IDENTIDADE VISUAL PARA ESCRITÓRIOS DE ADVOCACIA.
Vamos construir a sua marca

A Identidade Visual dos escritórios de advocacia é muitas vezes negligenciada pelos profissionais de direito. Com o surgimento cada vez maior de novas faculdades de Direito e a crescente veiculação na mídia de escritórios de advocacia, é crucial a necessidade de destacar-se entre tantos profissionais.

identidade-visual-advocacia

A criação de uma Identidade Visual pertinente aos valores e a missão do escritório é uma das principais etapas para criar uma marca forte e de destaque entre milhares de outros profissionais.

O marketing de marca é uma estratégia importante para criar uma identidade e divulgar as qualidades do profissional do direito.

Segundo o autor do livro “Para Advogados: Organização, Administração e Marketing”, Artur Oscar Scheunemann, diz que “…antes de mais nada, o advogado deve conscientizar-se de que o seu nome, para efeito comercial, é uma marca. Logo, o advogado tem que promover a sua marca. Todos os advogados prestam serviços jurídicos. No entanto, o que os distingue uns dos outros é o nome (a marca)”.

Com quase 20 anos de expertise em marketing para advogados, desenvolvi uma estratégia que segue as diretrizes exigidas pelo Código de Ética e Disciplina da OAB, sempre divulgando os serviços com seriedade, discrição e moderação.

 

VÁ ALÉM DA IDENTIDADE VISUAL, CONSTRUA SUA MARCA
Vamos construir sua marca em 4 etapas

identidade visual advocacia

Para construirmos uma Identidade para o escritório de advocacia, devemos ir além da Identidade Visual.

A minha metodologia consiste em 4 ETAPAS (Módulos):

 

> 1) Identidade Visual

> 2) Criação de Site

> 3) Divulgação

> 4) Presença da marca na internet

 

1ª etapa – Identidade Visual

Entenda como Identidade Visual um conjunto de elementos gráficos e digitais que representam visualmente seu escritório. O logotipo e suas aplicações como papel carta, assinatura de email, cartão de visita, são chamados de Identidade Visual Corporativa.

A Identidade Visual é a imagem visual do seu escritório. A criação do logotipo do seu escritório de advocacia é a primeira parte da construção de uma imagem. É a primeira parte da construção de uma identidade para seu escritório de advocacia. Elegância e discrição são importantes na identidade visual, sempre respeitando o código de ética da OAB.

A utilização de siglas devem ser evitadas no nome do escritório, porque são difíceis de serem lembradas pelos clientes, no entanto podem aparecer no símbolo (sinal gráfico que fica acima do nome ou do lado) do escritório de advocacia.

Veja abaixo um exemplo de logotipo que criei para escritório de advogados do Rio de Janeiro. A sigla está presente somente no símbolo que está ao lado do logotipo.

logotipo escritorio de advocacia

Logotipo para escritório de advocacia do Rio de Janeiro.

 

A Identidade Visual segue na sua aplicação regras de aplicação do logotipo e suas cores, para que haja uma unidade e harmonia de todo material promocional do advogado. Veja abaixo no material de expediente que criei para escritório de advogados de Governador Valadares:

identidade visual escritorio de advocacia logotipo

Identidade Visual escritorios de advocacia papelaria

Criação de Identidade Visual para escritório de advocacia de Governador Valadares – MG

 

O quadrado é considerado uma forma equilibrada que transmite força e estabilidade, um ótimo conceito para um escritório de advocacia, como podemos ver na identidade visual que criei para o escritório de advocacia de São Paulo.

Identidade visual escritorios de advocacia sao paulo

Criação de Identidade Visual para escritório de advocacia de São Paulo – SP

 

Há também exceções quanto ao uso de siglas nos nomes de escritórios de advocacia. A repetição e o ritmo das letras “MBM” ajudam a fixar na memória o nome do escritório de advocacia de Porto Alegre.

identidade visual escritorio de advocacia porto alegreCriação de Identidade Visual para escritório de advocacia de Porto Alegre – RS

O uso da imagem da deusa grega da justiça seria óbvio, no entanto, como o escritório de advocacia MBM é composto em sua maioria por mulheres jovens, o manto que cobria a imagem foi redesenhado para um estilo contemporâneo, tornando o que parecia um símbolo gráfico excessivamente usado em identidades visuais para escritórios em um símbolo absolutamente original.

Com criatividade, a imagem “clichê” foi transformada em algo original.


2ª etapa –  Site para captar clientes

Sites são considerados, atualmente, a mídia mais poderosa da atualidade. É uma ferramenta poderosa na captação de clientes para o escritório de advocacia. O conteúdo do site deve ser atualizado frequentemente e deve-se produzir conteúdo de qualidade todos os meses. Dessa forma, o site é indexado pelo Google e estará presente nas primeiras páginas da busca do Google.

Os sites que crio usam a plataforma WordPress para que você possa atualizar textos e imagens facilmente. As alterações e criações de artigos são realizadas através de um painel de gerenciamento de conteúdo.

Os sites seguem o padrão da Identidade Visual criada na 1ª Etapa, já mencionada acima.

O novo código de ética da OAB flexibilizou o uso da internet para os advogados divulgarem seus serviços.

Criação de site para escritórios de Advocacia de Governador Valadares - MG

Criação de site para escritório de advocacia de Governador Valadares – MG.

A Identidade Visual aplicada no site transmite confiança e profissionalismo.

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Criação de site para escritório de advocacia Filgueiras e Prado, de São Paulo – SP

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Criação de Identidade Visual e site para escritório de advocacia de São Paulo – SP


3ª etapa –  Divulgação do escritório de advocacia

 Há diversas formas de apresentar seu escritório de advocacia para captar clientes. Merecem destaques duas formas: folder impresso e apresentação em PDF. Se você quer saber mais leia neste artigo Apresentação de Escritório de Advocacia.

1. Folder impresso

Não confunda um folder informativo com panfletos. A distribuição de panfletos é proibida pelo código de ética da OAB. Panfleto é um folheto pequeno distribuído nas esquinas.

O folder impresso, ao contrário, é de formato grande, com uma dobra ou mais, que deve ser entrega em mãos, nunca enviado pelo correio que poderá caracterizado como mala-direta, também proibida pela código. Veja no artigo Folder para Escritório de Advocacia mais exemplos de folder.

A identidade visual do escritório de advocacia é respeitada, seguindo os padrões e as normas de aplicação do logotipo.

Criação de folder para escritório especializado em Direito Médico

Criação de folder para escritório especializado em Direito Médico. Porto Alegre – RS

Folder para escritório de advocacia de Caxias do Sul - RS

Folder para escritório de advocacia de Caxias do Sul – RS.

 

2. Apresentação em PDF

Apresentar seu escritório de advocacia através de um arquivo PDF é uma forma elegante e eficiente para divulgar seus serviços como advogado.

Pode ser enviado por email ou baixado pelo visitante do seu site.

Apresentação escritório de Advocacia


4ª etapa –  Presença da marca na internet – Redes Sociais

Além de aumentarem o tráfego no site do escritório de advocacia, as redes sociais são importantes ferramentas de relacionamento e para prospecção de clientes.

É muito importante que a Identidade Visual do escritório e advocacia mantenha uma unidade visual, inclusive nas páginas das redes sociais.

Nessa etapa, as principais redes sociais serão configuradas e a Identidade Visual do escritório de advocacia será aplicada. Links serão colocados nas páginas direcionados para o site do escritório.

 

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