whatsapp WhatsApp-baker

Por que registrar sua marca é importante para ser um bilionário

Muitos empresários bilionários descobriram, da forma mais dolorosa, a razão do porquê registrar uma marca é imprescindível para ter um negócio de sucesso. Assista a entrevista com Flávio Augusto, dono da escola de inglês Wise Up, no programa

De Noite com Danilo Gentili. Saiba por que registrar a marca é tão importante para o sucesso de uma empresa.

 

Por que registrar uma marca
O Bilionário Flávio Augusto conta em entrevista com Daniel Gentili porque registrar uma marca é importante e o prejuízo que teve ao escolher um nome que já estava registrado

 

Saiba por que você precisa registrar a marca da sua empresa, segundo depoimento do bilionário Flávio Augusto

Danilo Gentili: Quem escolheu o nome Wise Up?

Flávio Augusto: Cara, a escolha do nome Wise Up é muito interessante sabe por quê?

Danilo Gentili: Você não falava inglês, você chutou?

Flávio Augusto: Não! Eu não falava inglês. Quem aprende inglês na escola hoje? Aliás, eu costumo dizer que a nossa empresa só existe porque a educação é incompetente. Porque, se as pessoas ficassem lá 10 a 12 anos estudando inglês… todo mundo aqui estudou mais de 10 anos, e ninguém sabe o verbo to be. Então, a escola de inglês só existe porque na escola não funciona.

Eu, como muitas pessoas que vieram de baixo, não sabia falar inglês. Não fiz intercâmbio, não estudei em escola internacional, eu estudei em escola pública.  

 

Ele descobre que o nome da marca que criou já existia

Danilo Gentili: Como surgiu o nome?

Flávio Augusto: O nome foi um negócio engraçado! É que não era Wise Up no início.

Danilo Gentili: Qual era?

Flávio Augusto: Winners.

Danilo Gentili: É um bom nome também.

 

“Eu só fiz o registro na junta comercial. Eu achei que era o suficiente”

 Flávio Augusto: É um pouco pretensioso. Era legal, mas eu era muito inexperiente, então eu só fiz o registro na junta comercial. Eu achei que era o suficiente. Mas, além de fazer o registro na junta comercial – até é bom pra quem esta assistindo aprender –, é que isso não é o suficiente, você precisa fazer também o registro no INPI, que é o instituto de marcas e patentes.

Já existia um curso de inglês com esse nome. Fomos notificados judicialmente. Eu sei que você está acostumado com isso!

Danilo Gentili: Vocês dão curso de inglês na cadeia? Talvez eu precise.

 

Prejuízo gigantesco porque não registrou a marca

Flávio Augusto conta que teve que trocar toda a identidade visual da empresa porque não sabia que o nome já estava registrado no IMPI. Aliás, ele nem sabia que isso era necessário, nem como funcionava o registro de marca.

Eu escrevi um antigo que explica como funciona o registro de marca. Veja->  

 

Flávio Augusto: Chegamos a conclusão que tínhamos que mudar. E foi triste pra caramba porque a gente se apega ao nome, se apega a marca. Mas tivemos que mudar a logo, tinha que mudar o letreiro, tinha que mudar os livros todos…

Danilo Gentili: Vocês tinha livro impresso?

Flávio Augusto: Tinha livro impresso e a gente duro! E a solução foi a seguinte: todas as páginas dos livros tinham um dáblio estilizado que era a logo da Winners. Então tinha que ter o dáblio. Decisão econômica.

Danilo Gentili: Era um brainstorm, que tal Wesley!

 

A escolha do nome precisa ser mais racional do que emocional

Há quase 20 anos criando nomes para empresas, percebo que um dos grandes erros do empreendedor iniciante, depois de não registrar a marca, é escolher o nome de forma emocional e não racional. Eu escrevi um artigo que ensina a criar de forma correta o nome de empresa.

O empresário não pode se apegar a um nome que ele gosta, precisa ser escolhido pensando de uma forma técnica. Por isso é muito importante contratar um profissional especializado em criar nomes (namer).

Entre em contato comigo para criar um nome para sua empresa. WhatsApp ou pelo formulário de contato

Continue lendo a entrevista com o bilionário Flávio Augusto. 

 

“Chegamos a conclusão que tínhamos que mudar. E foi triste pra caramba porque a gente se apega ao nome”  

Flávio Augusto: Então, fizemos um concurso interno com os professores e trouxeram vários nomes. o último que eu queria era o Wise Up e era o único que estava disponível. No final, adorei Wise Up.

Danilo Gentili: E o que quer dizer Wise Up?

Flávio Augusto: Quer dizer: “fique esperto”, “se liga”, é uma expressão cool, bacana! 

 

Assista a entrevista com Flávio Augusto e saiba por que é importante registrar a marca

 

 

Agora que você já sabe por que é preciso registrar a sua marca, fale comigo para ajudá-lo no registro no INPI

 

(Fale diretamente com Ronaldo Baker)

WhatsApp e celular: (51) 9 9999.4463

[email protected]

Ronaldo Baker

Ronaldo Baker cria nomes para empresas, identidades visuais e marketing digital para todo Brasil. Designer há mais de 30 anos. Especializado em Design, Naming e Marketing Digital. Graduado em Comunicação Visual (UFSM). Pós-graduado em Marketing (FGV). Pós-graduando em Branding (ESPM). Curso de registro de marcas (INPI). É o autor dos artigos deste site, bakerdesign.com.br