whatsapp WhatsApp-baker

Nomes de confeitaria e docerias – Como criar nomes que grudam




Nomes de confeitaria e doceria são muito difíceis de criar. É uma categoria de negócio que se multiplica diariamente por causa da crise. Virou uma renda extra para a família e, muitas vezes, acaba se tornando a única fonte de renda.

Você pode imaginar a dificuldade em criar um nome totalmente original, sem similar no mercado e que ainda não foi registrado.

A tendência do cliente é querer fazer algo parecido com a concorrência e, portanto, muitas vezes é difícil de aprovar qualquer coisa diferenciada.

 

Como criar nomes de confeitaria e doceria originais e registráveis

Então como criar nomes de confeitaria e doceria originais se quase tudo já foi pensado e registrado? É necessário utilizar técnica de criação de nome chamada de Naming, mesmo assim, é preciso muita pesquisa. Foi o caso dos chocolates finos VanBelge, um nome totalmente original, sem similares até o momento.

Nomes para confeitaria e doceria
Nome para empresa de chocolates finos de Novo Hamburgo/RS

 

Nome para confeitaria
Nome para confeitaria de Porto Alegre/RS

 

Nomes para confeitaria são difíceis de criar, mas é possível obter bons resultados com a técnica de naming

Graças a técnica de namig, o processo de criação e aprovação pode ser bem tranquilo, principalmente quando temos uma boa troca de ideias com o cliente que participa durante todo o processo, da elaboração do briefing, da implantação e da construção da marca. Aprenda a criar nomes lendo este artigo com tudo sobre Criação de Nomes para Empresas.

 

Salvar

Salvar

Enquanto eu crio nomes para empresas de doces, fico imaginando como farei o logotipo

Quando eu crio um nome para uma empresa, eu penso não somente nas palavras, na construção nominativa, na sonoridade, mas também penso na forma e nos signos que irão representar a empresa.

 

Como criar logotipos criativos para docerias quando quase tudo já foi pensado

A princípio, o uso de um desenho de brigadeiro parece óbvio para a doceria de brigadeiros BrigStore, mas foram feitos vários estudos para descobrir a melhor forma de transformas as palavras “BRIG” (de brigadeiro) e “STORE” (loja em inglês) em um símbolo gráfico. A solução foi colocar o desenho de um toldo como se fosse uma barraquinha de vendas. Veja abaixo:

 

nome de doceria

Veja mais logotipos para confeitaria –>

 

Se você quiser ser grande, registre o nome da sua doceria no INPI

Não registrar o nome da sua doceria no INPI é condená-la a ser pequena para sempre. Quase todos os nomes já foram registrados e os nomes originais são copiados na maior cara de pau.

Registre o nome juntamente com seu logotipo. Esse tipo de registro se chama Registro de Marca Mista. Saiba tudo sobre registro de marca para confeitaria e outras empresas neste artigo “Como Funciona o Registro de Marca”.

 

Dê preferência para nomes que estão livres para registro de domínio

O novo empreendedor esquece desse detalhe importante: verificar se o nome da doceria está livre para registro de domínio. Não confunda o registro de domínio com o registro de marca.

Domínio é o nome, o endereço da sua marca na internet. Quando eu crio uma lista de nomes para docerias, eu verifico se o domínio .COM.BR está disponível. Para verificar, eu acesso o site do Registro BR, órgão responsável por todos os registros de sites .COM.BR.

 

Só um nome e um logotipo original não basta para atrair clientes

Só um nome e um logotipo não irão tornar sua marca forte, conhecida pelo público.

Para que isso ocorra, é necessário seguir cinco passos básicos. São eles:

  1. Criação do Nome da Doceria
  2. Identidade Visual
  3. Registro de Marca
  4. Criação de Site
  5. Marketing Digital

Eu explico melhor como você constrói uma marca forte no artigo Construção de Marcas Fortes

Artigos relacionados à criação de nome para confeitaria

Criação de logotipos para empresas de doces, restaurantes, confeitaria, brigadeiros –>

Marketing Digital para Restaurantes –>

Como criar nome de empresa –>

Ronaldo Baker

Ronaldo Baker cria nomes para empresas, identidades visuais e marketing digital para todo Brasil. Designer há mais de 30 anos. Especializado em Design, Naming e Marketing Digital. Graduado em Comunicação Visual (UFSM). Pós-graduado em Marketing (FGV). Pós-graduando em Branding (ESPM). Curso de registro de marcas (INPI). É o autor dos artigos deste site, bakerdesign.com.br