whatsapp WhatsApp-baker

Nomes de Clínicas criados por profissionais

Nomes de clínicas muitas vezes levam o nome do médico, fisioterapeuta, esteticista ou veterinário que a administra, no entanto, não podemos esquecer que o nome da clínica é a marca de um negócio e por esta razão precisa de um nome diferenciado.  

 

Nomes de clínicas: por que criar um nome original

6 razões para você ter um nome de clínica original:

  1. Um nome original distingue a clínica da concorrência
  2. Possibilita a construção de uma marca forte
  3. Posiciona a marca no mercado
  4. Permite que a clínica tenha vários médicos como colabores sem que seus nomes sejam plenamente associados à marca da clínica
  5. Facilita a administração de crise em caso de erro médico
  6. O nome da clínica é um ativo, tem valor e, portanto, a venda da marca pode ser negociada

 

Antes de escolher o nome para clínica, faça isso

Todos sabemos do comprometimento das clínicas com a saúde, mas é um negócio, portanto a lucratividade do empreendimento é fundamental para sua sobrevivência. Em um mercado cada vez mais competitivo, ter um plano de negócio irá nortear as ações futuras, inclusive no processo de escolha do nome para a clínica.  

 

Como fazer um plano de negócio para clínica

Recomendo que busque uma empresa de marketing para desenvolver um plano de negócio ou entre em contato com o SEBRAE, que tem ajudado muitos profissionais da saúde a montarem clínicas produtivas e rentáveis. Antes de procurar profissionais no desenvolvimento do planejamento da sua clínica, você mesmo pode fazer um mini planejamento, assim terá em mãos um resumo dos seus planos para o empreendimento.  

Mini Plano de Negócios para Clínica

Responda a estas perguntas:

1) Qual problema sua empresa resolve (PROMESSA)?

2) Quem precisa dessa solução (público-alvo)?

3) Onde você encontra essas pessoas? (CANAIS)

4) De quem essas pessoas compram se não for de você? (concorrentes)

5) O que você entrega que eles não entregam? (diferenciais)

6) Onde você quer chegar? (objetivos e metas)

7) O que precisa ser feito para você chegar lá? (plano).

 

Nomes de clínicas: por que contratar um profissional de naming

Não existe ninguém mais competente para criar nome de clínicas do que o profissional especializado em namig. Naming, que significa “nomear” em português, é o nome dado ao processo de desenvolvimento de nomes que utiliza diversas técnicas de criação e escolha de palavras que farão parte da composição nominativa do nome da marca.

É importante deixar claro que o namer é muito mais do que alguém que cria uma lista de palavras, é um profissional capacitado para fazer uma pesquisa profunda no registro de marcas (INPI), é conhecedor das Leis de Propriedade Industrial (LPI) e com formação em Branding, embora no Brasil estas qualidades sejam raras na quase totalidade dos profissionais que vendem seus serviços de criação de nomes.  

 

Técnicas utilizadas por profissionais na criação de nomes

Existem muitas técnicas profissionais de criação de nome para empresa. Quase todas podem ser empregadas na nomeação de clínicas.

Veja algumas das técnicas:

• Nomes em latim

As palavras em português são formadas por radicais, sufixos e prefixos do latim, portanto a compreensão e pronúncia são familiares para nós brasileiros. Encontrar palavras em latim é bastante fácil atualmente se utilizarmos o tradutor do Google, mas o problema é que todo mundo já descobriu o truque para criar nomes, especialmente nomes de clínicas, e ficou muito difícil registrá-las no INPI. Veja exemplo de nome em latim muito fácil de compreender e pronunciar: Nati Clínica de Obstetrícia.

 

• Nomes em grego

As palavras em grego para composição de nomes de clínicas são menos comuns porque são um tanto estranhos para nós, mas alguns prefixos gregos são ótimos para criar na composição de palavras novas. Nome de clínica usando prefixo grego: MediCali (Cali, prefixo grego que significa em português “belo”).

 

• Acrônimos

Acrônimos são composições de nomes formadas por sílabas de duas palavras que quando juntas formam uma terceira. É uma técnica muito interessante, mas é preciso tomar cuidado para que o nome não fique muito estranho e difícil de memorizar. Exemplo: NeuClin (Neuro + Clínica).

 

• Siglas

Siglas são difíceis de memorizar e precisam de um esforço muito grande de marketing para divulgar o nome da clínica e “grudar” na mente dos público-alvo. No entanto, se a sigla tiver a sequência CONSOANTE + VOGAL + CONSOANTE + VOGAL, a memorização fica mais fácil. Veja o exemplo: NEMI – Núcleo de Estudos de Medicina Integral.

  Outras técnicas de naming para clínicas ->  

 

Nomes de Clínicas para você se inspirar

Sanitas – Centro de Medicina

Zelo – Clínica de Geriatria

Audiva – Clínica de Fonoaudiologia

Persona – Clínica de Fisioterapia

Trato – Clínica

Noua – Centro Médico

VivaMente – Clínica de Psiquiatria e Neurologia

Mom – Clínica de Pediatria, Obstetrícia e Ginecologia

Plena – Clínica de Medicina Ortomolecular

Vivati – Clínica de Fisioterapia

Integra – Medicina Integral

BonaVita – Clínica de Psicologia e Bem Estar

Diva – Clínica de Estética

Clínea  – Clínica de Saúde e Estética

SerViva – Clínica de Medicina Integrativa

MediCenter – Centro Médico

ProBen – Clínica de Saúde e Farmácia de Manipulação

Natos – Clínica de Obstetrícia e Ginecologia

Natocenter – Centro Médico de Obstetrícia

ComViver – Clínica de Psicologia  

 

Artigos relacionados a nomes de clínicas

Criação de Identidade Visual para clínica médica –>

Como Criar Nomes para Clínica Odontológica –>

Nomes Para Clínicas de Fisioterapia –>

Nomes de Clínicas Médicas –>

Ronaldo Baker

Ronaldo Baker cria nomes para empresas, identidades visuais e marketing digital para todo Brasil. Designer há mais de 30 anos. Especializado em Design, Naming e Marketing Digital. Graduado em Comunicação Visual (UFSM). Pós-graduado em Marketing (FGV). Pós-graduando em Branding (ESPM). Curso de registro de marcas (INPI). É o autor dos artigos deste site, bakerdesign.com.br

Deixe um comentário