whatsapp WhatsApp-baker

Como criar nomes para clínica odontológica

Ao criar nomes para clínica odontológica, temos que levar em consideração a especialidade da clínica, seus diferenciais perante à concorrência e como quer se posicionar no mercado competitivo da odontologia.

Com mais de trinta anos de profissão como Diretor de Criação, eu criei milhares de nomes para empresas (muitos nomes para clínicas médicas), mas confesso que criar nomes para clínica odontológica é dificílimo!

O número absurdo de consultórios e clínicas de cirurgiões dentistas, clínicas ortodônticas e odontológicas, torna o trabalho de criação de um nome totalmente original quase impossível para um leigo.

Por isso, é muito importante contratar um profissional em criação de nomes para empresas (namer). O namer tem conhecimento em naming – área do markering de construção de marca.

Eu trabalho com naming há muitos anos. Nesse período, eu percebi que o maior erro que os dentistas do Brasil cometem ao criar nomes para suas clínicas odontológicas não é criar nomes ruins, mas não registrar o nome da marca no INPI. Mas existem poucos profissionais especializados em criação de nome, então continue lendo meu artigo até o final.

 

Dicas de como criar nomes para clínicas odontológicas

1 – Crie uma lista com nomes para sua clínica de odontologia usando palavras-chave

2 – Comece a eliminar os nomes

3 – Pesquise para saber se o nome da clínica odontológica já existe ou está registrado

4 – Registre o nome da clínica no INPI

Leia o artigo sobre registro de marcas “Como Funciona o Registro de Marcas

 

Cuidado com os mitos sobre a criação de nomes

Tem muito artigo por aí sobre como criar nomes para empresa. por isso fique atentos a esses principais mitos:

– “Nomes longos são ruins” é um mito. O importante é ser fácil de ser memorizado. “Doutor Sorriso” não é um nome curto, mas muito fácil de ser lembrado.

– “Não use nomes em língua estrangeira” outro mito muito comum, dito com frequência por amadores sobre o assunto. Muitas palavra em línguas latinas, por exemplo, são pronunciadas e escritas da mesma forma que na língua portuguesa. Se o seu público tiver um nível de escolaridade alta, não há razão para não usar nomes em inglês.

– “Use nomes com as primeiras letras do alfabeto“. Esse surgiu depois que a Apple e a Amazon revelaram a suposta origem de seus nomes: que iniciavam com a letra “A” porque as primeiras palavras nas páginas amarelas da lista telefônica começavam com “A”. Verdadeira ou falsa, o fato é que essa história não faz o menor sentido hoje com uso da internet ou você ainda usa lista telefônica para procurar uma empresa?

 

Sites Geradores de Nomes podem ser um tiro no pé

O que são sites geradores de nomes? Eu explico melhor sobre o risco de você usar esse tipo de site no artigo “Como Criar Nome Fantasia – Grátis”.

A maioria dos sites desse tipo são voltados para criação de domínio, ou seja, apresentam opções de nomes para você usar em sites.

Outros geradores de nomes são ineficazes quanto à busca por nomes registrados no INPI. Não levam em consideração a similaridade com outras marcas já registradas. Isso pode ser um desastre na hora de você registrar o nome.

Lá no YouTube tem um vídeo onde mostro na prática que é uma furada, principalmente para nomes de clínicas de odontologia.

 

Lista de nomes de clínicas odontológica para você se inspirar

Nomes de clínicas de odontologia registrados ou em processo de registro para você se inspirar. Não aconselho copiar os nomes porque possuem direitos autorais.

POLIODONTO

PRODONTO

DENTALE

DENTAL LIFE

UNODONTO

BIODONTO

DENTAL LINE

ORALE

Saiba mais sobre nomes para clínicas

Veja nestes artigos tudo sobre criação de nome para clínica:

Nomes para Clínicas Médicas –>

Nomes de Clínicas –>

Nomes Para Clínicas de Fisioterapia –>

 

Quer você mesmo criar o nome da sua clínica odontológica?

Saiba como criar nome para empresas.

Ronaldo Baker

Ronaldo Baker cria nomes para empresas, identidades visuais e marketing digital para todo Brasil. Designer há mais de 30 anos. Especializado em Design, Naming e Marketing Digital. Graduado em Comunicação Visual (UFSM). Pós-graduado em Marketing (FGV). Pós-graduando em Branding (ESPM). Curso de registro de marcas (INPI). É o autor dos artigos deste site, bakerdesign.com.br