Nomes para clínicas de fisioterapia devem ser criados por profissionais especializados em Naming. Se você nunca ouviu falar em Naming, podemos resumir o conceito da seguinte forma: é um processo criativo de criação de nomes para uma marca. No entanto, é muito mais complicado.
A criação do nome é apenas uma pequena parte do processo de Naming, que envolve muita pesquisa, conhecimento em registro de marca e o nome precisa estar inserido na estratégia de Branding da empresa.
Mas, o propósito desse artigo não é você se aprofundar no estudo de nomes para a marca, mas ter uma ideia inicial de como o processo funciona para escolher o melhor nome para sua clínica de fisioterapia.
Dicas para criar nomes para clínicas de fisioterapia
1. Tenha um Plano de Negócios
A primeira coisa que você precisa fazer para criar nomes para clínicas de fisioterapia é ter um plano de negócios. Se você ainda não tem um, sugiro que vá até o site do SEBRAE e dê uma olhada nos modelos que eles oferecem gratuitamente.
Quando criamos um nome para empresa, precisamos ter certeza de onde queremos estar daqui a 10 anos. Por exemplo: no futuro, quero reunir profissionais da fisioterapia para trabalhar para mim; quero oferecer outros serviços da área da saúde além dos serviços de fisioterapia, no futuro quero ser uma clínica multidisciplinar; quero alugar salas da minha clínica, etc.
Não criamos o nome de uma clínica com o conceito de onde ela está, mas o conceito de onde ela quer estar no futuro. Já criei nomes para empresas que mudaram seus produtos e serviços depois do nome estar registrado. Foi muito ruim porque o nome da marca perdeu o sentido porque o produto havia mudado.
2. Comece a criar uma lista de nomes para sua clínicas de fisioterapia
Com o Plano de Negócios definido na etapa anterior, partimos para a criação da lista nomes.
• Escreva palavras que transmitam os diferenciais do seu negócio definido no seu Plano de Negócios. Por exemplo:
Fisioterapia personalizada para atletas de alta performance –> PERFORMA, ALTA, DESEMPENHO, SUPER, HIPER, PLENA, PERSONALIZADA
• Dessas palavras, liste outras palavras relacionadas a primeira lista
Nessa etapa, é interessante consultar um dicionário de sinônimos
PERFORMA = ação, desempenho
ALTA = elevação
• Crie palavras novas juntando iniciais (prefixos), escolha algumas palavras já listadas, relacione com fisioterapia
Juntar duas palavras para formar uma palavra nova é apenas uma das técnicas do processo criativo. Vamos nos concentrar apenas nessa. Se você quiser saber mais sobre as técnicas veja este artigo.
A essa altura, você terá uma infinidade de palavras associadas ao seu diferencia.. Você poderá escolher algumas palavras já listadas ou criar novas palavras. Por exemplo:
ALTA + FISIOTERAPIA = Altafísio
PERFORMA = Perfomática
PERSONALIZADA = Persona
3. Eliminação dos nomes não aprovados
Elimine os nomes que:
- são pejorativos
- que não transmitem segurança
- que não estão de acordo com o conceito da sua empresa
- difíceis de pronunciar
- foneticamente semelhantes a palavras pejorativas ou negativas
4. Escolha 10 nomes e faça uma busca no INPI
Com 10 nomes escolhidos, vá até o site do INPI e faça uma busca por anterioridade. Essa busca é muito importante para você saber se o nome está registrado ou não, afinal, você não vai querer ser processado por uso indevido de uma marca.
Fazer uma busca por nomes de clínicas de fisioterapia no INPI não é nada simples. Dá uma olhada no artigo que eu escrevi “Saiba como Funciona o Registro de Marca de Produto e Serviço”
Lista de nomes de clínicas de fisioterapia para você se inspirar
Selecionei nomes de clínicas de fisioterapia originais, registrados ou em processo de registro de marca para você se inspirar e criar novos nomes, mas não vale copiar estes.
RENASCER
ORTOFISIO
FISIOGEST
CORPORALIS
FISIOHOME
CLINILIFE
ORTOFIT
PRO-FISIO
AGIR
FISIOMAX
OMNI
VIDATIVA
POSTURA VITAL
MR. FISIO