, Identidade Corporativa e Marketing Digital.

Em 2016 e 2017, foi convidado pelo programa Encontro Com Fátima Bernardes para falar sobre suas ilustrações que emocionaram milhares de pessoas.


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