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Nomes para agência de marketing digital

Criar nomes para agência de marketing digital é uma tarefa árdua, principalmente quando é para nossa própria agência.

Sei muito bem como é isso, afinal tive que criar o nome do meu negócio há vinte anos quando ninguém usava a palavra Marketing Digital para definir a publicidade e propaganda para internet, como chamávamos na época. Tive que estudar sobre naming, fiz cursos e aprendi muito na prática.


4 tipos de nomes para agência de marketing digital

TIPO 1 – Nomes para agência de marketing digital usando seu próprio nome

Há vinte anos, criar nomes para empresas não era minha principal atividade profissional e acabei por registrar o nome da minha agência usando meu próprio nome: Baker Design.

Não tenho certeza se atualmente seria a melhor estratégia porque não é um nome muito fácil das pessoas escreverem. Eu preciso soletrar para as pessoas conseguirem anotar meu domínio.

Esses detalhes são muito importantes na hora de criar o nome da sua agência, há aspectos positivos e negativos em usar seu próprio nome.

 

Pontos positivos e negativos em usar seu próprio nome para seu negócio

Usar seu próprio nome para a sua agência de marketing digital, não é uma ideia ruim, mas você deve levar em conta que seu nome ficará ligado diretamente ao seu negócio o que pode ser positivo em alguns aspectos e negativos em outros.

 

Pontos positivos

• Fácil de criar e registrar o nome: se o seu nome ou sobrenome for fácil de pronunciar, não há nenhum problema em usá-lo como marca da sua agência. Também é mais fácil de registrar se ninguém registrou ainda no INPI.

Sobrenomes incomuns certamente não costumam ser registrados. Quanto a registrar o domínio, nem preciso explicar para você se você é um profissional especializado em marketing digital.

 

• Mais simples para criar autoridade: mais um termo bem conhecido por você, caro especialista em marketing digital. É muito mais fácil divulgar a sua pessoa, as suas qualidades, do que uma empresa que costuma ser algo frio e chato e que ninguém quer seguir no Instagram ou Facebook.

 

Pontos negativos

• Sua vida pessoal pode ser confundida com o nome da sua agência: lembre-se que todo mundo ou quase todos pesquisam no Google antes de contratar um serviço. Se o nome da sua agência de marketing digital for igual ao seu, seu nome vai aparecer nos resultados da busca junto com o nome da sua agência. Talvez você não queira isso.

 

• Seu perfil pessoal ou profissional? Ocorre uma certa confusão nas redes sociais quando usamos nosso próprio nome como nome da nossa empresa. O conteúdo pessoal se confunde com o profissional. Algum parente, por exemplo, pode postar e marcar uma foto sua que você não deseja que seja exibida para seus clientes.

 

• Sua agência de marketing com seu nome daqui a dez anos é uma boa ideia? Essa é uma pergunta que deve ser feita, inclusive, no seu plano de negócio. O nome da sua marca é um ativo, tem valor, e portanto talvez um dia você queira vendê-la. Você gostaria de vender seu nome para outra empresa? Daqui a dez anos, talvez você precise de sócios e, neste caso, usar o seu nome talvez não seja apropriado.

 

TIPO 2- Siglas e Acrônimos

Em Naming, área do Branding especializada em criação de nomes, é sabido que siglas são difíceis de memorizar. É necessário um esforço enorme de marketing para que o nome “grude” na mente das pessoas.

Portanto, quando sou contratado para criar nomes para empresas que gostariam que eu usasse siglas, de cara eu desaconselho ir por esse caminho a não ser que usemos “acrônimos”. Acrônimos são palavras criadas com sílabas de pelo menos duas palavras que quando unidas formam uma terceira palavra.

Exemplo: Adv (advertising) + BOX= ADVBOX

 

TIPO 3 – Nomes que identificam a especialidade da agência

Gosto muito da ideia de criar nomes para empresas quando a sua especialidade ou o que ela melhor oferece a seus clientes está presente no nome. Basta ler o nome e imediatamente identificamos o que ela faz de melhor. Exemplos: Resultados Digitais (promete resultados a seus clientes), Orgânica Digital (especialistas em Marketing de Conteúdo).

Mas é preciso também pensar a logo prazo e, de novo, fazer aquela pergunta “como será minha agência daqui a dez anos?”, ela continuará a prestar especificamente este serviço?

 

TIPO 4 – Uso de expressões comuns do marketing digital

Usar expressões do marketing digital comuns em nosso meio profissional é uma boa ideia. Não é necessário que todo mundo entenda seus significados, mas obrigatoriamente precisam saber pronunciá-las.

Inbound, por exemplo, é uma palavra fácil para nós profissionais do marketing, mas para seu cliente, pronunciá-la pode ser bem difícil. Por outro lado, o termo “like”, da agência Like Marketing, até uma criança com nove anos sabe o que significa.

 

Mitos sobre escolha de nomes para empresas

Não usar nomes em língua estrangeira

Dizer que  usar nomes em língua estrangeira é ruim para a empresa é um mito. Tudo depende do seu público alvo. Se a sua agência de marketing digital for voltada para um público qualificado, acostumado a usar termos em inglês, não haverá problema algum.

 

Use nomes com as letras iniciais do alfabeto

Dizem que o nome Apple e Amazon foram escolhidos porque iniciavam com a letra “A”. Dessa forma seria mais fácil o consumidor encontrar a empresa na lista telefônica ou nos buscadores de busca anteriores ao Google que ordenavam por ordem alfabética.

Se isso foi verdade, não importa, porque atualmente não faz mais sentido, visto que ninguém mais usa lista telefônica e os buscadores da internet evoluíram seus algoritmos. Tem muita gente que não entende nada de naming e fica dando dicas furadas sobre o assunto.

 

Mais de 100 nomes de agências de marketing digital premiadas para você se inspirar

A seguir, nomes das melhores agências de marketing digital de 2019, mas nem todas possuem um bom nome nas suas marcas.

360 DBI

Adove Comunicação

ADR Web

Atratis Digital

A Fábrica De Vendas

Agência 242

Agência Mango

Agência Resultage

Agência Websnap

Agência B16

Agência Bamboo

Agência Ddwb

Agência M2br

Agência Resultate

Agência Wx

Agência 110

Agência Incandescente

Agência Mestre

Agência Incomum

Agência Ópera

Agência RG Digital

Agência DDWB

Alaska Marketing Digital

Artefato Agência Digital

Arpejo

Astrus 

Avellar Media

Agência Movidos

Advbox

Alaska Marketing Digital

Agência Click Mix

Agência Ecryar

Agência 110

Agência Cupola

Bluestars

Betminds

Bm2 Publicidade

Chleba

Chá Social

Click Qi

Colina Tech

Conexorama

Cria3

Dialetto

DIWE

DNA De Vendas

Duo Studio

eSauce

E-Dialog

Eixo Digital

Fluxo 

F.Biz

Flyon Marketing Digital

Geração De Demanda

GHFly

Gokit

Goomark

Grupo Dpg

Hagens

Humann

Hubify

Hug.Business

Idealize comunicação

Ingage

Job Content

K2 Estratégia Digital

Kindle Comunicação Digital

Linka

Layer Up

Like Marketing

Lions Marketing Digital

Making Ti e Web

Markweb

Mitrah

Molotov Propaganda

Nação Digital

Nerdweb

NEZZ

NTP – Estratégias Digitais

Oibê

Orgânica Digital

Outmarketing Brasil

Post Digital

Quest Comunicação Total

Nação Digital

Orgânica Digital

Pericoco

Post Digital

ROOM33

Sander Propaganda E Marketing

Seen Digital

Soub Digital

Studio Createam

Studio61

Surfe Digital

Tk Marketing

Trammit

Tagg One

TOT Marketing de Conversão

Track

Tsuru Agência Digital

Único – Agência Digital

Up2place Digital

Vanguarda Midia Digital

Vitamina Publicitária

Wa Comunicação

Yard. Publicidade

Yellow Kite

 

Quer saber mais sobre como criar nomes para empresas?

Saiba como

Ronaldo Baker

Ronaldo Baker cria nomes para empresas, identidades visuais e marketing digital para todo Brasil. Designer há mais de 30 anos. Especializado em Design, Naming e Marketing Digital. Graduado em Comunicação Visual (UFSM). Pós-graduado em Marketing (FGV). Pós-graduando em Branding (ESPM). Curso de registro de marcas (INPI). É o autor dos artigos deste site, bakerdesign.com.br