Criar nomes para agência de marketing digital é uma tarefa árdua, principalmente quando é para nossa própria agência.
Sei muito bem como é isso, afinal tive que criar o nome do meu negócio há vinte anos quando ninguém usava a palavra Marketing Digital para definir a publicidade e propaganda para internet, como chamávamos na época. Tive que estudar sobre naming, fiz cursos e aprendi muito na prática.
4 tipos de nomes para agência de marketing digital
TIPO 1 – Nomes para agência de marketing digital usando seu próprio nome
Há vinte anos, criar nomes para empresas não era minha principal atividade profissional e acabei por registrar o nome da minha agência usando meu próprio nome: Baker Design.
Não tenho certeza se atualmente seria a melhor estratégia porque não é um nome muito fácil das pessoas escreverem. Eu preciso soletrar para as pessoas conseguirem anotar meu domínio.
Esses detalhes são muito importantes na hora de criar o nome da sua agência, há aspectos positivos e negativos em usar seu próprio nome.
Pontos positivos e negativos em usar seu próprio nome para seu negócio
Usar seu próprio nome para a sua agência de marketing digital, não é uma ideia ruim, mas você deve levar em conta que seu nome ficará ligado diretamente ao seu negócio o que pode ser positivo em alguns aspectos e negativos em outros.
Pontos positivos
• Fácil de criar e registrar o nome: se o seu nome ou sobrenome for fácil de pronunciar, não há nenhum problema em usá-lo como marca da sua agência. Também é mais fácil de registrar se ninguém registrou ainda no INPI.
Sobrenomes incomuns certamente não costumam ser registrados. Quanto a registrar o domínio, nem preciso explicar para você se você é um profissional especializado em marketing digital.
• Mais simples para criar autoridade: mais um termo bem conhecido por você, caro especialista em marketing digital. É muito mais fácil divulgar a sua pessoa, as suas qualidades, do que uma empresa que costuma ser algo frio e chato e que ninguém quer seguir no Instagram ou Facebook.
Pontos negativos
• Sua vida pessoal pode ser confundida com o nome da sua agência: lembre-se que todo mundo ou quase todos pesquisam no Google antes de contratar um serviço. Se o nome da sua agência de marketing digital for igual ao seu, seu nome vai aparecer nos resultados da busca junto com o nome da sua agência. Talvez você não queira isso.
• Seu perfil pessoal ou profissional? Ocorre uma certa confusão nas redes sociais quando usamos nosso próprio nome como nome da nossa empresa. O conteúdo pessoal se confunde com o profissional. Algum parente, por exemplo, pode postar e marcar uma foto sua que você não deseja que seja exibida para seus clientes.
• Sua agência de marketing com seu nome daqui a dez anos é uma boa ideia? Essa é uma pergunta que deve ser feita, inclusive, no seu plano de negócio. O nome da sua marca é um ativo, tem valor, e portanto talvez um dia você queira vendê-la. Você gostaria de vender seu nome para outra empresa? Daqui a dez anos, talvez você precise de sócios e, neste caso, usar o seu nome talvez não seja apropriado.
TIPO 2- Siglas e Acrônimos
Em Naming, área do Branding especializada em criação de nomes, é sabido que siglas são difíceis de memorizar. É necessário um esforço enorme de marketing para que o nome “grude” na mente das pessoas.
Portanto, quando sou contratado para criar nomes para empresas que gostariam que eu usasse siglas, de cara eu desaconselho ir por esse caminho a não ser que usemos “acrônimos”. Acrônimos são palavras criadas com sílabas de pelo menos duas palavras que quando unidas formam uma terceira palavra.
Exemplo: Adv (advertising) + BOX= ADVBOX
TIPO 3 – Nomes que identificam a especialidade da agência
Gosto muito da ideia de criar nomes para empresas quando a sua especialidade ou o que ela melhor oferece a seus clientes está presente no nome. Basta ler o nome e imediatamente identificamos o que ela faz de melhor. Exemplos: Resultados Digitais (promete resultados a seus clientes), Orgânica Digital (especialistas em Marketing de Conteúdo).
Mas é preciso também pensar a logo prazo e, de novo, fazer aquela pergunta “como será minha agência daqui a dez anos?”, ela continuará a prestar especificamente este serviço?
TIPO 4 – Uso de expressões comuns do marketing digital
Usar expressões do marketing digital comuns em nosso meio profissional é uma boa ideia. Não é necessário que todo mundo entenda seus significados, mas obrigatoriamente precisam saber pronunciá-las.
Inbound, por exemplo, é uma palavra fácil para nós profissionais do marketing, mas para seu cliente, pronunciá-la pode ser bem difícil. Por outro lado, o termo “like”, da agência Like Marketing, até uma criança com nove anos sabe o que significa.
Mitos sobre escolha de nomes para empresas
Não usar nomes em língua estrangeira
Dizer que usar nomes em língua estrangeira é ruim para a empresa é um mito. Tudo depende do seu público alvo. Se a sua agência de marketing digital for voltada para um público qualificado, acostumado a usar termos em inglês, não haverá problema algum.
Use nomes com as letras iniciais do alfabeto
Dizem que o nome Apple e Amazon foram escolhidos porque iniciavam com a letra “A”. Dessa forma seria mais fácil o consumidor encontrar a empresa na lista telefônica ou nos buscadores de busca anteriores ao Google que ordenavam por ordem alfabética.
Se isso foi verdade, não importa, porque atualmente não faz mais sentido, visto que ninguém mais usa lista telefônica e os buscadores da internet evoluíram seus algoritmos. Tem muita gente que não entende nada de naming e fica dando dicas furadas sobre o assunto.
Mais de 100 nomes de agências de marketing digital premiadas para você se inspirar
A seguir, nomes das melhores agências de marketing digital de 2019, mas nem todas possuem um bom nome nas suas marcas.
360 DBI
Adove Comunicação
ADR Web
Atratis Digital
A Fábrica De Vendas
Agência 242
Agência Mango
Agência Resultage
Agência Websnap
Agência B16
Agência Bamboo
Agência Ddwb
Agência M2br
Agência Resultate
Agência Wx
Agência 110
Agência Incandescente
Agência Mestre
Agência Incomum
Agência Ópera
Agência RG Digital
Agência DDWB
Alaska Marketing Digital
Artefato Agência Digital
Arpejo
Astrus
Avellar Media
Agência Movidos
Advbox
Alaska Marketing Digital
Agência Click Mix
Agência Ecryar
Agência 110
Agência Cupola
Bluestars
Betminds
Bm2 Publicidade
Chleba
Chá Social
Click Qi
Colina Tech
Conexorama
Cria3
Dialetto
DIWE
DNA De Vendas
Duo Studio
eSauce
E-Dialog
Eixo Digital
Fluxo
F.Biz
Flyon Marketing Digital
Geração De Demanda
GHFly
Gokit
Goomark
Grupo Dpg
Hagens
Humann
Hubify
Hug.Business
Idealize comunicação
Ingage
Job Content
K2 Estratégia Digital
Kindle Comunicação Digital
Linka
Layer Up
Like Marketing
Lions Marketing Digital
Making Ti e Web
Markweb
Mitrah
Molotov Propaganda
Nação Digital
Nerdweb
NEZZ
NTP – Estratégias Digitais
Oibê
Orgânica Digital
Outmarketing Brasil
Post Digital
Quest Comunicação Total
Nação Digital
Orgânica Digital
Pericoco
Post Digital
ROOM33
Sander Propaganda E Marketing
Seen Digital
Soub Digital
Studio Createam
Studio61
Surfe Digital
Tk Marketing
Trammit
Tagg One
TOT Marketing de Conversão
Track
Tsuru Agência Digital
Único – Agência Digital
Up2place Digital
Vanguarda Midia Digital
Vitamina Publicitária
Wa Comunicação
Yard. Publicidade
Yellow Kite