Nomes de clínicas muitas vezes levam o nome do médico, fisioterapeuta, esteticista ou veterinário que a administra, no entanto, não podemos esquecer que o nome da clínica é a marca de um negócio e por esta razão precisa de um nome diferenciado.
Nomes de clínicas: por que criar um nome original
6 razões para você ter um nome de clínica original:
- Um nome original distingue a clínica da concorrência
- Possibilita a construção de uma marca forte
- Posiciona a marca no mercado
- Permite que a clínica tenha vários médicos como colabores sem que seus nomes sejam plenamente associados à marca da clínica
- Facilita a administração de crise em caso de erro médico
- O nome da clínica é um ativo, tem valor e, portanto, a venda da marca pode ser negociada
Antes de escolher o nome para clínica, faça isso
Todos sabemos do comprometimento das clínicas com a saúde, mas é um negócio, portanto a lucratividade do empreendimento é fundamental para sua sobrevivência. Em um mercado cada vez mais competitivo, ter um plano de negócio irá nortear as ações futuras, inclusive no processo de escolha do nome para a clínica.
Como fazer um plano de negócio para clínica
Recomendo que busque uma empresa de marketing para desenvolver um plano de negócio ou entre em contato com o SEBRAE, que tem ajudado muitos profissionais da saúde a montarem clínicas produtivas e rentáveis. Antes de procurar profissionais no desenvolvimento do planejamento da sua clínica, você mesmo pode fazer um mini planejamento, assim terá em mãos um resumo dos seus planos para o empreendimento.
Mini Plano de Negócios para Clínica
Responda a estas perguntas:
1) Qual problema sua empresa resolve (PROMESSA)?
2) Quem precisa dessa solução (público-alvo)?
3) Onde você encontra essas pessoas? (CANAIS)
4) De quem essas pessoas compram se não for de você? (concorrentes)
5) O que você entrega que eles não entregam? (diferenciais)
6) Onde você quer chegar? (objetivos e metas)
7) O que precisa ser feito para você chegar lá? (plano).
Nomes de clínicas: por que contratar um profissional de naming
Não existe ninguém mais competente para criar nome de clínicas do que o profissional especializado em namig. Naming, que significa “nomear” em português, é o nome dado ao processo de desenvolvimento de nomes que utiliza diversas técnicas de criação e escolha de palavras que farão parte da composição nominativa do nome da marca.
É importante deixar claro que o namer é muito mais do que alguém que cria uma lista de palavras, é um profissional capacitado para fazer uma pesquisa profunda no registro de marcas (INPI), é conhecedor das Leis de Propriedade Industrial (LPI) e com formação em Branding, embora no Brasil estas qualidades sejam raras na quase totalidade dos profissionais que vendem seus serviços de criação de nomes.
Técnicas utilizadas por profissionais na criação de nomes
Existem muitas técnicas profissionais de criação de nome para empresa. Quase todas podem ser empregadas na nomeação de clínicas.
Veja algumas das técnicas:
• Nomes em latim
As palavras em português são formadas por radicais, sufixos e prefixos do latim, portanto a compreensão e pronúncia são familiares para nós brasileiros. Encontrar palavras em latim é bastante fácil atualmente se utilizarmos o tradutor do Google, mas o problema é que todo mundo já descobriu o truque para criar nomes, especialmente nomes de clínicas, e ficou muito difícil registrá-las no INPI. Veja exemplo de nome em latim muito fácil de compreender e pronunciar: Nati Clínica de Obstetrícia.
• Nomes em grego
As palavras em grego para composição de nomes de clínicas são menos comuns porque são um tanto estranhos para nós, mas alguns prefixos gregos são ótimos para criar na composição de palavras novas. Nome de clínica usando prefixo grego: MediCali (Cali, prefixo grego que significa em português “belo”).
• Acrônimos
Acrônimos são composições de nomes formadas por sílabas de duas palavras que quando juntas formam uma terceira. É uma técnica muito interessante, mas é preciso tomar cuidado para que o nome não fique muito estranho e difícil de memorizar. Exemplo: NeuClin (Neuro + Clínica).
• Siglas
Siglas são difíceis de memorizar e precisam de um esforço muito grande de marketing para divulgar o nome da clínica e “grudar” na mente dos público-alvo. No entanto, se a sigla tiver a sequência CONSOANTE + VOGAL + CONSOANTE + VOGAL, a memorização fica mais fácil. Veja o exemplo: NEMI – Núcleo de Estudos de Medicina Integral.
Outras técnicas de naming para clínicas ->
Nomes de Clínicas para você se inspirar
Sanitas – Centro de Medicina
Zelo – Clínica de Geriatria
Audiva – Clínica de Fonoaudiologia
Persona – Clínica de Fisioterapia
Trato – Clínica
Noua – Centro Médico
VivaMente – Clínica de Psiquiatria e Neurologia
Mom – Clínica de Pediatria, Obstetrícia e Ginecologia
Plena – Clínica de Medicina Ortomolecular
Vivati – Clínica de Fisioterapia
Integra – Medicina Integral
BonaVita – Clínica de Psicologia e Bem Estar
Diva – Clínica de Estética
Clínea – Clínica de Saúde e Estética
SerViva – Clínica de Medicina Integrativa
MediCenter – Centro Médico
ProBen – Clínica de Saúde e Farmácia de Manipulação
Natos – Clínica de Obstetrícia e Ginecologia
Natocenter – Centro Médico de Obstetrícia
ComViver – Clínica de Psicologia
Artigos relacionados a nomes de clínicas
Criação de Identidade Visual para clínica médica –>
Como Criar Nomes para Clínica Odontológica –>