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Marketing digital para restaurante: dicas para atrair mais clientes

Um dos grandes erros de quem faz Marketing Digital para restaurante é criar ações isoladas e sem continuidade. Criar conteúdo para o Instagram e desprezar o site do restaurante, por exemplo, é um erro muito comum, como veremos ao longo deste artigo.

É importante criar conteúdo de forma contínua e planejada, integrando todas as mídias digitais onde seu público costuma frequentar.

 

Comece o Marketing Digital do seu restaurante com um site funcional

Embora muitos proprietários de restaurantes digam que a rede social é a mídia mais importante para divulgar o seu negócio, posso dizer como profissional de marketing digital que eles estão muito enganados.

Instagram, Facebook, Youtube realmente são muito importantes, mas são uma parte do processo de divulgação do seu negócio. Lembre-se de que sua página no Facebook pertence a Mark Zuckerberg, dono do Facebook, e não pertence a você. No auge do Facebook, muitos donos de bares e restaurantes achavam que ter um site era coisa do passado porque tinham mais visitas no Facebook do que em seus sites e, inclusive, alguns se recusavam a ter um site.

No entanto, o Facebook mudou seu algoritmo e o alcance das postagens caíram drasticamente, fazendo com que apenas uma parte dos seus inscritos na página visualizassem uma postagem. A minha primeira dica para você começar com o Marketing Digital para seu restaurante é ter um site simples, com belas fotos otimizadas para serem carregadas rapidamente quando seu site for acessado por um celular.

Crie textos interessantes todos os meses e promova-os nas redes sociais com link para seu site, seja através de anúncios ou impulsionando de postagens.

 

Site para restaurante onde você mesmo altera o texto e as fotos

Sugiro usar uma plataforma já consagrada: o WordPress. Existem inúmeros layouts (temas) gratuitos para sites de restaurantes. Eu mesmo utilizo neste site a plataforma WordPress com tema gratuito que eu adaptei para minhas necessidades.

Praticamente todos os temas atuais em WordPress são responsivos, ou seja, se adaptam a qualquer tamanho de tela de computador, tablet ou celular.

Outra vantagem é a facilidade em alterar as fotos, textos e o menu através do painel administrativo.

Você mesmo poderá criar páginas novas e modificar o layout do seu site direto do seu computador ou até mesmo do seu celular.

Coloque um botão para seu WhatsApp (como este que coloquei neste artigo logo abaixo), assim você fica mais próximo do seu público, além de capturar o nome e o telefone dele, formando uma lista de possíveis novos clientes para seu restaurante.

Continue lendo para saber mais sobre o uso do WhatsApp no Marketing Digital para restaurantes…

 

Marketing Digital com WhatsApp

O uso do WhatsApp no atendimento ao consumidor e na divulgação de bares e restaurantes é fundamental para o sucesso da estratégia de Marketing Digital.

É recomendável optar pela versão para empresas, o WhatsApp Business. Ele facilita a interação com os clientes e possui ferramentas para automatizar, classificar e responder as mensagens rapidamente.

 

Algumas dicas de como usar o WhatsApp no seu Marketing Digital:

  • Coloque um botão com link para seu número de WhatsApp Business.
  • Promova seu WhatsApp no seu site e na sua rede social.
  • Crie um horário de atendimento pelo WhatsApp e deixe isso bem claro para seu cliente.
  • Crie uma lista de transmissão e não grupos. Na lista de transmissão os usuários inscritos não interagem entre si, evitando que haters tentem destruir sua reputação. Mensagens automáticas podem ser configuradas evitando que você tenha que falar com cada um dos inscritos na lista.
  • Ofereça promoções para quem quiser se inscrever na lista de transmissão.
  • Crie uma lista de contatos com a lista de transmissão

O iFood tem um artigo interessante sobre o WhatsApp para restaurantes.

 

Saiba como colocar seu restaurante na primeira página do Google sem você precisar pagar nada por isso

Depois do seu site, esta é a ferramenta mais importante para quem quer divulgar seu restaurante: o Google Meu Negócio.

Digita aí no Google do seu celular: “restaurantes” mais o nome da cidade onde você está. Os primeiros resultados serão de nomes de restaurantes próximos de onde você está fazendo a pesquisa no Google.

Esta parte dos resultados da busca se chama Google Meu Negócio. É ideal para negócios locais, tais como restaurantes, lojas, clínicas, dentistas, advogados (eu escrevi um artigo especialmente sobre o Google para advogados), entre outros.

Veja abaixo como aparece no meu celular quando faço a busca por “restaurantes porto alegre”:

Perceba que além de mostrar o nome dos restaurantes próximos a você, também mostra a localização no mapa do Google (Google Maps). O Google Meu Negócio mostra até a rota de onde você está até o restaurante que você escolheu

Tudo isso é gratuito! Basta você se cadastrar no Google Meu Negócio.

E vem novidade por aí. O Google já anunciou que irá incluir um botão de “SEGUIR” para que os fãs dos restaurantes acompanhem as promoções, novidades e cardápio do dia.

 

Marketing digital para restaurante utilizando o Instagram e o Facebook

Finalmente chegamos ao assunto das redes sociais para restaurantes. São, realmente, muito importantes para divulgar seu bar e restaurante na internet. Mas, como eu escrevi no começo deste artigo, sua página no Instagram não lhe pertence.

Sua conta pode ser bloqueada a qualquer momento, sem falar nas estratégias dessas mídias que mudam a todo momento sem que ninguém pergunte a você se é bom para seu restaurante. Há pouco tempo, o Facebook era a principal forma de divulgar um negócio e relacionar-se com clientes, agora a bola da vez parece ser o Instagram.

Porém, até o Instagram começa a limitar o alcance das postagens. Se você fizer uma postagem para divulgar o cardápio do dia, por exemplo, apenas 10% dos inscritos no seu Instagram verão sua postagem. A saída é anunciar nas redes, mas não vai funcionar se tiver cara de anúncio, tem que ter cara de postagem, afinal, ninguém entra no Instagram para procurar restaurantes ou para comprar alguma coisa.

De qualquer forma, as redes sociais continuam a influenciar pessoas, portanto não podem ser desprezadas.

 

Imagens de qualidade são extremamente importantes nas redes sociais

Fotos de alimentos precisam dar água na boca, do contrário não funciona no marketing digital para restaurantes. Invista em fotos de qualidade, contrate um fotógrafo e um designer especialista em social media (como este aqui que escreve este artigo 😆 ). Boas imagens são compartilhadas e aumentam o engajamento com seu público.

 

Crie um perfil no TripAdvisor

No Marketing Digital para restaurantes o site do TripAdvisor não pode ficar de fora da sua estratégia. O TripAdvisor é um site de viagens que fornece informações e opiniões de conteúdos relacionados ao turismo. Por meio da plataforma, as pessoas encontram diversos recursos para o planejamento de viagens.

Os viajantes avaliam e opinam sobre os restaurantes, bares, hotéis, pousadas entre outros estabelecimentos que conheceram durante sua viagens pelo mundo. É justamente esse o motivo da plataforma fazer tanto sucesso. Os viajantes confiam muito mais na opinião dos clientes do que nas declarações do proprietário.

O cadastro do seu estabelecimento é totalmente gratuito. Há uma assinatura premium para empreendedores que querem adquirir algumas funcionalidades da plataforma que irão destacar seu perfil da concorrência. Tem um site que explica como cadastrar seu negócio no TripAdvisor.

 

Inscreva-se no iFood se você presta serviço de delivery

Sem dúvida esta plataforma é realmente poderosa para quem tem serviço de delivery.

Seu restaurante irá aumentar a lucratividade e visibilidade depois de cadastrar-se no iFood, no entanto a inscrição não é gratuita. O iFood cobra uma mensalidade que varia de R$ 79,00 a R$ 100,00, além de 10% a 15% do valor de cada pedido.

Até o momento em que escrevo este artigo, o iFood oferece três meses sem cobrança de taxa na inscrição. É uma boa oportunidade de testar a plataforma.

Mas, apesar do valor, considere que eles fazem publicidade diariamente em todas as mídias e o número de usuários do aplicativo é gigantesco.

Talvez você encontre no iFood restaurantes com cardápio parecido com o seu, o que é um problema para destacar-se da concorrência. A saída é diferenciar-se da concorrência com novidades no cardápio, promoções e preço.

Saiba como funciona o iFood para restaurante.

 

Veja alguns projetos de design para social media que criei para restaurante

Criação de banners para site e Facebook, folder eletrônico para restaurante e pizzaria L’antica Pietra, Porto Alegre, RS

Marketing Digital Restaurante slide Natal

Marketing Digital para restaurante: criação de banner para site da pizzaria.


Marketing digital pizzaria

Criação de banner para capa do Facebook. Criação de selo, logotipo, para cardápio sem lactose.


Marketing Digital restaurante espera

Criação de banner de comunicado de férias coletivas. Banner para site e capa para Facebook.


Marketing restaurante brinde

Criação de imagem para Instagram, stories, postagens, para Facebook e WhatsApp.

 

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Ronaldo Baker

Ronaldo Baker cria nomes para empresas, identidades visuais e marketing digital para todo Brasil. Designer há mais de 30 anos. Especializado em Design, Naming e Marketing Digital. Graduado em Comunicação Visual (UFSM). Pós-graduado em Marketing (FGV). Pós-graduando em Branding (ESPM). Curso de registro de marcas (INPI). É o autor dos artigos deste site, bakerdesign.com.br