whatsapp

Nomes para clínicas de fisioterapia

Nomes para clínicas de fisioterapia devem ser criados por profissionais especializados em Naming. Se você nunca ouviu falar em Naming, podemos resumir o conceito da seguinte forma: é um processo criativo de criação de nomes para uma marca. No entanto, é muito mais complicado.

A criação do nome é apenas uma pequena parte do processo de Naming, que envolve muita pesquisa, conhecimento em registro de marca e o nome precisa estar inserido na estratégia de Branding da empresa.

Mas, o propósito desse artigo não é você se aprofundar no estudo de nomes para a marca, mas ter uma ideia inicial de como o processo funciona para escolher o melhor nome para sua clínica de fisioterapia.

 

Dicas para criar nomes para clínicas de fisioterapia

1. Tenha um Plano de Negócios

A primeira coisa que você precisa fazer para criar nomes para clínicas de fisioterapia é ter um plano de negócios. Se você ainda não tem um, sugiro que vá até o site do SEBRAE e dê uma olhada nos modelos que eles oferecem gratuitamente.

Quando criamos um nome para empresa, precisamos ter certeza de onde queremos estar daqui a 10 anos. Por exemplo: no futuro, quero reunir profissionais da fisioterapia para trabalhar para mim; quero oferecer outros serviços da área da saúde além dos serviços de fisioterapia, no futuro quero ser uma clínica multidisciplinar; quero alugar salas da minha clínica, etc.

Não criamos o nome de uma clínica com o conceito de onde ela está, mas o conceito de onde ela quer estar no futuro. Já criei nomes para empresas que mudaram seus produtos e serviços depois do nome estar registrado. Foi muito ruim porque o nome da marca perdeu o sentido porque o produto havia mudado.

 

2. Comece a criar uma lista de nomes para sua clínicas de fisioterapia

Com o Plano de Negócios definido na etapa anterior, partimos para a criação da lista nomes.

• Escreva palavras que transmitam os diferenciais do seu negócio definido no seu Plano de Negócios. Por exemplo:
Fisioterapia personalizada para atletas de alta performance –> PERFORMA, ALTA, DESEMPENHO, SUPER, HIPER, PLENA, PERSONALIZADA

• Dessas palavras, liste outras palavras relacionadas a primeira lista

Nessa etapa, é interessante consultar um dicionário de sinônimos

PERFORMA = ação, desempenho
ALTA = elevação

 

• Crie palavras novas juntando iniciais (prefixos), escolha algumas palavras já listadas, relacione com fisioterapia

Juntar duas palavras para formar uma palavra nova é apenas uma das técnicas do processo criativo. Vamos nos concentrar apenas nessa. Se você quiser saber mais sobre as técnicas veja este artigo.
A essa altura, você terá uma infinidade de palavras associadas ao seu diferencia.. Você poderá escolher algumas palavras já listadas ou criar novas palavras. Por exemplo:
ALTA + FISIOTERAPIA = Altafísio
PERFORMA = Perfomática
PERSONALIZADA = Persona

 

3. Eliminação dos nomes não aprovados

Elimine os nomes que:

  • são pejorativos
  • que não transmitem segurança
  • que não estão de acordo com o conceito da sua empresa
  • difíceis de pronunciar
  • foneticamente semelhantes a palavras pejorativas ou negativas

 

4. Escolha 10 nomes e faça uma busca no INPI

Com 10 nomes escolhidos, vá até o site do INPI e faça uma busca por anterioridade. Essa busca é muito importante para você saber se o nome está registrado ou não, afinal, você não vai querer ser processado por uso indevido de uma marca.

Fazer uma busca por nomes de clínicas de fisioterapia no INPI não é nada simples. Dá uma olhada no artigo que eu escrevi “Saiba como Funciona o Registro de Marca de Produto e Serviço

 

Artigos relacionados a clínicas de fisioterapia

Nomes para clínicas médicas
Como criar nomes para clínicas médicas ->
WhatsApp-baker