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Como criar uma lista de nomes de empresas

Neste artigo você vai aprender como criar uma lista de nomes de empresas com nomes originais, inesquecíveis e registráveis. Parece fácil criar nomes para empresas, não é mesmo?

Mas, se você chegou até este site, é porque você percebeu que não é tão simples. Deixa eu adivinhar, você está tentando criar uma lista de nomes para sua empresa. Criou bons nomes, depois foi no Google e percebeu que todos os nomes já existem. ACERTEI?

 

lista de nomes de empresas

Com o agravamento da crise no Brasil, muitas famílias tiveram que abrir um negócio para conseguir pagar suas contas. Todo negócio precisa de um nome, então todos fizeram a mesma coisa que você, pegaram papel e caneta e começaram a escrever uma lista de nomes que descrevessem seu produto e serviço.

No entanto, o processo de criação de nome, denominado Naming, é bem mais complexo. Exige conhecimento e técnica. Mas antes de começar a fazer a lista, você precisa ter definido muito bem qual será o POSICIONAMENTO, MISSÃO, VISÃO e VALORES do seu negócio.

 

Defina o posicionamento: 6 formas de posicionar a sua marca

Lista de nomes de empresas

Segundo o ebook “Branding. Qual a alma do seu negócio“, da Endeavor, existem seis formas de se posicionar, mas você tem que honrar a promessa ao escolher: melhor preço, melhor produto, melhor serviço, serviços de valor agregado, facilidade de acesso/conveniência, experiência do cliente/experiências memoráveis. Qual das 6 formas você escolheu?

Vamos fazer um exercício. Suponha que você vai abrir uma Pet Shop. Você escolheu “Experiência do Cliente / Experiências Memoráveis” como posicionamento, ou seja, sua Pet Shop proporcionará uma experiência inesquecível e prazerosa, tão inesquecível que você vai cobrar os olhos da cara e o seu cliente ainda vai achar pouco.

Saiba agora como definir a Missão, Visão e Valores da sua marca

Missão é a razão da sua empresa existir.

Exemplo FIAT: a missão da FIAT é “desenvolver, produzir e comercializar carros e serviços que as pessoas prefiram comprar e tenham orgulho de possuir, garantindo a criação de valor e a sustentabilidade do negócio”.

Exercício com a Pet Shop: a missão da Pet shop é “proporcionar bem-estar e a satisfação dos clientes e animais através de uma experiência única de atendimento e venda de produtos saudáveis e naturais”.

 

Visão é a imagem projetada para o futuro.

Exemplo FIAT:  a visão da FIAT é “estar entre os principais players do mercado e ser referência de excelência em produtos e serviços automobilísticos”.

Exercício com a Pet Shop: a visão da Pet Shop é “ser referência nacional em Pet Shop de venda de produtos saudáveis para pets e atendimento exclusivo de clientes e animais”.

 

Valores são princípios que guiam a vida da organização.

Exemplo FIAT: os valores da FIAT é “satisfação do cliente, valorização e respeito às pessoas, responsabilidade social, respeito ao meio ambiente”.

Exercício com a Pet Shop: os valores da Pet Shop é “respeito aos animais, respeito ao meio ambiente, satisfação do cliente”.

Veja os 5 passos de como criar uma lista de nomes de empresas

#1 – Liste palavras que descrevam seu produto ou serviço

#2 – Liste o diferencial do seu negócio

#3 – Liste palavras que descrevam o que o seu cliente espera do seu produto ou serviço

#4 – Utilize a técnica de criação de nomes

#5 – Filtragem da lista de nomes de empresas

 

Vamos ver na prática usando como exemplo a criação de nome para uma Pet Shop com tosa e banho.

lista de nomes de empresa pet

#1 – Liste palavras que descrevam seu produto ou serviço

Comece pelo óbvio: PET, TOSA, BANHO. Liste sinônimos do óbvio: loja de produtos para animais domésticos, corte de pelo, lavar, cachorro, dog, cat, cachorro, gato

#2 – Liste o diferencial do seu negócio

Você pensou em qualidade como diferencial? Esquece, isso não é diferencial, é obrigação da empresa oferecer qualidade. Vamos a alguns exemplos de diferenciais:

Vende produtos naturais = BIO, NATURA, VERDE, ECO

Ração orgânica = ORGANIC, ORGÂNICO

Não vende animais na loja porque acredita que estressa o animal = STRESS, SEM STRESS

Tem um espaço bem grande para o animal brincar antes e depois do banho = LIBERDADE, LIVRE, BRINCAR, BRINQUE, PARQUE, PRAÇA

Produtos importados e naturais: NATURALE, NATURAL, NATURALIS

#3 – Liste palavras que descrevam o que o seu cliente espera do seu produto ou serviço

Felicidade do animal = FELICIDADE, HAPPY, SORRISO, LATIDO

Limpeza do animal = CLEAN, BRANCO

Cumprir horário = PONTUAL

Não machucar o animal na tosa = SAÚDE, CARINHO

Cachorro cheiroso = CHEIRINHO

Pelo Macio = FOFO, FOFINHO

Se você chegou até o final do passo #3, você deve ter várias palavras relacionados ao seu negócio. Essas palavras darão a origem do nome da sua Pet Shop. Vamos a técnica:

 

#4 – FINALMENTE VOCÊ IRÁ CRIAR OS NOMES – Utilize a técnica de criação de nomes

A essa altura, sua mente já está preparada para criar os nomes de Pet Shop que são a cara do seu negócio e do seu público.

Pegue as palavras soltas que você relacionou nas etapas anteriores e monte conforme a técnica.

a) Onomatopeias e expressões:

MI & AU: relacionado a gato e cachorro listado no item #1

UAU: “AU”, latido do cachorro, “UAU”, expressão de espanto com o resultado da tosa – relacionado ao que seu cliente espera do seu serviço – item #3

 

b) Personagens + Aliteração (repetição de sílabas):

Personagens (mascotes, também chamados de gimmick) são ótimos para sair do óbvio e funciona bem com Pet Shop, é fofinho e carismático (listamos a palavra “FOFO” e “FOFINHO” no item #3, lembra?)

MI & MO: “MIMO” é um substantivo masculino, um agrado, uma atenção especial, mas também pode ser os nomes de um gato e um cachorro. Pense nas possibilidades do logotipo: usar o desenho do gato “Mi” e do cachorro “MO”

 

c) Acrônimos: união de sílabas de duas palavras que formam uma terceira palavra

PET-PARK: lembra que o espaço para o pet brincar antes do banho e um dos seus diferenciais?

MEU PET Com Carinho: essas palavras foram citadas nos itens #1 e #3. “Com Carinho” pode ser utilizado abaixo do logotipo como um slogan.

Existem outras dezenas de técnicas para criação de lista de nomes de empresas. Essas foram um pequeno exemplo.

#5 – Filtragem da lista de nomes de empresas

lista nomes empresas filtragem

De posse de todos os nomes, no mínimo 20, é necessário verificar se são registráveis como domínio e como marcas. É imprescindível que você faça uma busca profunda. Inclusive por nomes similares que já estejam registrados.

Um conselho: não deixe que seu lado emocional insista em optar por um nome que você se apaixonou, mas sabe que ele já foi registrado. Você pode ser processado se a empresa com direito sobre o nome vier a descobrir.

Se você está abrindo uma Pet Shop, sugiro que não use esses nomes porque alguém já pode ter registrado para si depois que leu o artigo. Além do mais, é uma dica de processo criativo e não de nomes criativos.

 

Você seguiu os 5 passos e ainda não ficou satisfeito com o nome que você escolheu? Eu posso ajudar você!

Como você viu nesse artigo, parar criar uma lista de nomes de empresas é preciso ter conhecimento de naming, criatividade e técnica.

Mas o que é naming?

Naming é, acima de tudo, um processo de escolha ou criação de nome que traduz o conceito de um serviço, produto ou corporação.

Há também uma questão importante sobre o processo criativo de uma lista de nomes de empresas: ao listar os nomes devemos pensar nas possibilidades visuais da identidade visual. É aí que está o pulo do gato.

Um nome sozinho, uma palavra sem distinção visual, sem uma letra diferente ou um símbolo não tem o mesmo impacto, nem comunica o significado da palavra em sua plenitude.

 

Contrate um profissional especializado em naming

Por isso a importância de contratar um profissional especializado em criação de nome e com grande experiência em identidade visual.

Eu trabalho há mais de 10 anos com criação de nomes e registro de marcas para empresas de todo Brasil.

O meu diferencial está na experiência como designer de marca que permite que eu crie nomes já pensando na criação da Identidade Visual dos meus clientes e no registro da marca mista (registro do nome + logotipo).

Conheça a minha história como designer e construtor de marcas.

Veja abaixo alguns nomes que criei com Identidades Visuais:

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VÁ ALÉM DA CRIAÇÃO DO NOME DE EMPRESA. CONSTRUA UMA MARCA FORTE

A criação de nome de empresa faz parte de um pacote de serviço de construção de marcas dividido em 5 etapas. Saiba mais no artigo Construção de Marca em 5 etapas.

Neste vídeo eu dou uma breve explicação sobre o pacote de serviço de Construção de Marca que eu ofereço a você para ajudá-lo a ter uma marca forte.

 


especialista em marcaQuem é Ronaldo Baker

É proprietário e Gestor de Criatividade em Porto Alegre e São Paulo. Graduado em Desenho Industrial pela UFSM e pós-graduado em Marketing na FGV. Foi Diretor de Arte e de Criação de agências de São Paulo e Rio Grande do Sul. É especialista em criação de marca, Identidade Corporativa e Marketing Digital.

Em 2016 e 2017, foi convidado pelo programa Encontro Com Fátima Bernardes para falar sobre suas ilustrações que emocionaram milhares de pessoas.


 

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Ronaldo Baker

Ronaldo Baker cria nomes para empresas, identidades visuais e marketing digital para todo Brasil. Designer há mais de 30 anos. Especializado em Design, Naming e Marketing Digital. Graduado em Comunicação Visual (UFSM). Pós-graduado em Marketing (FGV). Pós-graduando em Branding (ESPM). Curso de registro de marcas (INPI). É o autor dos artigos deste site, bakerdesign.com.br