Como criar uma lista de nomes de empresas

Como criar uma lista de nomes de empresas

Neste artigo você vai aprender como criar uma lista de nomes de empresas com nomes originais, inesquecíveis e registráveis.

Parece fácil criar nomes para empresas, não é mesmo?

Mas, se você chegou até este site, é porque você percebeu que não é tão simples.

Deixa eu adivinhar, você está tentando criar uma lista de nomes para sua empresa.

Criou bons nomes, depois foi no Google e percebeu que todos os nomes já existem. ACERTEI?

 

lista de nomes de empresas

Com o agravamento da crise no Brasil, muitas famílias tiveram que abrir um negócio para conseguir pagar suas contas. Todo negócio precisa de um nome, então todos fizeram a mesma coisa que você, pegaram papel e caneta e começaram a escrever uma lista de nomes que descrevessem seu produto e serviço.

No entanto, o processo de criação de nome, denominado Naming, é bem mais complexo. Exige conhecimento e técnica.

Mas antes de começar a fazer a lista, você precisa ter definido muito bem qual será o POSICIONAMENTO, MISSÃO, VISÃO e VALORES do seu negócio.

 

Defina o posicionamento: 6 formas de posicionar a sua marca

Lista de nomes de empresas

Segundo o ebook “Branding. Qual a alma do seu negócio“, da Endeavor, existem seis formas de se posicionar, mas você tem que honrar a promessa ao escolher: melhor preço, melhor produto, melhor serviço, serviços de valor agregado, facilidade de acesso/conveniência, experiência do cliente/experiências memoráveis. Qual das 6 formas você escolheu?

Vamos fazer um exercício. Suponha que você vai abrir uma Pet Shop. Você escolheu “Experiência do Cliente / Experiências Memoráveis” como posicionamento, ou seja, sua Pet Shop proporcionará uma experiência inesquecível e prazerosa, tão inesquecível que você vai cobrar os olhos da cara e o seu cliente ainda vai achar pouco.

Saiba agora como definir a Missão, Visão e Valores da sua marca

Missão é a razão da sua empresa existir.

Exemplo FIAT: a missão da FIAT é “desenvolver, produzir e comercializar carros e serviços que as pessoas prefiram comprar e tenham orgulho de possuir, garantindo a criação de valor e a sustentabilidade do negócio”.

Exercício com a Pet Shop: a missão da Pet shop é “proporcionar bem-estar e a satisfação dos clientes e animais através de uma experiência única de atendimento e venda de produtos saudáveis e naturais”.

 

Visão é a imagem projetada para o futuro.

Exemplo FIAT:  a visão da FIAT é “estar entre os principais players do mercado e ser referência de excelência em produtos e serviços automobilísticos”.

Exercício com a Pet Shop: a visão da Pet Shop é “ser referência nacional em Pet Shop de venda de produtos saudáveis para pets e atendimento exclusivo de clientes e animais”.

 

Valores são princípios que guiam a vida da organização.

Exemplo FIAT: os valores da FIAT é “satisfação do cliente, valorização e respeito às pessoas, responsabilidade social, respeito ao meio ambiente”.

Exercício com a Pet Shop: os valores da Pet Shop é “respeito aos animais, respeito ao meio ambiente, satisfação do cliente”.

Veja os 5 passos de como criar uma lista de nomes de empresas

#1 – Liste palavras que descrevam seu produto ou serviço

#2 – Liste o diferencial do seu negócio

#3 – Liste palavras que descrevam o que o seu cliente espera do seu produto ou serviço

#4 – Utilize a técnica de criação de nomes

#5 – Filtragem da lista de nomes de empresas

 

Vamos ver na prática usando como exemplo a criação de nome para uma Pet Shop com tosa e banho.

lista de nomes de empresa pet

#1 – Liste palavras que descrevam seu produto ou serviço

Comece pelo óbvio: PET, TOSA, BANHO

Liste sinônimos do óbvio: loja de produtos para animais domésticos, corte de pelo, lavar, cachorro, dog, cat, cachorro, gato

#2 – Liste o diferencial do seu negócio

Você pensou em qualidade como diferencial? Esquece, isso não é diferencial, é obrigação da empresa oferecer qualidade. Vamos a alguns exemplos de diferenciais:

Vende produtos naturais = BIO, NATURA, VERDE, ECO

Ração orgânica = ORGANIC, ORGÂNICO

Não vende animais na loja porque acredita que estressa o animal = STRESS, SEM STRESS

Tem um espaço bem grande para o animal brincar antes e depois do banho = LIBERDADE, LIVRE, BRINCAR, BRINQUE, PARQUE, PRAÇA

Produtos importados e naturais: NATURALE, NATURAL, NATURALIS

#3 – Liste palavras que descrevam o que o seu cliente espera do seu produto ou serviço

Felicidade do animal = FELICIDADE, HAPPY, SORRISO, LATIDO

Limpeza do animal = CLEAN, BRANCO

Cumprir horário = PONTUAL

Não machucar o animal na tosa = SAÚDE, CARINHO

Cachorro cheiroso = CHEIRINHO

Pelo Macio = FOFO, FOFINHO

Se você chegou até o final do passo #3, você deve ter várias palavras relacionados ao seu negócio. Essas palavras darão a origem do nome da sua Pet Shop. Vamos a técnica:

 

#4 – FINALMENTE VOCÊ IRÁ CRIAR OS NOMES – Utilize a técnica de criação de nomes

A essa altura, sua mente já está preparada para criar os nomes de Pet Shop que são a cara do seu negócio e do seu público.

Pegue as palavras soltas que você relacionou nas etapas anteriores e monte conforme a técnica.

a) Onomatopeias e expressões:

MI & AU: relacionado a gato e cachorro listado no item #1

UAU: “AU”, latido do cachorro, “UAU”, expressão de espanto com o resultado da tosa – relacionado ao que seu cliente espera do seu serviço – item #3

 

b) Personagens + Aliteração (repetição de sílabas):

Personagens (mascotes, também chamados de gimmick) são ótimos para sair do óbvio e funciona bem com Pet Shop, é fofinho e carismático (listamos a palavra “FOFO” e “FOFINHO” no item #3, lembra?)

MI & MO: “MIMO” é um substantivo masculino, um agrado, uma atenção especial, mas também pode ser os nomes de um gato e um cachorro. Pense nas possibilidades do logotipo: usar o desenho do gato “Mi” e do cachorro “MO”

 

c) Acrônimos: união de sílabas de duas palavras que formam uma terceira palavra

PET-PARK: lembra que o espaço para o pet brincar antes do banho e um dos seus diferenciais?

MEU PET Com Carinho: essas palavras foram citadas nos itens #1 e #3. “Com Carinho” pode ser utilizado abaixo do logotipo como um slogan.

Existem outras dezenas de técnicas para criação de lista de nomes de empresas. Essas foram um pequeno exemplo.

#5 – Filtragem da lista de nomes de empresas

lista nomes empresas filtragem

De posse de todos os nomes, no mínimo 20, é necessário verificar se são registráveis como domínio e como marcas. É imprescindível que você faça uma busca profunda. Inclusive por nomes similares que já estejam registrados.

Um conselho: não deixe que seu lado emocional insista em optar por um nome que você se apaixonou, mas sabe que ele já foi registrado. Você pode ser processado se a empresa com direito sobre o nome vier a descobrir.

Se você está abrindo uma Pet Shop, sugiro que não use esses nomes porque alguém já pode ter registrado para si depois que leu o artigo. Além do mais, é uma dica de processo criativo e não de nomes criativos.

 

Você seguiu os 5 passos e ainda não ficou satisfeito com o nome que você escolheu? Eu posso ajudar você!

Como você viu nesse artigo, parar criar uma lista de nomes de empresas é preciso ter conhecimento de naming, criatividade e técnica.

Mas o que é naming?

Naming é, acima de tudo, um processo de escolha ou criação de nome que traduz o conceito de um serviço, produto ou corporação.

Há também uma questão importante sobre o processo criativo de uma lista de nomes de empresas: ao listar os nomes devemos pensar nas possibilidades visuais da identidade visual. É aí que está o pulo do gato.

Um nome sozinho, uma palavra sem distinção visual, sem uma letra diferente ou um símbolo não tem o mesmo impacto, nem comunica o significado da palavra em sua plenitude.

 

Contrate um profissional especializado em naming

Por isso a importância de contratar um profissional especializado em criação de nome e com grande experiência em identidade visual.

Eu trabalho há mais de 10 anos com criação de nomes e registro de marcas para empresas de todo Brasil.

O meu diferencial está na experiência como designer de marca que permite que eu crie nomes já pensando na criação da Identidade Visual dos meus clientes e no registro da marca mista (registro do nome + logotipo).

Conheça a minha história como designer e construtor de marcas.

Veja abaixo alguns nomes que criei com Identidades Visuais:

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VÁ ALÉM DA CRIAÇÃO DO NOME DE EMPRESA. CONSTRUA UMA MARCA FORTE

A criação de nome de empresa faz parte de um pacote de serviço de construção de marcas dividido em 5 etapas. Saiba mais no artigo Construção de Marca em 5 etapas.

 

Assista ao vídeo e baixe o ebook

Neste vídeo eu dou uma breve explicação sobre o pacote de serviço de Construção de Marca que eu ofereço a você para ajudá-lo a ter uma marca forte.

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especialista em marcaQuem é Ronaldo Baker

É proprietário e Gestor de Criatividade em Porto Alegre e São Paulo. Graduado em Desenho Industrial pela UFSM e pós-graduado em Marketing na FGV. Foi Diretor de Arte e de Criação de agências de São Paulo e Rio Grande do Sul. É especialista em criação de marca, Identidade Corporativa e Marketing Digital.

Em 2016 e 2017, foi convidado pelo programa Encontro Com Fátima Bernardes para falar sobre suas ilustrações que emocionaram milhares de pessoas.


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