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Nomes para empresas

Como criar nome de empresa

Como criar nome de empresa criativo e que “grude”?. É muito provável que você já tenha tentado criar um nome para sua empresa e não conseguiu, certo?

Teve uma ideia original de nome e depois de uma pesquisa no Google e descobriu que o nome já existe. Infelizmente, quase todos os melhores nomes relacionados ao seu negócio já foram registrados. Por isso é necessário conhecer técnicas de criação de nome utilizadas pelos profissionais de naming. Uma delas eu descrevo neste vídeo:

 

 

Como criar nome de empresa em 7 passos

Veja como criar um nome de empresa em 7 etapas:

1. POSICIONE A MARCA

Antes de você começar a criar de nomes para sua empresa, é muito importante que você saiba em que lugar da Pirâmide de Maslow (Pirâmide da hierarquia das necessidades humanas) a sua empresa está. Eu escrevi sobre isso no artigo Nomes Originais para Lojas.

Tenha uma visão do seu negócio, qual é o seu negócio e aonde você quer chegar respondendo as seguintes perguntas:

 

Qual é o propósito de a empresa existir? (Missão)

O que a empresa quer ser no futuro? (Visão)

Quais valores orientarão o crescimento da empresa? (Valores)

 

Com as respostas definidas e claras, certo dos seus objetivos e com o total conhecimento do seu público, iniciamos o processo. No site da Endeavor, você encontra ferramentas para definir seu posicionamento antes de começar a criar o nome para sua empresa.

 

2. DEFINA A PERSONALIDADE DA MARCA

O conceito da marca deverá estar associado ao posicionamento do seu negócio e aos atributos da marca, resumidos em palavras, como por exemplo “ousada”, “jovem”, “radical”. Para saber qual a personalidade da sua marca, responda a seguinte pergunta: se a sua empresa fosse uma pessoa, quais seriam seus atributos?.

 

3. CRIE MUITOS NOMES DE EMPRESA ORIGINAIS COM ESTAS TÉCNICAS

Na criação de lista de nomes de empresas utilizo técnicas de linguística. Há muitas formas de construirmos nomes originais.

10 ténicas para criar nome de empresa. Veja:

• Rimas

• Palavras inventadas

• Siglas

• Abreviação

• Arbitrária

• Descritiva

• Nomes dos Fundadores

• Nome em língua estrangeira

• Onomatopeias

• Simbólica

 

Agora vamos ver cada uma das técnicas de criação de nome de empresa com exemplos reais:

 

Rimas

É uma técnica de naming que costuma ter duas palavras que rimam, como por exemplo Coca-Cola, Hopi Hari.

São sílabas que se repetem e dão sonoridade ao nome. São fáceis de memorizar. Podemos usar dois tipos de composição para dar ritmo e rima ao nome: aliteração e assonância.

Nomes de empresas com rima são mais fáceis de memorizar, como Coca-Cola, por exemplo

A aliteração é a repetição das consoantes COCA-COLA , assim como o clássico o Rato Roeu a Roupa do Rei de Roma.

Já a assonância é a repetição das vogais tônicas, como COCA-COLA, ou BOLA FORA.

As rimas quase sempre dão um tom divertido ao nome, portanto não é adequada para todos os tipos de negócio.

 

Palavras inventadas

Existem várias formas de inventar nomes. Misturando abreviações com palavras inteiras, usando sufixos, criando palavras que parecem de uma língua estrangeira, entre outras.

Veja o exemplo de nome que criei para clínica médica de São Paulo, ViverClin. É uma mistura de abreviação da palavra “clínica” (CLIN) com a palavra “viver”. “Clin” tem a mesma sonoridade da palavra em inglês “clean” que significa limpeza, ou no sentido figurado “viver de forma leve, sem impurezas, viver clean“.

nomes de empresas identidade

 

Siglas

Muito usadas na criação de nomes de escritórios de advocacia, produtos técnicos ou empresas que querem colocar as iniciais dos sócios no nome da empresa. Particularmente, não gosto muito dessa técnica linguística para criar nomes de empresas.

As siglas não transmitem o conceito da empresa, não são muito fáceis de memorizar e parecem não provocar nenhuma reação emocional no consumidor. Eu raramente crio nomes com siglas, mas às vezes uso como símbolo nas marcas que crio, principalmente para escritórios de advocacia que seguem rigorosamente o código de ética da OAB.

 

Abreviação

Duas palavras abreviadas quando juntas formam uma terceira. Também são chamados de acrônimos. Como por exemplo Fedex, Federal Express. Note que aqui temos também uma rima causada pela assonância da vogais FEDEX.

Exemplo de nome de empresa composto por abreviação. Fedex, Federal Express

 

Arbitrária

Nome escolhido sem nenhuma razão aparente. Despertam a curiosidade do público e, ao saber a razão do nome, aumenta sua empatia com a marca. Existem muitas histórias sobre a razão do nome da Apple, desde simplesmente começar pela letra “A”, porque é a primeira letra do catálogo telefônico, até pela razão que Steve Jobs fazia uma dieta a base de frutas. Exemplo: SevenBoys, Apple, BlackBerryUso de nomes arbitrários na criação de nome para empresa. Exemplo: Apple

 

Descritiva

Descreve o produto ou serviço. Nesse caso, devemos ter cuidado. O INPI, órgão do governo federal responsável pelo registro das marcas no Brasil, não aceita o registro de marca nominativa de nomes de empresas que descrevem o produto ou a empresa.

Quando o nome for descritivo, ou seja, quando descreve literalmente um produto, serviço ou empresa, devemos registrar o nome como marca mista, ou seja, o desenho do logotipo e o nome da marca. Mesmo assim, o registro do nome não for aprovado é grande. Uma dica: se o nome for estrangeiro, facilita a aprovação desde que os técnicos do INPI não considerem uma descrição óbvia. Exemplo: Banco do Brasil

Nomes descritivos na técnica de naming. Exemplo: Banco do Brasil

 

Nome dos fundadores

Uma boa alternativa se o fundador é uma personalidade conhecida pelo público-alvo. Nome de empresa com o nome do fundador costuma estar fortemente associada à sua imagem, portanto sua vida pessoal pode refletir na marca. Perde valor em fusões e dificulta a venda da marca.

 

 

Nome em língua estrangeira

Vou ter que discordar com alguns colegas que criam nomes para empresas e dizem que não é boa ideia usar palavras em língua estrangeira. Se você criar para um público específico ou usar palavras estrangeiras com a mesma pronúncia e escrita na língua portuguesa, funciona muito bem!

O uso das palavras em latim, por exemplo, são muito interessantes porque possuem similaridade com a língua portuguesa, facilitando a compreensão, leitura e pronúncia. Agora uma curiosidade: você sabia que “Audi” é uma palavra em latim que significa “ouvir”?

Nome de empresa em língua estrangeira usando o latim - Audi

 

Onomatopeias

Usamos onomatopeias para criar nome de empresa quando queremos transmitir a ideia de negócio, produto ou serviço jovem e divertido. Um produto que explorou ao máximo a onomatopeia do seu nome é o chocolate Crunch, da Nestlé.

Crunch é referente ao som produzido quando alguém morde o chocolate crocante. A frase da campanha publicitária era “Crunch, o chocolate do barulho!” (1992). No vídeo do comercial de tevê, um garoto morde a barra de chocolate que produz um barulho tão alto que seus óculos trincam.

Nome para empresa com onomatopeia. Exemplo: chocolate Crunch

 

Simbólica

Palavras relacionadas com os atributos da marca, ou seja com as qualidades da marca. Uma marca de automóvel que fabrica carros velozes, design agressivo e ronco do motor característico pode escolher um símbolo que contenha todos esses significados. Que tal o nome Jaguar? Felino rápido, elegante e com rugido feroz. Perfeito, não é mesmo? A má notícia é que quase todos os nomes simbólicos já foram registrados.

Criação de nomes simbólicos para marcas. Exemplo: Jaguar

 

 

 

4. ANALISE A SONORIDADE  DOS NOMES DA LISTA  – 1ª filtragem

Nessa etapa é analisada a sonoridade dos nomes de empresa que você criou. O nome dever ser pronunciável e compreensível quando, por exemplo, ditas ao telefone.

Vamos fazer um teste? Imagine você atendendo o telefone da empresa: “Hoechst, bom dia“. Difícil, não? A análise visual também é importante.

 

 

5. VERIFIQUE SE OS NOMES JÁ EXISTEM – 2ª filtragem

Para filtrar a lista de nomes criados, ou seja, retirar os nomes que já estão registrados ou em uso por outra empresa, eu faço uma pesquisa. A pesquisa por nomes de empresas que já existem é a parte mais negligenciada das agências que criam nomes para empresa.

Um erro terrível com consequências muitas vezes catastróficas. Não adianta nada apresentar uma lista de nomes lindos e depois descobrir que o nome já existe e, pior, já foi registrado.

Portanto é importante fazer uma busca profunda e profissional. Eu costumo fazer uma busca para saber se o nome da marca já existe utilizando estes três meios: busca por nomes no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial), buscador do Google e Junta Comercial. Vejamos abaixo cada um deles.

 

Pesquisa por marcas registradas no INPI

É o que eu chamo de busca legal, ou seja, aqui eu procuro somente nomes de marcas oficialmente registradas. É uma busca por anterioridade. Neste artigo, vou repetir várias vezes sobre a importância do registro da marca.

 

Encontre nomes de empresas no Google

O Google é uma poderosa ferramenta de busca de nomes de empresas. Encontrar um nome no Google semelhante ao nome empresarial que você criou não significa que você não poderá usá-lo.

Significa, na verdade,  que você não foi tão criativo quanto pensava. O nome da marca que você encontrou no Google não é propriedade de ninguém se ela não for registrada no INPI.

 

Pesquise na Junta Comercial da sua cidade

É importante pesquisar nomes de empresas na Junta Comercial da sua cidade. Se você encontrar um nome semelhante ao seu, não é o fim do mundo porque o registro no INPI, um órgão federal, está acima das Juntas Comerciais. No entanto, para que se incomodar com empresas que estão em atividade se você pode criar outro nome, certo?

 

 

6. REGISTRE O NOME DA MARCA – por que os criadores de nomes não falam sobre isso?

Poucos criadores de nomes falam sobre isso ou criam nomes registráveis no INPI. Sabe por quê? Porque é difícil criar um nome que seja registrável. Os melhores nomes e mais óbvios já foram registrados e isso atrapalha que cria e dificulta a aprovação pelo cliente. Não basta criar um nome de empresa forte e criativo, é necessário que seja registrável.

É importante pesquisar muito para não se arrepender depois. Muita coisa pode dar errada se você não escolher um nome ideal para o seu negócio e, principalmente, se não for possível registrá-lo. Escolher um nome de empresa que já existe em seu segmento é um erro clássico. Geralmente isso ocorre porque não foi realizada uma pesquisa adequada.

Pior ainda quando o empresário resolve não registrar a marca porque acredita que não é necessário. Veja neste artigo “Como Funciona Registrar uma Marca“.

Registre o nome da sua empresa como marca mista (NOME + LOGOTIPO)

O Registro da marca como marca mista é o registro tanto do nome como do logotipo da empresa. Além de garantir a propriedade do nome, o registro como marca mista garante também a propriedade da forma, do desenho da marca. O registro como marca mista facilita a aprovação, ou seja, o deferimento do pedido de registro. Pesquisei no site do INPI e escolhi como exemplo a marca DISK LANCHES, para um serviço de telentrega de lanches.

Para essa marca, foi concedido o deferimento do registro porque é uma marca mista, se fosse somente o nome, não passaria pelos técnicos. Veja abaixo esse exemplo real de marca mista com nome de empresa que explica o serviço, no sistema do INPI.

Nomes para empresas precisam ser registráveis

Etapas do registro do nome como marca mista

Resumidamente, podemos dividir essa etapa em 4 fases.

1- Documentação

A sua empresa deve ter o Contrato Social, não é importante que a razão social tenha o mesmo nome do registro, mas é recomendável que o nome fantasia seja o mesmo. Em caso de oposição (quando outra empresa reclama os direitos sobre o nome), fica mais fácil provar que a empresa está ativa com o mesmo nome.

2- Depósito da marca

Após pagamento de uma taxa, é necessário entrar no sistema do INPI, preencher um formulário e subir uma imagem do seu logotipo no formato JPG, no caso da marca ser mista, ou seja, nome da marca com sinais gráficos que representam a marca, como símbolo e logotipo.

3- Acompanhamento do processo

Até o deferimento da marca, essa é uma fase chata, de vigilância, porque é necessário conferir a RPI (Revista da Propriedade Industrial, uma espécie de Diário Oficial do INPI) todas as terças-feiras durante todo o processo que dura em média 3 anos;

4- Deferimento da marca

Após a publicação na RPI, deve-se pagar o primeiro decênio de registro da marca e, finalmente, o nome da marca será somente sua por um período de 10 anos.

Essa fase do projeto de Naming é bastante tranquila porque todos os nomes foram pesquisados previamente e o risco de oposição à marca é mínimo.

O único detalhe desagradável dessa etapa, além da morosidade do processo, é o assédio das empresas aproveitadoras de registro de marcas que começam a enviar boletos e cartas ameaçadoras de possível indeferimento da marca para o representante da empresa.

Por isso é importante ficar atento e acompanhar o processo semanalmente.

Se você quiser saber mais da importância da criação do nome de empresa veja no site da revista Pegn.

 

7. REGISTRE O DOMÍNIO DO NOME DA EMPRESA

Os registros de domínios .com.br são registrados no site registro.br. Farei uma busca para você e as devidas configurações. É importante esclarecer que registro de domínio não tem nada a ver com registro de marca. O registro de domínio refere-se ao endereço (a URL) do futuro site da empresa.

 

Dica bônus de como criar nome de empresa

CUIDADO! Não confie em geradores de nomes de empresas gratuitos

Se você procurou no Google “nomes para empresas” deve ter percebido que há muitos sites de Geradores de Nomes, como por exemplo o Shopify. Geradores de Nomes são sites que prometem criar para você nomes de empresas originais. No entanto, os sistemas desses sites não acompanham o processo de registro de marca no INPI em tempo real.

Também não leva em consideração se você escolheu, por exemplo, “Esperto” ou “Espertta”, que para o registro de marca é o mesmo nome. Ou seja se o nome Esperto está registrado, você não vai conseguir registrar “Espertta” porque os técnicos do INPI consideram imitação.

Outro motivo é que o Gerador não informa o grau de risco da marca sofrer oposição de outra marca. Por exemplo, Hotel Urbano enfrenta uma briga judicial com o Peixe Urbano. O Gerador de Nomes de Empresas gratuito jamais detectaria a possibilidade, ou melhor, o risco de haver oposição entre as marcas. Essas empresas possuem a palavra “Urbano” que compõem o nome, o que aumenta as chances das marcas brigarem pelo nome.

 

Depois da criação do nome, a criação da Identidade Visual

Como você viu acima, são necessários 10 passos para criar nome de empresa. Muitas horas de trabalho e relacionamento com o cliente foram INVESTIDAS durante o processo criativo.

 

Identidade Visual: a prova final para sabermos se os nomes são realmente fortes

No entanto, é na criação da Identidade Visual que o nome da sua empresa se torna algo tangível e percebemos a real força do nome. É nessa etapa que o nome se transforma realmente em uma marca. Quando estou criando um nome de empresa eu crio um imagem do logotipo na minha mente. Ao iniciar o processo criativo do desenho da marca, eu já tenho em mente o que eu quero para a Identidade Visual do meu cliente.

 

Veja alguns nomes criativos de empresas que registramos:

 

Nome de empresa de porto alegre

PROINOVA

Criação de nome e identidade visual para escritório de gestão empresarial de Porto Alegre. A técnica usada é de acrônimo, quando unimos duas palavras que formam uma terceira. Eu gosto muito de usar essa técnica porque, além de surgir nomes criativos e originais, é mais difícil encontrar marcas similares registradas. Isso evita oposição da marca e, portanto, menos obstáculos durante o processo. O processo correu tranquilo e o registro da marca foi deferido.

 

Nome de Empresa para segurança no trabalho

SAFEWORKER

Empresa de treinamento de segurança no trabalho. Logotipo e nome registrados. O processo de registro levou 3 anos, tempo normal para que a marca fosse deferida. Graças ao nome original e uma pesquisa profunda que realizamos, o processo ocorreu tranquilamente sem oposição de nenhuma outra empresa.

 

nome de empresa do Rio De Janeiro

ALUGUEBOX

O INPI não permite o registro de nomes que descrevem o produto e serviço, no entanto você pode registrar como marca mista. Não terá direito exclusivo sobre o nome, mas permitirá ter registro sobre o sinal gráfico, logotipo ou símbolo da marca.

 

Nome de empresa de Novo Hamburgo

VANBELGE

Nome e logotipo registrados. Criar nomes de empresas criativos para docerias, doces ou empresas na área de produtos e serviços alimentícios é bem difícil porque todo mundo está abrindo esse tipo de negócio.

Para diferenciar-se da concorrência, o nome para os chocolates finos foi criado usando a técnica de criar palavras que parecem de língua estrangeira. No caso eu queria que o nome remetesse a um nome de alguém de origem Belga, terra do chocolate de alta qualidade.

Saiba Como criar nome para docerias.

 

DORATA CONSTRUTORA

Criação de nome e logotipo para construtora e empreendimentos imobiliários.

nomes para empresas de construção e engenharia

A construtora é especializada em imóveis de alto padrão. Focada no público classe A, o nome Dorata remete a algo dourado, de luxo, razão pela qual o nome foi escolhido. Enfrentou oposição de outra empresa do segmento de vendas de produtos de decoração e presentes.

Foi apresentada uma manifestação de defesa. Oposições ocorrem e temos que estar preparados com a devida documentação, com provas de que a empresa está ativa e não concorre com a empresa oponente.

 

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Nome para ONG

Ronaldo Baker

Ronaldo Baker cria nomes para empresas, identidades visuais e marketing digital para todo Brasil. Designer há mais de 30 anos. Especializado em Design, Naming e Marketing Digital. Graduado em Comunicação Visual (UFSM). Pós-graduado em Marketing (FGV). Pós-graduando em Branding (ESPM). Curso de registro de marcas (INPI). É o autor dos artigos deste site, bakerdesign.com.br