A Identidade Visual para clínica médica vai além de um logotipo bonito.
Precisa transmitir um conceito para que os pacientes identifiquem a especialidade da clínica e seus diferenciais em relação aos seus concorrentes.
O conceito é representado pela cor, pela forma do lettering e do símbolo.
O layout do material de comunicação segue os padrões de cores e letras definidos por um Manual de Identidade Visual.
Antes de começar a saber como se cria uma Identidade Visual para Clínica Médica, vamos saber um pouco mais sobre Identidade Visual.
O que é Identidade Visual
Identidade Visual é um conjunto de elementos visuais que identificam visualmente uma empresa, produto, serviço, nome ou ideia. Geralmente a Identidade Visual é representada por um logotipo e símbolo (ícone, muitas vezes também chamado de marca) que será utilizado em toda a comunicação da clínica médica.
Seguem uma normatização de aplicação do uso do logotipo, respeitando cores, família de letras, utilização do logotipo sobre fundos, entre outras formas de aplicá-lo sem comprometer a integridade da marca.
O que faz parte da Identidade Visual da Clínica Médica
Todo material de comunicação da clínica onde aparece o logotipo faz parte da Identidade Visual. No entanto, antes de aplicar o logotipo em todo o material de divulgação, são definidos os seguintes materiais gráficos: logotipo, receituário, cartão de visita, folha de ofício, envelopes, assinatura de email, resultados de exames.
Outros materiais informativos da clínica médica, como site e folder seguirão os padrões de cores e tipo de letra definidos no Manual de Uso da Marca, também chamado de Manual de Identidade Visual.
A seguir, veja passo a passo como foi o processo criativo para a clínica médica de São Paulo.
Como uma Identidade Visual de qualidade atrai mais pacientes
Primeiramente, precisamos definir o que é qualidade na Identidade Visual. Identidade Visual de qualidade possui as seguintes características principais:
- Coerência com o serviço da clínica e seu público
- Conceito da clínica presente nas cores, na forma do logotipo e símbolo
- Tem legibilidade, proporciona boa leitura mesmo quando reduzimos o logotipo para tamanhos muito pequenos
- Pregnância. Na psicologia da forma (Gestalt), pregnância é a capacidade que a boa forma tem para atrair o olhar, possuir equilíbrio, facilidade de memorização, perceber o significado da forma e cor com rapidez.
- Padronização de todo material promocional e informativo
Essas características de qualidade de Identidade Visual não valem somente para o logotipo, mas também para o ambiente interno da clínica, bem como para folder, site, uniforme da equipe ou qualquer outro material de comunicação.
A qualidade da comunicação transmite, certamente, a qualidade dos serviços e dos profissionais da clínica.
Como criar a Identidade Visual para Clínica Médica.
[Exemplo prático de criação de Identidade Visual]
A clínica médica de obstetrícia e medicina chinesa de São Paulo entrou em contato comigo para ajudá-la a construir sua marca.
O processo de construção de marca foi dividido nas seguintes etapas: Criação do Nome da Clínica, Criação de Identidade Visual, Registro de Marca e Material Promocional como Folder.
Veja como foi a criação de nome empresarial para clínica ->
Passo a passo da criação do logotipo da identidade visual para clínica médica de São Paulo ViverClin
Para criação de um bom logotipo é necessário termos um briefing com informações completas sobre a empresa e seu público-alvo.
Após de obter informações detalhadas através de um questionário de briefing, inicia-se o processo criativo a seguir:
1 – O Conceito da Clínica Médica
Fogo, terra, metal, água e madeira são os cinco elementos da medicina tradicional chinesa.
2 – A criação da forma do símbolo / logotipo
O círculo na psicologia da forma (Gestalt) possui alto grau de pregnância.
Pregnância são qualidades como a boa forma, equilíbrio, alto grau de memorização além de atrair o olhar do observador.
Os cinco elementos representado pelos círculos foram alinhados para formar a letra “V”.
3 – O conceito representado na letra “V” de “Viver”
Para aumentar a sensação de movimento, coloquei os círculos em diferentes tamanhos, ordenados em sequência, do maior para o menor, acompanhando o desenho da letra “V”.
4 – Harmonia entre símbolo e logotipo, a criação do lettering
Escolhi uma fonte de letra legível, resistente a reduções de tamanho. O desenho das letras foi modificado para dar exclusividade ao logotipo.
5 – Aplicação das cores na Identidade Visual
A cor verde-clara é cítrica, transmite jovialidade. O azul escuro se contrapõe à cor verde.
Quem é Ronaldo Baker
É proprietário e Gestor de Criatividade em Porto Alegre e São Paulo. Graduado em Desenho Industrial pela UFSM e pós-graduado em Marketing na FGV. Foi Diretor de Arte e de Criação de agências de São Paulo e Rio Grande do Sul. É especialista em criação de marca, Identidade Corporativa e Marketing Digital.
Em 2016 e 2017, foi convidado pelo programa Encontro Com Fátima Bernardes para falar sobre suas ilustrações que emocionaram milhares de pessoas.
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