whatsapp WhatsApp-baker

Dicas de como criar nome para empresa de engenharia (exemplo prático)

Nomes para empresas de engenharia devem transmitir mais que confiança, seriedade e solidez, devem indicar o POSICIONAMENTO da sua empresa no mercado que você quer atuar.

Não está conseguindo criar o nome da sua empresa de engenharia? Leia este artigo até o fim e confira as dicas que eu preparei para você

 

Defina seu posicionamento antes de começar a criar o nome da sua empresa de engenharia

A primeira coisa que você precisa fazer antes de criar o nome é definir o posicionamento da marca. Posicionamento de marca é como você deseja ocupar um espaço na mente do seu cliente.

 

Veja alguns exemplos de posicionamento de marca de escritórios de engenharia:

Exemplo 1

Suponha que seu escritório de engenharia quer ser lembrado como especialista em construções que utilizam somente materiais recicláveis.

Neste caso o nome deverá remeter à sustentabilidade.

 

Exemplo 2

A sua especialidade é construir casas em 24 horas, utilizando materiais criados por uma impressora 3D.

O nome da empresa de engenharia deverá levar a associações com velocidade e tecnologia.

 

Exemplo 3

Você quer se posicionar como um escritório de engenharia que faz tudo, igual aos outros.

Então ficará mais difícil ser lembrado pelo seu cliente, porque o espaço na mente dele já está lotado de marcas de engenharia iguais a sua.

 

Portanto, o que determina o sucesso do posicionamento de uma marca é o diferencial da empresa frente à concorrência.

 

Identifique os diferenciais da sua empresa de engenharia para criar nomes fortes

Vimos no começo desse artigo que o que determina o sucesso do posicionamento de mercado é o diferencial da empresa em relação aos seus concorrentes.

Saber o diferencial é muito importante para criação do nome de uma empresa porque podemos escolher palavras associadas a ele.

Se você não tem um diferencial, será muito mais difícil criar um nome original para seu escritório de engenharia.

Você pode ler alguma coisa sobre diferencial de marca no site do SEBRAE.

Para eu identificar os diferenciais das empresas de meus clientes, eu peço para eles responderem um questionário de briefing.

Entenda melhor como é o processo de criação de nome para empresa de engenharia lendo, a seguir, os 7 passos que eu utilizo.

 

Eu crio o nome da sua empresa de engenharia em 7 passos [exemplo prático]

Desenvolvi um projeto de criação de nome para empresa de engenharia do Rio Grande do Sul.

Veja como foi a criação do nome nestes 7 passos:

1. Questionário de briefing: posicionamento

2. Processo criativo: construção nominativa utilizando técnica de criação

3. Pesquisa: pesquisa formal no INPI e Registro BR, pesquisa informal Google

4. Funil de eliminação de nomes: eliminação de palavras similares já registradas, eliminação de palavras com alto grau de risco de não aprovação, entre outros critérios

5. Apresentação: apresentação em pdf com shortlist de palavras, resultado da pesquisa, análise de risco de não aprovação pelo INPI

6. Nova lista: solicitação de nova lista pelo cliente seguindo sua preferência e considerações sobre os nomes apresentados

7. Aprovação: aprovação do nome e autorização para criação da nova identidade visual

 

#Passo 1 – Questionário de briefing

É enviado para o cliente um questionário de briefing.

O questionário de briefing serve para eu conhecer melhor a empresa do cliente e entender seu posicionamento perante o mercado.

Quanto mais completa a resposta, melhor para eu entender e captar algumas palavras-chave para a criação dos nomes de empresas de engenharia.

Saber o diferencial da empresa é decisivo para um bom nome.

Encontrar palavras que descrevem ou representem simbolicamente esses diferenciais ajuda muito no processo criativo do nome para empresa de engenharia.

Seus diferenciais ficaram claramente definidos no briefing:

• projetos de edifícios para classe A

• alta tecnologia

 

Temos aqui algumas palavras importantes que podem ajudar na criação do nome:

• TECNOLOGIA

• CLASSE A

 

No passo 2, o processo criativo, procuramos sinônimos, palavras relacionadas e abreviações para formarmos palavras novas, sempre tomando cuidado para não cair em modismos.

Veja a seguir o segundo passo…

 

#Passo 2 – Processo criativo do nome empresarial

Conforme a resposta do cliente referente ao diferencial da empresa, eu inicio com uma lista de palavras relacionadas ao seu diferencial.

No caso os diferenciais são “projetos e construção de edifícios de alto padrão para classe A” e “tecnologia”.

Saiba mais sobre essa etapa do processo de criação de nome para empresa no artigo Como Criar Nome de Empresa.

Na criação do nome, utilizei uma técnica de naming que compreende:

1) criação de acrônimos (abreviações que formam palavras novas)

2) combinação de palavras em português e inglês

3) palavras na língua inglesa, portuguesa, latim e italiana

4) criação de palavras novas

 

#Passo 3 – Pesquisa

criação de nomes de empresas de engenharia - pesquisa

À medida que eu vou criando os nomes, vou fazendo uma pesquisa no sistema do INPI (Instituto Nacional de Patentes Industriais) para ter certeza de que os nomes que eu criei não foram registrados.

Os nomes apresentados para o cliente possuem grandes chances de serem deferidos pelo INPI porque estão livres para registro na classificação NICE 37 (CONSTRUÇÃO CIVIL).

A primeira vista, fazer uma busca por nomes livres para registro no site no INPI parece fácil.

No entanto, se o usuário não conhecer a legislação do registro de marca e fizer uma busca superficial, o processo de registro será indeferido.

Até o final deste artigo eu retornarei ao assunto.

Posteriormente, faço também uma pesquisa no Google, que embora eu encontre nomes semelhantes na busca na internet, não significa que eu não possa registrá-los, já que o INPI é o único órgão oficial de registro de marcas no Brasil.

 

#Passo 4 – Funil de eliminação de nomes

nomes de empresas de engenharia - criação

Depois de ter no mínimo uns 15 a 20 nomes criados, eu utilizo a técnica do funil de eliminação que consiste em etapas que vão eliminando aqueles nomes que não são apropriados.

Também são eliminados aqueles nomes de empresas que oferecem risco de não serem aprovados no registro de marcas pelos técnicos do INPI.

A pronúncia difícil, interpretações negativas, são outros fatores importantes para eliminação do nome.

 

#Passo 5 – Apresentação de lista de nomes de empresas de engenharia

Filtrado os nomes de empresas no funil de eliminação, eu apresento ao cliente um ebook em PDF.

O ebook contém uma lista de no mínimo dez nomes, origem das palavras, significados e grau de risco para aprovação do nome da empresa de engenharia, bem como a possibilidade do nome sofrer oposição por outra empresa.

Veja alguns nomes para empresas de engenharia apresentados para o cliente:

CONSANTOS

Construção nominativa: CON (de construção) + SANTOS (sobrenome do proprietário, língua portuguesa)

Significado/Percepção: associação com o nome do proprietário da empresa. Santos é uma palavra forte, transmite segurança. Fácil memorização.

 

DIAMANT

Construção nominativa: DIAMANT (palavra em inglês, DIAMANTE em português).

Significado/Percepção: remete a algo de valor, projetos para classe A.

 

TOPMAIS

Construção nominativa: TOP + MAIS.

Significado/Percepção: construções e engenharia de alto valor, “top” de linha, “mais” que a concorrência.

 

TOPCLASS

Construção nominativa: TOP + CLASS (inglês).

Significado/Percepção: engenharia de alto valor, construções para alta classe social.

 

CLASSONE

Construção nominativa: CLASS (inglês) + ONE (inglês).

Significado/Percepção: construções de alta classe, a número 1.

 

DORATA

Construção nominativa: DORATA (italiano).

Significado/Percepção: remete ao dourado, ao ouro, construções de alta classe.

 

#Passo 6 – Nova lista de nomes

Pode ocorrer do cliente ainda não estar satisfeito com a lista apresentada de nomes de empresas de engenharia.

Nesses casos, eu crio uma nova lista, sem nenhum custo adicional.

No entanto, é muito importante que o cliente diga por que não gostou dos nomes apresentados e que caminho eu devo seguir.

Se isso não ocorrer, o trabalho fica complicado.

Por isso é muito importante que a lista de nomes de empresas apresentado seja analisada pelo cliente com muita calma.

 

#Passo 7 – Aprovação do nome da empresa de engenharia

Por fim, o nome escolhido foi DORATA.

logotipo-construtora

Significa DOURADA em italiano. Remete a algo de valor como o ouro, relacionado à CLASSE A, produto TOP de linha.

O nome da empresa de engenharia escolhido está diretamente associado ao seu diferencial “projetos de engenharia de edifícios de alto padrão, para clientes da classe A”.

Após a aprovação final do nome, vamos para a criação da Identidade Visual.

 

Registro do Nome da Empresa de Engenharia no INPI

É importante não confundir o registro da empresa de engenharia na Junta Comercial com o registro do nome da empresa no INPI (Instituto Nacional de Patentes Industriais).

A Junta Comercial não garante a exclusividade e os direitos de uso do nome da empresa de engenharia que você escolheu.

Quem dá direito exclusivo do nome como marca é somente o INPI.

Não adianta registrar a empresa com o nome escolhido na Junta Comercial da sua cidade e achar que você terá direito absoluto sobre o nome.

Se um concorrente seu registrar o mesmo nome no INPI, na mesma classe de serviço que a sua, você correrá sério risco de ser obrigado a remover o nome da sua fachada, da sua frota, dos matérias publicitários e ainda ter que pagar uma indenização para seu concorrente.

É importante registrar seu nome juntamente com o logotipo.

Veja a seguir por quê.

 

A criação do logotipo é muito importante para a aprovação do registro do nome no INPI

É recomendado que o nome seja registrado como marca MARCA MISTA, ou seja, o NOME mais o LOGOTIPO.

Marca mista é quando registramos no INPI (Instituto Nacional de Patentes Industriais), órgão federal do Brasil responsável pelo registros de marcas e patentes, o NOME mais sua REPRESENTAÇÃO VISUAL, figurativa, ou seja, o registro do logotipo com um símbolo (se houver).

É importante registrar como marca mista porque alguns nomes não podem ser registrados, como aqueles que simplesmente descrevem um produto ou serviço.

Quando registramos como um logotipo, muitas vezes a marca é deferida com ressalvas, por exemplo o nome da minha empresa Baker Design, cuja palavra Design eu não tenho direito exclusivo sobre esta palavra.

O nome DORATA, aprovado e escolhido pelo cliente em uma lista de mais de 20 nomes, foi registrado como MARCA MISTA.

Veja como foi a criação do logotipo para empresa de engenharia civil no artigo Logotipo Engenharia Civil: criação de marca para empresa de Engenharia e Construção

 

A criação de nomes de empresas de engenharia não é para amadores

Como você viu nesse artigo, a criação de nomes de empresas de engenharia, assim como o nome de qualquer empresa, deve ser levada a sério. NÃO É PARA AMADORES!

Existem etapas a serem seguidas, existe uma técnica de criação que precisa ser respeitada.

Não é para ser criado na mesa do jantar com a família ou utilizando geradores de nomes da internet.

Fazer uma pesquisa por nomes de empresas de engenharia no INPI também requer experiência.

Há muitas armadilhas e detalhes na busca que escondem nomes iguais ao nome que você escolheu que estão registrados ou em processo de registro.

 

Dez anos criando nomes para empresas

Trabalhei 30 anos em agências de propaganda de São Paulo-SP, Santa Maria-RS, Canoas-RS, Novo Hamburgo-RS, Porto Alegre criando marcas para empresas.

Em 2007, graças a abrangência da internet, comecei a criar nomes e identidades visuais para empresas de todo Brasil.

Desenvolvi uma forma única de criar nomes criativos, impactantes e registráveis para empresas.

Veja abaixo alguns dos meus diferenciais.

 

Nomes e logotipos de empresas de engenharia do meu portfólio

Nome e logo para empresa de engenharia de Santa Catarina

Criação de nome e identidade visual para empresa de engenharia de Santa Catarina.

 

Nome para empresa de Engenharia Elétrica de Curitiba/PA e logotipo

Criação de nome e identidade visual para empresa de Engenharia Elétrica de Curitiba/PR.

 

Nome para empresa de engenharia do Rio Grande do Sul e identidade visual

Criação de nome e identidade visual para empresa de engenharia do Rio Grande do Sul.

 

Meus diferenciais de criação de nomes de empresas de engenharia (naming)

• Pesquisa profunda para descobrir se há outros nomes de empresas de engenharia registrados ou não.

• Técnica de criação diferenciada.

• Apresentação de lista com até 10 nomes, todos originais e registráveis no INPI, no caso da não aprovação é feita uma segunda lista.

• Atendimento personalizado pelo WhatsApp 51 999994463.

• Apresentação de grau de risco do nome não ser aprovado pelos técnicos do INPI e oposição de outras empresas.

• Busca por domínios livres para registro e sugestões de nomes de domínio.

• Explicação da origem do nome, construção nominativa, percepção e significado da palavra.

• Registro do nome no INPI e acompanhamento do processo até o deferimento do pedido de registro da marca.

• Especialista em Construção de Marcas e Identidade Visual.

• Contratação por pacotes de serviço a escolher

 

A criação do nome para empresa de engenharia faz parte de um combo de serviços para construir marcas para novas empresas de engenharia

Sou procurado por engenheiros que estão abrindo empresas de engenharia e construção.

A maioria está um pouco perdida quando se trata em divulgar o nome da sua nova empresa.

Para atender a essa demanda e ajudá-los a construir marcas fortes para seus escritórios de engenharia, eu criei um combo de serviços dividido em 5 Módulos:

  • Módulo 1 – Criação do Nome
  • Módulo 2 – Identidade Visual
  • Módulo 3 – Registro da Marca
  • Módulo 4 – Criação de Site
  • Módulo 5 – Presença na Internet

É o mínimo necessário para você começar a divulgar o nome da sua empresa e começar a construir uma marca forte

 


Artigos relacionados à Engenharia:

Criação de logotipo para Empresas de Engenharia e Construção

Como criar nome de empresa

 

Salvar

Salvar

Ronaldo Baker

Ronaldo Baker cria nomes para empresas, identidades visuais e marketing digital para todo Brasil. Designer há mais de 30 anos. Especializado em Design, Naming e Marketing Digital. Graduado em Comunicação Visual (UFSM). Pós-graduado em Marketing (FGV). Pós-graduando em Branding (ESPM). Curso de registro de marcas (INPI). É o autor dos artigos deste site, bakerdesign.com.br