CONSTRUÇÃO DE MARCA EM 5 PASSOS

Construção de marca em 5 etapas é uma estratégia de criação e divulgação de uma nova marca. É uma estratégia destinada a empreendedores que estão abrindo suas empresas e ainda não possuem um nome empresarial, nem logotipo, nem site e não sabem como começar a divulgar seu produto ou serviço.

Eu costumo chamar essa estratégia de Construção de Marca porque tem tudo o que você precisa para começar a construir uma marca forte.

Veja o gráfico abaixo. Ele mostra as etapas básicas na construção da marca:

construção de marca 

Neste artigo você vai saber como construir a sua marca e atrair clientes em 5 passos:

1º Nome
2º Identidade Visual
3º Registro de Marca
4º Site para Captar Clientes
5º Marketing Digital

Construção de marca em 5 etapas. O objetivo é criar a marca desde o nome e divulgá-la utilizando o marketing digital. A cada etapa finalizada, a marca vai sendo construída e você começa a divulgá-la já na criação de identidade visual, com assinatura de email, cartões de visita, capa do Facebook, etc.

O site é fundamental para divulgar seu produto e serviço. Sem ele a sua marca não existe na internet. Mas ele precisa ser encontrado pelo Google para ser eficaz, por isso ele tem que ser desenvolvido utilizando algumas técnicas profissionais.

A sua marca precisa estar onde seu cliente está e atraí-lo para seu site. Esta é a função da etapa número cinco, o Marketing Digital.

Concluindo as 5 etapas, você terá tudo o que precisa para divulgar a sua marca.

 

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Agora veja em detalhes as etapas Construção de Marca em 5 passos

 

 1º Criação do Nome Empresarial

A Construção de Marca começa pelo nome. O nome deve ser original, legalmente registrável, com afinidade com seu público-alvo e conceito adequado à corporação, produto ou serviço.

AÇÕES

  • Busca formal e informal por nomes similares
  • Apresentação de lista de nomes, todos registráveis no INPI e Registro.br
  • Utilização de técnica de criação de nomes: abreviação, acrônimos, arbitrário, descritivo, aliteração, composição, etc.

Saiba mais no artigo Criação de Nome de Empresa como é o processo criativo.

Veja abaixo exemplo de lista de nomes criados para marca de paleteria de São Paulo. Todos os nomes são registráveis:

 

 

 2º Identidade Visual

Logotipo, aplicações, peças gráficas e eletrônicas. Representar o nome criado e o conceito da empresa, produto ou serviço através da forma, da cor e da tipologia, respeitando as características do público-alvo.

AÇÕES

  • Coleta de dados
  • Análise da concorrência
  • Apresentação da nova identidade visual com justificativa, passo a passo do processo criativo e aplicações da marca
  • Manual de identidade visual
  • Finalização da marca em formatos compatíveis para ações online e offline
  • Criação de peças gráficas

Saiba mais sobre Criação de Identidade Visual.

Abaixo passo a passo da criação da identidade visual da Paleteria Azteca, São Paulo, SP:

construcao-marca-paleteria

 

Saiba como é o processo de criação de Identidade Visual >

 3º Registro da Marca

Proteja a sua marca da pirataria. Aumentar o valor da marca e proteger o patrimônio da empresa registrando-a no INPI e registro de domínio no Registro.Br

AÇÕES

  • Depósito da marca com classificação Nice, registro de marca mista
  • Acompanhamento do processo durante 2 anos
  • Acompanhamento do processo e publicação dos editais na revista do INPI
  • Envio de e-mails para o Contratante mantendo-o atualizado sobre o andamento do processo

 4º Criação de Site

Site para captar clientes. A internet é a mídia mais poderosa da atualidade, por isso é a uma das partes mais importantes da Construção de Marca. O layout do site segue a identidade visual criada no Módulo 2. O site que criaremos para você será desenvolvido para receber ações de marketing digital (Módulo 5) e otimizado para estar em uma boa posição na busca do Google. É possível disparar newsletters através do painel de administração e editá-las, substituindo fotos e  textos.

Saiba mais sobre Criação de Sites que captam clientes.

AÇÕES

  • Definição dos objetivos do site
  • Criação de site com unidade visual e conceitual com as demais peças promocionais
  • Integração com as ferramentas de análise
  • Configuração de domínio e hospedagem

DIFERENCIAIS

  • Editável
  • Otimizável (estrutura adequada para idexação da busca do Google)
  • Display Google Analytics no painel administrativo para controle de visitas
  • Botão Facebook Likes e Compartilhamento
  • Ferramenta de disparo de newsletter com modelos de layout editável
  • Slider com 3 imagens rotativas e exclusivas
Tema de site personalizado e adaptado para identidade visual da empresa.

Acima: criação de site para paleteria com painel de gerenciamento de conteúdo, layout responsivo (se adapta a vários formatos de tela), Google Analytics, banners com imagens exclusivas criadas especialmente para a paleteria.

 

 5º Marketing Digital

Leve visitantes até seu site e transforme-os em clientes

AÇÕES

  • Start no tráfego do site
  • Configuração da página do Facebook
  • Campanhas no Google Adwords
Criacao de capa para a página no Facebook

A página no Facebook garante a presença da marca nas redes sociais, aumenta o conhecimento e o alcance da marca.

 

Atendemos empresas de todo Brasil. Veja aqui outras marcas que estamos construindo

 

criacao-de-marca-restaurante

Criação de marca para o
Restaurante Naval. Porto Alegre – RS


construcao-de-marca-empresa

Construção de marca para empresa
de Porto Alegre – RS


construção de marca clínica

Construção de marca para clínica
médica de São Paulo – RS


marca-escritorio-advocacia

Construção de marca para escritório de
advocacia de Governador Valadares – MG


nome-marca

Construção de marca para empresa
do Rio de Janeiro – RJ


construcao-de-marca-empresa

Construção de marca para empresa
de Porto Alegre – RJ


construcao-marca-adega

Criação de marca para empresa
do Rio de Janeiro – RJ


Assista ao vídeo do passo a passo da criação da Identidade Visual para Adega Scantinato, Rio de Janeiro/RJ:

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especialista em marcaQuem é Ronaldo Baker

É proprietário e Gestor de Criatividade em Porto Alegre e São Paulo. Graduado em Desenho Industrial pela UFSM e pós-graduado em Marketing na FGV. Foi Diretor de Arte e de Criação de agências de São Paulo e Rio Grande do Sul. É especialista em criação de marca, Identidade Corporativa e Marketing Digital.

Em 2016 e 2017, foi convidado pelo programa Encontro Com Fátima Bernardes para falar sobre suas ilustrações que emocionaram milhares de pessoas.


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