O profissional especializado na criação de nomes é denominado namer ou especialista em naming. Empresários recorrem a esse profissional em busca de nomes memoráveis, originais, sonoros, registráveis e alinhados à identidade da marca — qualidades que ferramentas de Inteligência Artificial (IA) ainda não conseguem entregar com precisão e estratégia.
Veja mais sobre as limitações da IA no final deste artigo. Por ora, vamos focar no trabalho do profissional de naming.
A seguir, você vai entender o que faz esse profissional e como é o processo criativo para encontrar o nome ideal de uma empresa — passo a passo.
O que faz um profissional de criação de nomes para empresa (naming)?
O profissional que cria nomes para empresas desenvolve nomes estratégicos para marcas, produtos, serviços ou eventos. Além da criatividade, ele une técnica, pesquisa de mercado, conhecimento jurídico e sensibilidade linguística para criar nomes fortes e únicos.
Esse processo envolve desde o entendimento profundo da marca até a verificação legal do nome junto ao INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial), além do registro de domínio.
Como o especialista cria nomes para empresas?
O processo é feito em 7 passos estratégicos, que vão muito além da simples inspiração. Veja a seguir:
- Análise do posicionamento da marca (briefing)
- Identificação da personalidade da marca
- Aplicação de técnicas de naming
- Análise da sonoridade dos nomes
- Verificação da disponibilidade no INPI
- Registro da marca
- Registro do domínio com o nome da marca
1. Análise do posicionamento da marca (briefing)
Tudo começa com uma conversa com o cliente. O profissional coleta dados através de um briefing estruturado, entendendo:
- O que a empresa faz
- Quem é o público-alvo
- Quais são os diferenciais
- Quais valores devem ser comunicados
- Que tipo de nome o cliente gostaria de evitar
Esse alinhamento inicial evita nomes genéricos e aproxima o projeto da identidade real da marca.
2. Identificação da personalidade da marca
Com base nas informações coletadas, o especialista define a personalidade da marca:
- É moderna ou tradicional?
- É sofisticada ou popular?
- É emotiva, técnica, espiritual?
A personalidade da marca orienta a linguagem, o estilo e o tom do nome. Uma clínica de estética, por exemplo, pode exigir um nome leve e feminino, enquanto uma empresa de tecnologia pode pedir um nome ousado e inovador.
3. Aplicação de técnicas de naming
Nesta etapa, o profissional usa técnicas criativas e linguísticas para gerar uma lista de nomes. Entre as mais usadas estão:
- Rimas – Ex: PeguePague
- Palavras inventadas – Ex: Nubank, Trello
- Siglas – Ex: IBM, CVC
- Abreviações – Ex: FedEx (Federal Express)
- Nomes arbitrários – Palavras sem relação direta com o setor (ex: Apple para tecnologia)
- Nomes descritivos – Ex: Casas Bahia, Correios
- Nomes dos fundadores – Ex: Magalu (Magazine Luiza), Ford
- Nomes em língua estrangeira – Ex: Starbucks, Unilever
- Onomatopeias – Ex: TikTok, Zipcar
- Nomes simbólicos/metafóricos – Ex: Áquila (águia), Pandora (mitologia), Aurora (novo começo)
Essa diversidade de abordagens permite criar nomes originais, criativos e com significados profundos.
Uma dessas técnicas de naming eu explico neste vídeo:
Rimas
É uma técnica de naming que costuma ter duas palavras que rimam, como por exemplo Coca-Cola, Hopi Hari.
São sílabas que se repetem e dão sonoridade ao nome. São fáceis de memorizar. Podemos usar dois tipos de composição para dar ritmo e rima ao nome: aliteração e assonância.
A aliteração é a repetição das consoantes COCA-COLA , assim como o clássico o Rato Roeu a Roupa do Rei de Roma.
Já a assonância é a repetição das vogais tônicas, como COCA-COLA, ou BOLA FORA.
As rimas quase sempre dão um tom divertido ao nome, portanto não é adequada para todos os tipos de negócio.
Palavras inventadas
Existem várias formas de inventar nomes. Misturando abreviações com palavras inteiras, usando sufixos, criando palavras que parecem de uma língua estrangeira, entre outras.
Veja o exemplo de nome que criei para clínica médica de São Paulo, ViverClin. É uma mistura de abreviação da palavra “clínica” (CLIN) com a palavra “viver”. “Clin” tem a mesma sonoridade da palavra em inglês “clean” que significa limpeza, ou no sentido figurado “viver de forma leve, sem impurezas, viver clean“.
Siglas
Muito usadas na criação de nomes de escritórios de advocacia, produtos técnicos ou empresas que querem colocar as iniciais dos sócios no nome da empresa. Particularmente, não gosto muito dessa técnica linguística para criar nomes de empresas.
As siglas não transmitem o conceito da empresa, não são muito fáceis de memorizar e parecem não provocar nenhuma reação emocional no consumidor. Eu raramente crio nomes com siglas, mas às vezes uso como símbolo nas marcas que crio, principalmente para escritórios de advocacia que seguem rigorosamente o código de ética da OAB.
Abreviação
Duas palavras abreviadas quando juntas formam uma terceira. Também são chamados de acrônimos. Como por exemplo Fedex, Federal Express. Note que aqui temos também uma rima causada pela assonância da vogais FEDEX.
Arbitrária
Nome escolhido sem nenhuma razão aparente. Despertam a curiosidade do público e, ao saber a razão do nome, aumenta sua empatia com a marca. Existem muitas histórias sobre a razão do nome da Apple, desde simplesmente começar pela letra “A”, porque é a primeira letra do catálogo telefônico, até pela razão que Steve Jobs fazia uma dieta a base de frutas. Exemplo: SevenBoys, Apple, BlackBerry
Descritiva
Descreve o produto ou serviço. Nesse caso, devemos ter cuidado. O INPI, órgão do governo federal responsável pelo registro das marcas no Brasil, não aceita o registro de marca nominativa de nomes de empresas que descrevem o produto ou a empresa.
Quando o nome for descritivo, ou seja, quando descreve literalmente um produto, serviço ou empresa, devemos registrar o nome como marca mista, ou seja, o desenho do logotipo e o nome da marca. Mesmo assim, o registro do nome não for aprovado é grande. Uma dica: se o nome for estrangeiro, facilita a aprovação desde que os técnicos do INPI não considerem uma descrição óbvia. Exemplo: Banco do Brasil
Nome dos fundadores
Uma boa alternativa se o fundador é uma personalidade conhecida pelo público-alvo. Nome de empresa com o nome do fundador costuma estar fortemente associada à sua imagem, portanto sua vida pessoal pode refletir na marca. Perde valor em fusões e dificulta a venda da marca.
Nome em língua estrangeira
Vou ter que discordar com alguns colegas que criam nomes para empresas e dizem que não é boa ideia usar palavras em língua estrangeira. Se você criar para um público específico ou usar palavras estrangeiras com a mesma pronúncia e escrita na língua portuguesa, funciona muito bem!
O uso das palavras em latim, por exemplo, são muito interessantes porque possuem similaridade com a língua portuguesa, facilitando a compreensão, leitura e pronúncia. Agora uma curiosidade: você sabia que “Audi” é uma palavra em latim que significa “ouvir”?
Onomatopeias
Usamos onomatopeias para criar nome de empresa quando queremos transmitir a ideia de negócio, produto ou serviço jovem e divertido. Um produto que explorou ao máximo a onomatopeia do seu nome é o chocolate Crunch, da Nestlé.
Crunch é referente ao som produzido quando alguém morde o chocolate crocante. A frase da campanha publicitária era “Crunch, o chocolate do barulho!” (1992). No vídeo do comercial de tevê, um garoto morde a barra de chocolate que produz um barulho tão alto que seus óculos trincam.
Simbólica
Palavras relacionadas com os atributos da marca, ou seja com as qualidades da marca. Uma marca de automóvel que fabrica carros velozes, design agressivo e ronco do motor característico pode escolher um símbolo que contenha todos esses significados. Que tal o nome Jaguar? Felino rápido, elegante e com rugido feroz. Perfeito, não é mesmo? A má notícia é que quase todos os nomes simbólicos já foram registrados.
4. Análise da sonoridade dos nomes
Com uma lista de nomes possíveis, o profissional testa a sonoridade, leitura e escrita de cada um:
- O nome é fácil de pronunciar?
- Funciona bem em diferentes sotaques?
- É memorável?
- Parece com alguma palavra negativa?
Um nome sonoro e fluido transmite mais confiança e facilita a memorização da marca.
5. Verificação da disponibilidade no INPI
Antes de apresentar os nomes finalistas, o profissional verifica se eles estão livres para registro no INPI — evitando conflitos legais futuros.
Essa é uma etapa crítica: muitos nomes criativos acabam inutilizados por já estarem registrados por outras empresas.
6. Registro da marca
Caso o cliente aprove o nome, o especialista pode cuidar de todo o processo de registro da marca no INPI, garantindo segurança jurídica e exclusividade no uso do nome.
Esse processo envolve:
- Classificação da atividade
- Preenchimento correto do pedido
- Acompanhamento até a aprovação (ou deferimento)
Veja no vídeo abaixo como saber se o nome está registrado:
7. Registro do domínio com o nome da marca
Por fim, o profissional realiza o registro do domínio (ex: .com.br) com o nome escolhido, garantindo presença online desde o início.
É essencial que o nome escolhido esteja disponível para domínio, o que aumenta a credibilidade e facilita a comunicação digital da empresa.
Vale a pena contratar um profissional para criar o nome da sua empresa?
Sim. Um nome criado profissionalmente evita erros graves como:
- Escolher um nome já registrado
- Adotar nomes difíceis ou genéricos
- Perder autoridade por causa de nomes amadores
Além disso, um nome forte ajuda a construir uma marca sólida, aumenta a confiança do público e valoriza o negócio.
Cuidado com geradores automáticos de nomes ou ferramentas de inteligência artificial (IA) para buscar ideias
Hoje em dia, muitas pessoas recorrem a geradores automáticos de nomes ou ferramentas de inteligência artificial (IA) para buscar ideias. Essas ferramentas podem ser úteis para inspiração, mas não substituem o olhar estratégico, a sensibilidade de mercado e o rigor técnico de um profissional de naming.
A IA pode sugerir palavras, mas só um especialista entende a essência do seu negócio, traduz essa essência em linguagem de marca e ainda garante que o nome seja juridicamente viável e comercialmente eficaz.
Se você está começando uma empresa ou repensando sua marca, contratar um especialista em naming é um investimento estratégico para proteger sua marca e destacar-se no mercado.
Precisa de um nome forte, registrável e alinhado com o propósito da sua empresa?
Entre em contato e conheça meu serviço completo de criação de nomes, logotipo e registro de marca.
Evite erros e comece sua marca do jeito certo.
Veja alguns nomes criativos de empresas que registramos:
PROINOVA
Criação de nome e identidade visual para escritório de gestão empresarial de Porto Alegre. A técnica usada é de acrônimo, quando unimos duas palavras que formam uma terceira. Eu gosto muito de usar essa técnica porque, além de surgir nomes criativos e originais, é mais difícil encontrar marcas similares registradas. Isso evita oposição da marca e, portanto, menos obstáculos durante o processo. O processo correu tranquilo e o registro da marca foi deferido.
SAFEWORKER
Empresa de treinamento de segurança no trabalho. Logotipo e nome registrados. O processo de registro levou 3 anos, tempo normal para que a marca fosse deferida. Graças ao nome original e uma pesquisa profunda que realizamos, o processo ocorreu tranquilamente sem oposição de nenhuma outra empresa.
ALUGUEBOX
O INPI não permite o registro de nomes que descrevem o produto e serviço, no entanto você pode registrar como marca mista. Não terá direito exclusivo sobre o nome, mas permitirá ter registro sobre o sinal gráfico, logotipo ou símbolo da marca.
VANBELGE
Nome e logotipo registrados. Criar nomes de empresas criativos para docerias, doces ou empresas na área de produtos e serviços alimentícios é bem difícil porque todo mundo está abrindo esse tipo de negócio.
Para diferenciar-se da concorrência, o nome para os chocolates finos foi criado usando a técnica de criar palavras que parecem de língua estrangeira. No caso eu queria que o nome remetesse a um nome de alguém de origem Belga, terra do chocolate de alta qualidade.
Saiba Como criar nome para docerias.
DORATA CONSTRUTORA
Criação de nome e logotipo para construtora e empreendimentos imobiliários.
A construtora é especializada em imóveis de alto padrão. Focada no público classe A, o nome Dorata remete a algo dourado, de luxo, razão pela qual o nome foi escolhido. Enfrentou oposição de outra empresa do segmento de vendas de produtos de decoração e presentes.
Foi apresentada uma manifestação de defesa. Oposições ocorrem e temos que estar preparados com a devida documentação, com provas de que a empresa está ativa e não concorre com a empresa oponente.
Veja aqui mais artigos sobre nomes para empresas:
Saiba como criar nomes para engenharia e construção.
Nomes para empresas de tecnologia
Nomes para clínicas Odontológicas
Nomes para empresas de Construção Civil